ENSAIO: BMW 640d Gran Coupé

Por a 24 Janeiro 2016 19:21

É na nossa opinião um dos mais bonitos carros à venda em Portugal, tem um design de sonho, e na estrada é um portento de conduzir. Não é barato, esta versão custa quase 130.000 euros com full extras, mas este BMW 640d Gran Coupé é um automóvel fantástico. E muito refinado. Não será o carro indicado para estradas sinuosas ou cidades, seria contranatura, mas em autoestrada ou mesmo vias equiparadas, ou estradas fluidas, é uma delícia guiar um automóvel assim. Tem espaço para cinco, mas é claramente um 4+1. E ninguém fica indiferente à sua passagem! Sendo um Coupé, e muito grande, no habitáculo quase nadamos em espaço, mas isso só não se aplica ao passageiro do meio no banco traseiro. Cabe lá, logicamente, mas não ficamos confortáveis com o espaço que temos para a pernas, já que o túnel da transmissão é completamente intrusivo. Os outros dois, têm ao seu dispor bancos desportivos com contornos individuais, e aí sim, falamos de conforto de alto nível. A acessibilidade é a de um Coupé, o carro é baixo, mas o conforto dinâmico é muito bom, a suspensão – que tem vários ajustes possíveis – filtra praticamente todas as irregularidades da estrada e em curva, o sistema BMW Active Drive, com barras anti rolamento ‘ativas’, ajuda bastante, pois o carro tem uma inércia grande devido às suas dimensões e peso. De resto, as ajudas à condução fazem o resto, por exemplo o controlo dinâmico da tração, que é de série.

PERFORMANCE DE PESO

A posição de condução é mesmo muito baixa, pelo que a visibilidade não é a melhor, e o tamanho do carro sente-se a todos os momentos. A insonorização é excelente e a instrumentação está toda bem distribuída – destaque para o enorme ecrã – e não há grandes dificuldades em lidar com a panóplia tecnológica do carro. Por fim, não é que tenha uma grande importância, mas a bagageira deste carro é enorme. De resto, este seis cilindros diesel de três litros e 313 cv tem alma para umas ‘brincadeiras’ mais desportivas, ainda que se note constantemente as quase duas toneladas do carro. Não é – de modo nenhum – um automóvel muito ágil, apesar da potência, nota-se quão pesadão é, mas em autoestrada, com um habitáculo deste calibre, mais parece que ‘pilotamos’ um avião, tal a fluência e conforto com que se roda. A performance dinâmica do carro é fabulosa – atendendo ao contexto, não esquecer o peso – o seu ‘disparo’ é, ainda assim, quase imediato, sente-se muito cedo, e bem, a sua força e se mantivermos o pedal a fundo, as oito velocidades automáticas da transmissão desportiva Steptronic atingem-se num ápice, sem o menor sinal de hesitação por parte do sistema, até porque se quiser, pode mudar de velocidade manualmente em qualquer altura, através das patilhas do volante. Quanto aos travões, em condições normais, nada a dizer, mas em velocidades mais elevadas, convém proceder a uma adaptação gradual, pois devido ao peso do carro, é melhor saber com que contar. Os consumos têm que ser colocados em contexto, pois convém não esquecer que este carro tem 313 cv à disposição e apesar dos modos de condução fazerem com se variem as configurações do motor e da transmissão, com reflexos lógicos nos consumos e nos prazer da condução. Por exemplo, o modo ECO Pro reduz o consumo de combustível até 20%. Já o modo Sport produz adrenalina para encher o nosso ‘depósito’. Logicamente, os consumos são bem diferentes, e se em modo ECO Pro nunca conseguimos baixar dos 8,5l/100 Km, já no Sport ultrapassamos facilmente os dez litros. Em resumo, é um carro caro, mas se puder dar-se a esse luxo, não se arrependerá.

640d Gran Coupé

Preço €110 650

Motor: BMW TwinPower Turbo Diesel 6 cil. em linha, common-rail, biturbo, 24 v., 2993 cm3

Potência: 313 cv/4400 rpm

Binário: 630 N.m/1500-2500 rpm

Transmissão: Traseira, caixa automática Steptronic de 8 vel. Triângulos duplos à frente e multilink atrás

Travagem: DV/DV

Peso: 1900 kg

Mala: 460-1265 litros

Depósito: 70 l

Velocidade máxima: 250 km/h

Aceleração 0 a 100 km/h: 5,4 s

Consumo anunciado: 5,4 l/100 km

Consumo médio AutoSport: 8,5 l/100 km

Emissões CO2: 147 g/km

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