FPAK reage à polémica e justifica veto à i-drive Cup
Depois de ter vetado na última quarta-feira oficialmente a competição da i-drive Cup, a FPAK entendeu justificar publicamente esta opção, numa decisão que não se livrou de muita polémica. Aqui fica o comunicado da FPAK na integra para que se possa ter uma ideia mais clara das motivações que levaram à tomada da decisão inédita no desporto automóvel nacional.
Comunicado:
A FPAK, dentro da sua estratégia delineada para recuperar a imagem da Velocidade no panorama do desporto automóvel nacional e após análise e identificação do problema, centrou-se essencialmente num ponto, o Público. Trazê-lo de volta as pistas permanentes, de onde tem estado arredado, tem sido a nossa principal preocupação, pois nas provas realizadas em circuitos de cidade e rampas, esse problema não se coloca.
Continuando ainda o mistério de sabermos quem veio primeiro, se foi o ovo ou a galinha, entendemos que o publico continua a ser um factor decisivo, pois é ele que desencadeia o ciclo que se segue: mais publico = mais retorno mediático (imprensa escrita e televisão) = mais apoios (patrocinadores) = maior envolvimento das marcas de automóveis = sucesso.
Qualquer evento desportivo, ou não, se não tiver um bom cartaz, dificilmente conseguirá aliciar e atrair publico e no caso especifico que nos toca, não é excepção, pois temos bons pilotos, bons clubes organizadores e bons carros, simplesmente a sua distribuição e organização não tem estado a ser a melhor.
Assim identificámos que numa primeira fase, ter grelhas mais compostas e numerosas seria o primeiro passo para a recuperação da Velocidade e essa tem sido a nossa preocupação, envolvendo todos os interessados. É fácil constatar que neste momento a oferta é superior à procura , disso não temos duvida e a vinda de uma nova competição monomarca não nos pareceu ser a melhor ideia, pois iria dispersar a já pouca procura existente, ou seja iríamos simplesmente assistir a transferências de pilotos de umas competições para outras.
A nova competição, organizada por uma empresa que no passado já deu provas de o saber fazer, trazia consigo uma marca de grande nome e tradição no desporto automóvel nacional e internacional, o que muito nos alegrou, mas ao mesmo tempo nos preocupou, pois num momento em que a maioria das marcas estão afastadas, há que ter o cuidado de criar as condições ideais para que regressem, mas mais importante, se mantenham, se não corremos todos o risco de dar um tiro no pé.
A possibilidade de entrada de mais uma competição para a Velocidade, qualquer que ela seja, vem seguramente originar uma dispersão de pilotos e não um aumento, e assim não iríamos ter as tais grelhas numerosas que tanta falta nos fazem.
Também, sempre a pensar em salvaguardar o investimento das marcas, entendemos que a uma competição monomarca deve ter o seu tempo próprio de modo a se rentabilizar.
Assim, foi única e exclusivamente baseado nestas premissas que tomámos a decisão de não autorizar, neste momento, a vinda de mais uma competição monomarca.
Esperamos ter sido suficientemente esclarecedores.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI