Francisco Abreu: “A minha evolução ao longo do fim de semana que ser gradual pois sendo um circuito citadino não dá para correr nos limites”
São vários os pilotos que este fim de semana se estreiam no mítico Circuito de Vila Real, um evento realizado pela primeira vez em 1931, no qual correram pilotos tão sonantes como Sir Stirling Moss – vencedor de 16 Grandes Prémios de Fórmula 1 – David Piper, Jorge de Bagration, Vic Elford, Ronnie Peterson, entre muitos outros.
Este ano é a vez de Francisco Abreu se estrear na histórica pista transmontana, palco da quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade e prosseguir a sua campanha na luta pelo título ao volante do Honda Tattus PY012. Apesar de não contar com o seu colega de equipa, consagrado e campeão nacional César Campaniço – que estará no traçado espanhol de Jerez de La Frontera para disputar a terceira jornada dupla do International GT Open –, Francisco Abreu tem a total confiança do Team NovaDriver para obter um bom resultado no Circuito de Vila Real, mesmo sabendo que o piloto madeirense faz a sua estreia absoluta a correr na pista transmontana.
“É de facto uma responsabilidade estar desta vez sozinho em pista com as cores do Team NovaDriver, pois é uma equipa habituada a colecionar vitórias não só em Portugal como nas principais competições internacionais. O César Campaniço tem de cumprir a sua função em Jerez de La Frontera e eu a minha em Vila Real. O trabalho de equipa é assim mesmo”, referiu com naturalidade Francisco Abreu na antevisão da quarta prova do Campeonato Nacional de Velocidade 2014.
“Temos como objetivo somar o máximo de pontos possível. O programa desta prova não inclui treinos livres, pelo que não existirá muito tempo para me adaptar ao traçado. A minha evolução ao longo do fim de semana tem de ser gradual, pois tratando-se de um circuito citadino não dá para correr nos limites, mesmo sabendo que pedir isso a um piloto é complicado. Num autódromo existem escapatórias, mas nos circuitos citadinos não… e o mínimo erro paga-se caro. Estou focado em estabelecer uma boa marca nos treinos cronometrados para poder largar das primeiras linhas e a partir daí fazer uma boa gestão. Não defino objetivos em termos de classificação, porque nos circuitos citadinos existem situações de corrida (muitos toques, acidentes, etc…) que não podemos controlar, mas tendo em conta que estou ao volante de um carro ganhador, que estou integrado numa equipa fantástica e pela minha motivação, tudo é possível em termos de classificação nesta prova”, acrescentou Francisco Abreu, que na segunda corrida da última jornada que disputou, em Braga, só se deixou bateu pelo italiano Stefano del Val.
No sábado, Francisco Abreu vai disputar a sessão de treinos cronometrados às 10h45 e a primeira corrida quando a partir das 15h15. No domingo, a segunda corrida, igualmente com uma duração de 45 minutos, está agendada para as 14h25.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI