WRC Vodafone Rally de Portugal confirmado no Norte
O Rali de Portugal correu pelo melhor em 2015 e por isso a aposta na região Norte do país mantém-se para 2016. O Automóvel Club de Portugal reuniu hoje com representantes dos 14 municípios envolvidos na organização da próxima edição da prova que terá lugar entre 19 e 22 de Maio de 2016. O encontro teve como objetivo dar a conhecer, em primeira mão, o formato da prova de 2016 às autarquias envolvidas na organização da prova – Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.
O facto do Vodafone Rally de Portugal de 2015 ter sido considerado uma prova moderna, compacto quanto possível, e realizado numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros, foram motivos que jogaram a favor da manutenção da prova no norte. As instalações da Exponor, em Matosinhos, irão voltar a acolher o posto de comando da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.
Tal como na edição anterior, a quinta-feira será reservada ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar. A partida do rali terá lugar ao final da tarde, do mesmo dia, novamente em Guimarães, mantendo como pano de fundo o cenário belíssimo e muito evocativo do castelo que representa o berço da nacionalidade. Em seguida, os concorrentes irão dirigir-se à pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, terá lugar a única super especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas, com o espectáculo a estar assim garantido para o público.
Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. E como grande novidade desta edição, terá lugar ao final da tarde de sexta-feira, a partir das 19h00, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros em vários arruamentos desta zona nobre da cidade do Porto.
Para além de levar o Rali de Portugal ao centro da capital nortenha e ao contacto com muitos milhares de espectadores, o Porto Street Stage apresentará uma fórmula inovadora, permitindo a disputa, no mesmo espaço e praticamente em simultâneo, de duas provas de classificação. No sábado, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.
A etapa de domingo é, aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage. A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 – e aqui estamos a falar de mais uma importante novidade desta edição – terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, no calçadão frente à praia. Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes.
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Demasiado igual ao ano passado. Espero que as estradas não sejam tão preparadas como foram no ano passado.
Para ser sincero estou desiludido. Esperava na 5ª feira ao final do dia 2 ou 3 troços na zona de Arganil, seguindo depois dos trocos para Matosinhos. Seria uma etapa parecida aquela que aconteceu no Algarve, no ano em que o Loeb bateu no primeiro troço.
Ainda ninguém do Autosport se apercebeu que esta notícia não é do sector TT?
A prova está muito boa e com alguns aspectos que a beneficiam em relação à de 2015. Acho que deviam avaliar algumas zonas espectáculo (poucas) que não têm grande interesse.