WRC Vodafone Rally de Portugal confirmado no Norte 

Por a 11 Janeiro 2016 16:05

O Rali de Portugal correu pelo melhor em 2015 e por isso a aposta na região Norte do país mantém-se para 2016. O Automóvel Club de Portugal reuniu hoje com representantes dos 14 municípios envolvidos na organização da próxima edição da prova que terá lugar entre 19 e 22 de Maio de 2016. O encontro teve como objetivo dar a conhecer, em primeira mão, o formato da prova de 2016 às autarquias envolvidas na organização da prova – Amarante, Baião, Caminha, Fafe, Guimarães, Lousada, Matosinhos, Mondim de Basto, Paredes, Ponte de Lima, Porto, Valongo, Viana do Castelo e Vieira do Minho.

O facto do Vodafone Rally de Portugal de 2015 ter sido considerado uma prova moderna, compacto quanto possível, e realizado numa região de grande beleza, intimamente ligada à história e ao prestígio do rali e facilmente acessível aos muitos milhares de entusiastas da modalidade, portugueses e estrangeiros, foram motivos que jogaram a favor da manutenção da prova no norte. As instalações da Exponor, em Matosinhos, irão voltar a acolher o posto de comando da prova, a generalidade das partidas e chegadas das etapas.

Tal como na edição anterior, a quinta-feira será reservada ao shakedown, que se irá disputar no concelho de Paredes, com as últimas centenas de metros a decorrerem no interior das instalações do Kartódromo de Baltar. A partida do rali terá lugar ao final da tarde, do mesmo dia, novamente em Guimarães, mantendo como pano de fundo o cenário belíssimo e muito evocativo do castelo que representa o berço da nacionalidade. Em seguida, os concorrentes irão dirigir-se à pista de ralicross de Lousada onde, a partir das 19h00, terá lugar a única super especial do rali, com dois carros a correrem em simultâneo em pistas paralelas, com o espectáculo a estar assim garantido para o público.

Na sexta-feira, a prova desloca-se para o Alto Minho, onde terão lugar três classificativas distintas – as já conhecidas Ponte de Lima, Caminha e Viana do Castelo, contando cada uma delas com uma dupla passagem dos concorrentes, a primeira de manhã e a segunda durante a tarde. E como grande novidade desta edição, terá lugar ao final da tarde de sexta-feira, a partir das 19h00, o Porto Street Stage, duas passagens por uma classificativa espetáculo centrada na Avenida dos Aliados e desenhada ao longo de 1.850 metros em vários arruamentos desta zona nobre da cidade do Porto.

Para além de levar o Rali de Portugal ao centro da capital nortenha e ao contacto com muitos milhares de espectadores, o Porto Street Stage apresentará uma fórmula inovadora, permitindo a disputa, no mesmo espaço e praticamente em simultâneo, de duas provas de classificação. No sábado, a caravana WRC avança para a região do Marão, onde se repetirá o figurino habitual, com uma dupla passagem por três troços diferentes, igualmente reconduzidos da edição anterior – Baião, Marão e Amarante, sendo este o mais longo de toda a prova, com 37,67 km.

A etapa de domingo é, aquela que regista uma das alterações mais significativas, com a classificativa de Vieira do Minho a disputar-se por duas vezes a par do tradicional Fafe, sendo a segunda passagem nesta prova de classificação considerada o Power Stage. A cerimónia final de consagração dos vencedores do Vodafone Rally de Portugal 2016 – e aqui estamos a falar de mais uma importante novidade desta edição – terá lugar num local emblemático da cidade de Matosinhos, no calçadão frente à praia. Com uma extensão total de 1.688 km, dos quais 368 km competitivos distribuídos por 19 provas de classificação, o Vodafone Rally de Portugal 2016 mantém as características que estiveram na base do sucesso da edição anterior, afirmando-se como uma prova contemporânea, compacta e perfeitamente adaptada às expectativas da FIA, do promotor e dos participantes.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
8 anos atrás

Demasiado igual ao ano passado. Espero que as estradas não sejam tão preparadas como foram no ano passado.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
8 anos atrás

Para ser sincero estou desiludido. Esperava na 5ª feira ao final do dia 2 ou 3 troços na zona de Arganil, seguindo depois dos trocos para Matosinhos. Seria uma etapa parecida aquela que aconteceu no Algarve, no ano em que o Loeb bateu no primeiro troço.

131 Abarth
131 Abarth
8 anos atrás

Ainda ninguém do Autosport se apercebeu que esta notícia não é do sector TT?
A prova está muito boa e com alguns aspectos que a beneficiam em relação à de 2015. Acho que deviam avaliar algumas zonas espectáculo (poucas) que não têm grande interesse.

últimas DAKAR
últimas Autosport
dakar
últimas Automais
dakar
Ativar notificações? Sim Não, obrigado