Rali de Monte Carlo arranca 5ª Feira
Arranca na próxima 5ª Feira a 84ª edição do Rali de Monte Carlo, um evento perfeito para o arranque do Mundial de Ralis. Este ano, sem a presença de Sébastien Loeb, que tanto animou a prova do ano passado, mas ainda assim com um interessante plantel. Curiosamente, espera-se neve para os próximos dias na zona, mas as previsões dão tempo seco e sol nos dois primeiros dias de prova, quinta e sexta-feira.
Este ponto é importante, porque é muito diferente um Monte Carlo com incerteza nos pisos ou uma prova em que não seja preciso ‘inventar’ ou arriscar muito em termos de escolha de pneus. Logicamente, há de haver sempre troços com possíveis escolhas múltiplas, mas um Monte Carlo a ‘sério’ é mesmo daqueles em que uma equipa escolhe pneus para três troços e nunca tem os pneus totalmente adequados para nenhum deles. Faz parte da beleza e incerteza do Monte Carlo e seria importante para a ‘qualidade’ do evento.
O Shakedown realiza-se amanhã à tarde, a norte de Gap, mas o rali só arranca na 5ª Feira com duas especiais noturnas. A prova mantém-se por ali até sábado, sendo que o evento termina no Mónaco depois de três troços nos Alpes Marítimos no domingo de manhã.
Esta será a primeira vez que a Citroën não estará representada oficialmente no WRC desde 2003 (2006 era semi-oficial com a Kronos), pelo que a Volkswagen, Hyundai e M-Sport lutarão pelos Construtores. O grande favorito ao triunfo é naturalmente, Sébastien Ogier, vencedor das últimas duas edições. Favorito porque o vencedor das anteriores quatro (antes de Ogier), Sébastien Loeb, preferiu este ano o Dakar. Em condições normais, Ogier não tem adversário, mas o Monte Carlo é tudo menos um rali ‘normal’.
Portanto o leque de potenciais vencedores é enorme, e prossegue logo com Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville, os pilotos em teoria mais fortes logo a seguir ao Campeão. Apesar do belga ter nas mãos o novo Hyundai i20 WRC, não é no Monte Carlo que se pode atestar da competitividade do carro, a não ser que esteja seco e aí até Dani Sordo pode ter uma palavra a dizer. Latvala foi 2º o ano passado, mas não costuma ter muita sorte no ‘Monte’ e Neuville foi 5º o ano passado. Com quem se terá de contar (falta saber se tem ritmo para isso) é Bryan Bouffier, que foi 2º em 2014 e anda sempre muito bem no ‘Monte’.
De resto, há pilotos com condições para fazer bons resultados, mas vencer só com um grande dose de sorte. São os casos de Mads Ostberg, agora na Ford, Kris Meeke e Andreas Mikkelsen. Quem se estreia, e por isso tem tudo a aprender é Hayden Paddon, que ainda vai correr com o i20 WRC do ano passado. Só na Suécia terá a nova geração do Hyundai. Stéphane Lefebvre prossegue o seu ‘crescimento’, mas costuma andar bem em Monte Carlo e de Eric Camilli, novo recruta da M-Sport, é que não se espera nada. Sabiam que Camilli é mais velho que Ostberg? Será que Malcolm Wilson vê algo que nós ainda não vimos? Por fim, outro dos pilotos que o ano passado estava a realizar uma fantástica exibição até abandonar é Robert Kubica, que para lá do Monte Carlo, não tem mais nada planeado. Se estiver seco, contem com ele. Se estiver com neve, gelo e chover, contem com ele também, mas dificilmente o rali todo. A não ser que algo mude. Ott Tanak passou da M-Sport para a DMack e deverá fazer um Monte sem grandes fogachos, aproveitar as ‘quedas’ à sua frente.
O arranque do WRC 2016 tem tudo para ser uma grande prova, a primeira duma época de transição do WRC, que tem muitos motivos de interesse. Por isso, Senhoras e Senhores, que se quebre o gelo e arranque a festa… JLA
Horário
Quinta-Feira, 21 Janeiro – Dia 1
Partida Casino do Mónaco 17h15
PE1 Entrevaux – Rouaine (21,11 Km) 19h18
PE2 Barles – Seyne (20,23 Km) 21h11
Assistência Gap 22h53
Sexta-Feira, 22 Janeiro
Assistência Gap 7h45
PE 3 Corps – La Salle En Beaumont 1 (14,54 Km) 09h21
PE 4 Aspres Les Corps – Chauffayer 1 (25,55 Km) 10h04
Assistência 12h10
PE 6 Corps – La Salle En Beaumont 2 (14,54 Km) 14h01
PE 7 Aspres Les Corps – Chauffayer 2 (25,55 Km) 14h44
PE 8 Les Costes – Chaillol 2 (17,67 Km) 15h20
Assistência 16h35
Sábado, 23 de Janeiro
Partida Gap 5h40
PE 9 Lardier Et Valenca – Faye 1 (51,17 Km) 6h31
PE 10 St Leger Les Melezes-La Batie Neuve 1 (17,03 Km) 8h29
Assistência Gap 09h24
PE 11 Lardier et Valenca – Faye 2 (51,17 Km) 10h45
PE 12 St Leger Les Melezes-La Batie Neuve 2 (17,03 Km) 12h43
PE 13 Sisteron-Thoard (36,35 Km) 14h40
Chegada Mónaco 18h40
Domingo, 24 de Janeiro
Assistência Mónaco 6h12
PE 14 Col de L’orme – St Laurent 1 (12,02 Km) 8h08
PE 15 La Bollene Vesubie – Peira Cava (21,24 Km) 09h57
PE 16 Col de L’orme – St Laurent 2 (Power Stage, 12,02 Km) 11h08
Assistência Mónaco 12h23
Hora de Portugal Continental
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
até que enfim……….
Qe venha o rally tou com grande expectativa de ver o qe vai acontecer. Qe sobretudo seja muito bem disputado tal como foi o do ano passado.
Deve ser mais do mesmo(Ogier).Mas existem algumas expectativas sobre o novo I20.Que haja emoção até ao fim.