Diretor da McLaren diz que Álvaro Parente é “um dos melhores pilotos de GT do mundo”
Em exclusivo ao AutoSport, o diretor do programa de GT da McLaren tece rasgados elogios a Álvaro Parente, que renovou o contrato para continuar a pilotar os MP4-12C oficiais nos campeonatos de GT3 em que a marca britânica estiver envolvida. Andrew Kirkaldy, ele próprio um antigo piloto, defende que o português é um “dos melhores pilotos de GT do mundo”, explicando também como ‘descobriu’ o potencial de Parente na F3 britânica e numa corrida de GT2 em Barcelona.
Aos 29 anos, o piloto do Porto deverá anunciar nas próximas semanas o seu programa definitivo com a McLaren mas está neste momento em Paul Ricard a testar com a equipa ART, que terá dois McLaren nas competições da Blancpain Series. O ex-campeão da F3 britânica e da World Series by Renault também pilotará em 2014 para a britânica RAM Racing no Mundial de Endurance (WEC) e nas 24 Horas de Le Mans. Aqui fica a entrevista exclusiva de Andrew Kirkaldy ao AutoSport.
AutoSport: Quando é que se apercebeu do potencial do Álvaro Parente?
Andrew Kirkaldy: Eu acompanhei toda a carreira dele em Inglaterra e logo aí mostrou um talento impressionante nos monolugares. Alguns anos mais tarde pude ver ao vivo a primeira corrida que ele fez com um GT2 em Barcelona (ndr, com o Ferrari da portuguesa Aurora Racing), onde mostrou imediatamente uma rapidez e uma capacidade impressionantes num GT.
A: Como avalia o trabalho do Álvaro desde que ele integrou a McLaren em 2011?
A.K.: Estamos muito impressionados com o que ele tem feito no nosso programa de GT. Realizou um trabalho muito profissional com o 12C GT3, e provou que é um dos melhores pilotos de GT do mundo em diferentes campeonatos que já disputou connosco.
A: Quais são as principais características dele como piloto, quer dentro da pista quer no trabalho de desenvolvimento com a equipa?
A.K.: O Álvaro tem a capacidade de entrar num GT e ser imediatamente rápido, ao mesmo tempo que ‘lê’ o carro e consegue levá-lo aos limites. Isso é uma vantagem enorme em testes porque chegas muito rapidamente aos tempos que queres, algo que torna o trabalho de desenvolvimento mais eficaz. Ele teve sempre uma grande sensibilidade para o carro e fornece-nos um excelente feedback técnico aos nossos engenheiros de desenvolvimento.
A: Hoje em dia, é difícil encontrar um piloto relativamente jovem, rápido e consistente no mercado dos GT?
A.K.: Há muitos pilotos que estão a entrar nas corridas de GT e que mostraram ser muito rápidos nos monolugares. Só que esta rapidez nos fórmulas nem sempre se traduz nos carros de GT. O piloto tem de alterar ligeiramente o seu ‘mind set’, principalmente porque estás a partilhar o teu carro mais alguém e porque as corridas são mais longas. Não é fácil encontrar um piloto com o nível de talento e entendimento das provas que o Álvaro tem. Ele realmente compreende as corridas de GT.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI