ELMS significa 30 por cento da grelha de Le Mans

Por a 30 Maio 2014 13:35

A melhor maneira de perceber o sentido que faz Filipe Albuquerque correr também pela Jota Sport na European Le Mans Series é o facto de cerca de 30 por cento dos participantes das 24 Horas de Le Mans serem provenientes do ELMS. Onze LMP2 e sete LMGTE é o número de viaturas oriundas diretamente do European Le Mans Series (ELMS) a constar na lista de participantes da jornada de ensaios das 24 Horas de Le Mans, que se cumprirá no próximo domingo, dia 1 de Junho.

Depois da reorganização do ELMS em 2013 e da passagem do campeonato para a esfera do LMEM (Le Mans Endurance Management) e do ACO (Automobile Club de l’Ouest) o regulamento estipula um convite para as 24 Horas de Le Mans do ano seguinte aos vencedores de cada categoria. Assim, o primeiro concorrente LMP2, os dois primeiros da categoria LMGTE, tal como os primeiros entre os GTC e LMPC (categoria não incluída no campeonato de 2014 por falta de participantes) viram ser-lhes endereçado um convite para as 24 Horas de Le Mans de 2014.

Deste modo, após uma época de 2013 arduamente disputada, teremos a sorte e a honra de ver (além das inscrições diretas) cinco vencedores dos títulos ELMS 2013 na grelha das 24 Horas de Le Mans 2014. Vencedora do campeonato, a equipa Signatech Alpine conseguiu o seu lugar com o Alpine A-450 Nissan de Philippe Sinault. O sport-protótipo que ostenta o número 36 será pilotado pelo campeão LMP2 de 2013, Nelson Panciatici, associado ao campeão LMPC de 2013, Paul-Loup Chatin. Os dois franceses serão complementados pelo britânico Oliver Webb.

Na categoria LMGTE, ao vencer a época de 2013, foi a equipa britânica RAM Racing a receber o notável convite, tal como sucedeu com a alemã Proton Competition que terminou o campeonato no segundo degrau do pódio. Apesar destes dois ex-concorrentes do ELMS estarem este ano inscritos no Campeonato do Mundo de Endurance FIA WEC, ambos beneficiaram de um convite para participar na categoria LM GTE Am nas 24 Horas. A RAM Racing irá alinhar com o seu Ferrari F458 Italia nº53 conduzido por Johnny Mowlem, campeão LM GTE do ELMS de 2013, que nos testes de Domingo estará associado a Archie Hamilton, neto de Duncan Hamilton, vencedor das 24 Horas de 1953. Pelo lado da Proton Competition, o Porsche 991 RSR nº88 será partilhado por um trio composto pelo alemão Christian Reid, Khaled Al Qubaisi – piloto do Abu Dhabi – e pelo austríaco Klaus Bachler.

A formação que dominou quase totalmente a categoria GTC no ELMS de 2013 dá pelo nome de SMP Racing. Como resultado dessa performance, os russos alinharão nas 24 Horas de Le Mans de 2014 com o Ferrari F458 Italia nº72 para Andrea Bertolini e Aleksey Basov, associados ao campeão GTC de 2013, Viktor Shaitar.

E quem serão os outros concorrentes do ELMS em Le Mans?

Para lá das quatro equipas que foram premiadas com convites para a maior corrida de endurance do mundo, 16 outros concorrentes habituais do European Le Mans Series 2014 estarão na grelha de partida das próximas 24 Horas.

Na classe rainha do ELMS, LMP2, a equipa britânica Jota Sport que no início de Maio venceu a prova disputada em Imola (então com Filipe Albuquerque ao volante) deverá alinhar em Le Mans com o Zytec Z11SN nº 38 guiado por Simon Dolan e Harry Ticknell aos quais se junta Marc Gené, piloto da Audi e um habitué das 24 Horas de Le Mans, onde participou por sete vezes, vencendo mesmo a edição de 2009 em defesa das cores da Peugeot. Refira-se que Albuquerque, piloto da Jota Sport no ELMS, estará em Le Mans inserido na equipa oficial da Audi Sport Team Joest, ao volante de do Audi R-18 e-tron quattro nº3.

A equipa de Sebastien Loeb, estreante no campeonato e segunda classificada na corrida de Imola, alinhará o seu Oreca 03 Nissan nº24, partilhado ao longo do ano por Vincent Capillaire e Jan Charouz. Serão acompanhados por René Rast na corrida e por Laurens Vanthoor durante os ensaios do próximo Domingo.

A equipa NewBlood by Morand Racing está mais motivada que nunca para esta participação nas 24 Horas de Le Mans de 2014. O Morgan Judd nº43 da equipa suíça estará entregue às mãos de Gary Hirsh, o campeão LMPC de 2013, que se estreará na célebre clássica do automobilismo. Nesta nova aventura, Hirsh surgirá associado ao alemão Christian Klien e ao francês Romain Brandela (que fará a sua segunda participação).

O Oreca 03 Judd nº34 da Race Performance realizou um belo começo de época no ELMS e faz igualmente parte dos inscritos das 24 Horas. Michel Frey, o suíço proprietário da equipa, junta-se ao francês Franck Mailleux e ao britânico Jon Lancaster, piloto vindo do GP2. Por seu turno, a escuderia francesa Pegasus Racing – nova no ELMS deste ano mas com larga experiência obtida através de diversas participações no Le Mans Series – alinhará o Morgan Nissan nº29 para Julien Schell, Nicolas Leutwiller e Leo Russel.

A Thiriet by TDS Racing assume alguns riscos para este ano, mas mesmo assim está determinada a figurar entre os carros da frente da categoria LMP2. A formação francesa fez as duas primeiras provas do campeonato com um chassis Morgan equipado com o habitual motor Nissan, conseguindo um bom triunfo em Silverstone e um quarto lugar em Imola.

Atualmente na frente da classificação do ELMS 2014, escolheu o inédito Liger JS P2 para as 24 Horas de Le Mans. Confiantes e motivados, Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy, o trio de pilotos franceses que correm no ELMS, estão definitivamente preparados para a maratona, após terem realizado diversas sessões de rodagem com o novo modelo. Pelo seu lado, a Greaves Motorsport alinhará com dois Zytec Z11SN, sendo um por conta da equipa britânica e outro pela Caterham Racing. No próximo Domingo, o carro da Greaves, com o nº41, será partilhado por quatro pilotos britânicos: Michael Munemann, Alessandro Latif, James Winslow e Dan Norris-Jones. O segundo Zytec que rolará sob a entidade de Catheram Racing, terá ao seu volante o piloto mais jovem que alguma vez participou nas 24 Horas de Le Mans. O americano Matthew McMurry, com 16 anos, bate assim o recorde pertença desde 1959 do mexicano Ricardo Rodriguez, que tinha participado na corrida com 17 anos e 4 meses de idade. O piloto americano estará bem apoiado pelo seu compatriota Chris Dyson e o britânico Tom Kimber-Smith nesta extraordinária aventura.

Os irlandeses do Team Murphy Prototypes alinharão com o habitual Oreca 03 Nissan nº48 com quatro pilotos anunciados para Domingo: Nathaniel Berthon, Rodolfo Gonzalez, Karun Chandhok e Alex Kapadia (piloto de testes da equipa), enquanto o derradeiro LMP2 do plantel do ELMS será o Morgan Judd nº50 da Larbre Competition, no qual poderemos encontrar Pierre Ragues, campeão ELMS 2013, ao lado da japonesa Keiko Ihara e do americano Ricky Taylor.

Na categoria LM GTE Am além das quatro equipas atrás citadas, a escuderia AF Corse vai participar com dois dos seus Ferrari F458 Italia inscritos no European Le Mans Series de 2014. O nº55, que actualmente está em segundo da classificação LM GTE, estará Domingo nas mãos do britânico Duncan Cameron, enquanto Yannick Mallengol, Jean-Marc Bachelier e Howard Blank partilharão o nº62, esta época inscrito na classe GTC. Dois outros carros da marca do cavalo empinado entrarão no circuito das 24 Horas de Le Mans: o F458 nº58, graças à equipa francesa Sofrev-ASP, com o célebre ex-guarda-redes gaulês, Fabien Barthez, e os companheiros de equipa, Anthony Pons e Soheil Ayari, e o nº66 da JMW Motorsport, que alinhará com novos pilotos para a prova francesa: o saudita Andulaziz Turki Alfaisal e os americanos Seth Neiman e Spencer Pumpelly.

Por fim, a equipa de Rouen, IMSA Performance Matmut, inscrita este ano no ELMS com dois Porsche 911 GT3 RSR, terá também parte activa na grande maratona de 24 Horas, no mês de Junho. O GT3 nº 67 foi atribuído aos franceses Erik Maris e Eric Hélary, enquanto o nº76 será pilotado pelo trio Raymond Narac, Nicolas Armindo e David Hallyday, filho da estrela do rock francês, Johnny Hallyday.

Em resumo, muitos dos concorrentes que poderá ver no Estoril, na corrida de encerramento da European Le Mans Series no Estoril estarão agora e no próximo fim de semana em Le Mans.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado