César Dampaniço: “Foi um resultado razoável mas amanhã espero lutar por um lugar no pódio”
O Team Novadriver não teve vida fácil durante os treinos e a primeira corrida da jornada dupla do FIA GT Series a disputar-se no Circuito de Zandvoort, Holanda. O Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver, pilotado por César Campaniço e Carlos Vieira, cumpriu o programa técnico proposto pelo técnicos da equipa para encontrar o melhor “setup” para o famoso e difícil circuito durante os treinos livres. A equipa encontrou alguma dificuldade em colocar na melhor forma o Audi R8 LMS Ultra, mas ainda assim arrancou confiante para os treinos cronometrados.
A primeira sessão contou com César Campaniço ao volante do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver e, logo na primeira volta lançada, rubricou aquele que viria a ser o segundo melhor tempo entre os concorrentes à categoria Pro-Am. Na segunda sessão, os tempos evoluíram bastante, mas Carlos Vieira não teve a oportunidade de fazer funcionar o Audi R8 LMS Ultra tão bem e terminou a sua sessão no quinto lugar da categoria Pro-Am. Contas feitas, o Team Novadriver ficou fora da “Superpole” por apenas duas centésimas de segundo, arrancando assim para a corrida do 12º lugar da grelha de partida, 4ª posição entre os concorrentes à categoria Pro-Am.
A corrida “Qualifying”, aquela que menos pontos atribui, começou com Carlos Vieira ao volante do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver. Cauteloso o suficiente para evitar a confusão habitual das largadas nas corridas do FIA GT Series, Vieira começou a ganhar posições e aproveitando alguma confusão que se gerou na sua frente, chegou a passar pela liderança da categoria Pro-Am (7º lugar da geral). Foi nessa posição que entregou o carro a César Campaniço, tendo este cumprido a segunda parte da corrida.
Algum tempo perdido nas boxes, fez o Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver cair para o 4º lugar da categoria Pro-Am (10º lugar à geral) mas rapidamente se alcandorou à última posição do pódio, de onde voltou a sair na última volta da corrida após uma luta titânica com o Lamborghini de Baumann/Prockyk.
Nas contas do campeonato da categoria Pro-Am, o Team Novadriver manteve a liderança da competição, aproveitando o fato da corrida “Qualifying” ser a que menor número de pontos oferece. O objetivo de César Campaniço e Carlos Vieira é conquistar, amanhã na corrida “Championship” (a que oferece mais pontos), um lugar no pódio, não perdendo de vista a vitória.
“O primeiro turno do Carlos Vieira foi muito bom, tendo conseguido recuperar até à liderança da categoria, mas o meu turno começou mal com a porta do Audi R8 LMS Ultra do Team Novadriver a mostrar-se recalcitrante e não fechar, atrasando-me bastante. Sai para a pista em quarto da categoria Pro-Am e ainda consegui chegar ao terceiro lugar, tendo de fazer o meu turno sempre a fundo a defender-me do Lamborghini que me seguia. Infelizmente um toque na frente do Audi sucedido na refrega do início da corrida, danificou a aerodinâmica do Audi o que fez o R8 LMS Ultra ser ainda mais lento a direito. Defendi-me o mais possível, mas na última volta, o piloto do Lamborghini deu-me um toque que me levou para a zona suja da pista e perdi o lugar no pódio da categoria. Acabou por ser um razoável resultado e para a amanhã, na corrida que oferece mais pontos, espero conseguir lutar por um lugar no pódio.”, referiu César Campaniço.
“A largada foi, como habitualmente, muito confusa e com muitos toques à mistura. Tentei ser cauteloso e assim que tive pista livre à minha frente e contando com um Audi R8 LMS Ultra bem afinado, comecei a realizar tempos rápidos, fiz algumas ultrapassagens e com alguma ajuda dos mais diretos adversários, envolvidos em lutas porta com porta, cheguei à liderança da categoria. Como arranquei com pneus usados, a equipa decidiu, e bem, parar mais cedo para o César aproveitar o jogo de pneus novos. Infelizmente perdemos algum tempo na box, mas fechamos a prova no quarto lugar o que nos permite manter a liderança do campeonato, a qual quero defender amanhã na corrida principal.”, disse Carlos Vieira.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI