Raffaele Marciello na pole, Félix da Costa parte de quinto
Raffaele Marciello obteve uma surpreendente pole-position para GP de Macau de F3, ao obter um crono que o deixou um pouco à frente de Felix Rosenqvist e Alex Lynn. António Félix da Costa obteve a quinta posição e está entre os pilotos que estão na luta pela vitória.
O protegido da Ferrari era apenas décimo aquando do reinício duma sessão que foi interrompida três vezes, e de repente baixou o seu registo em 1.4s, obtendo a pole. Felix Rosenqvist foi segundo e o homem da pole do ano passado, Alex Lynn, vai começar a corrida de qualificação em terceiro lugar.
António Félix da Costa foi quinto e o melhor dos Dallara-Volkswagen. Carlos Sainz Jr. foi apenas 14º, já que a sua sessão foi interrompida por uma falha eléctrica no seu monolugar.
Para Raffaele Marciello, uma excelente pole, para o recém-coroado Campeão Europeu de Fórmula 3 da FIA. O piloto da D88.com Prema Powerteam, esteve algum tempo no anonimato, durante as primeiras três sessões de treinos, alcançando apenas o oitavo lugar na primeira sessão, realizada na quinta-feira, mas Marciello ainda tinha cartas na manga e fruto de um registo de 2m11.555s solidificou a frente da grelha para a corrida de 10 voltas.
“Nas primeiras sessões dei muito pouco, por isso acho que tinha uma grande margem de manobra,” disse. “Na sessão classificativa o arranque foi forte e por isso consegui manter uma boa volta, mas amanhã será uma corrida difícil. Penso que se formos consistentes conseguiremos fazer um bom trabalho.”
A entrada tardia de Marciello, na corrida pela liderança retirou Felix Rosenqvist do topo da tabela, forçando o sueco a contentar-se com a segunda posição, enquanto que o piloto que alcançou a pole o ano passado, Alex Lynn (Theodore Racing by Prema) foi terceiro – apesar de ter conseguido ser 1.5s mais rápido do que o ano passado.
Apesar de Lucas Auer já ter colocado quatro carros Prema, nos quatro primeiros lugares, depois de recuperar de um acidente durante os treinos, ficou com a segunda fila da grelha, em mais um carro da Theodore Racing-branded car.
Tal como já referimos, o vencedor do ano passado, António Félix da Costa foi quinto, seguindo-se da dupla Tom Blomqvist e Pipo Derani em sexto e sétimo respectivamente. A sessão foi interrompida por três incidentes de bandeira vermelha. Katsuma Chiyo (B-Max Engineering), Sun Zheng (Galaxy Double R) e Antonio Giovinazzi (Double R) bateram contra as barreiras.
Tempos
1. Raffaele Marciello Prema Dallara-Merc 2m11.555s
2. Felix Rosenqvist Mucke Dallara-Merc 2m11.622s +0.067s
3. Alex Lynn Prema Dallara-Merc 2m11.639s +0.084s
4. Lucas Auer Prema Dallara-Merc 2m12.052s +0.497s
5. Antonio Felix da Costa Carlin Dallara-VW 2m12.083s +0.528s
6. Tom Blomqvist Fortec Dallara-Merc 2m12.111s +0.556s
7. Pipo Derani Fortec Dallara-Merc 2m12.144s +0.589s
8. Jazeman Jaafar Carlin Dallara-VW 2m12.225s +0.670s
9. Harry Tincknell Carlin Dallara-VW 2m12.409s +0.854s
10. Jordan King Carlin Dallara-VW 2m12.616s +1.061s
11. Alexander Sims T-Sport Dallara-Nissan 2m12.698s +1.143s
12. Will Buller Fortec Dallara-Merc 2m12.768s +1.213s
13. Kevin Korjus Double R Dallara-Merc 2m13.053s +1.498s
14. Carlos Sainz Jr Carlin Dallara-VW 2m13.173s +1.618s
15. Esteban Ocon Prema Dallara-Merc 2m13.333s +1.778s
16. Nicholas Latifi Carlin Dallara-VW 2m13.551s +1.996s
17. Yuhi Sekiguchi Mucke Dallara-Merc 2m13.833s +2.278s
18. Lucas Wolf URD Dallara-Merc 2m13.938s +2.383s
19. Antonio Giovinazzi Double R Dallara-Merc 2m14.018s +2.463s
20. Yuichi Nakayama TOM’S Dallara-Toyota 2m14.308s +2.753s
21. Dennis van de Laar Van Amersfoort Dallara-Merc 2m14.310s +2.755s
22. John Bryant-Meisner Fortec Dallara-Merc 2m14.570s +3.015s
23. Sean Gelael Double R Dallara-Merc 2m14.657s +3.102s
24. Nelson Mason Zeller Dallara-Merc 2m14.706s +3.151s
25. Ed Jones Fortec Dallara-Merc 2m14.975s +3.420s
26. Sun Zheng Double R Dallara-Merc 2m18.912s +7.357s
27. Stefano Coletti Eurointernational Dallara-Merc
28. Katsumasa Chiyo B-Max Dallara-Toyota
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI