Regresso em festa do Circuito de Vila Real
Está de regresso o Circuito de Vila Real, a prova mais apetecida da Velocidade Nacional e um evento em que a grande maioria dos pilotos quer marcar presença, num programa que alberga todas as competições nacionais de pista. Para lá desta introdução e contexto histórico do evento, nas próximas horas o AutoSport vai apresentar todas as categorias em competição, uma a uma. No entanto, fique já aqui com os horários e a forma de adquirir bilhetes para o evento.
Numa altura em que todos trabalham com afinco para a revitalização das corridas de velocidade em Portugal, o regresso do Circuito de Vila Real resultou do esforço e carolice de muitos, e não foi fácil à Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real levar avante este projeto. O Circuito da Boavista já recuperou muita da mística do passado e há uns anos em boa hora alguém se lembrou de reavivar também a Granja do Marquês, e agora só faltava que alguém se lembrasse também da Princesa do Ave. Sonhos à parte, e depois de 16 anos sem corridas na pista transmontana, fruto do grave acidente de 1991, saradas as feridas, o ano de 2007 marcou o início da segunda vida do Circuito de Vila Real e apesar de um interregno de alguns anos, foi agora possível ‘reconquistar’ o mais elogiado dos circuitos portugueses, esperando-se que este seja um novo começo para a devolução do evento ao lugar que merece, e para o provar, basta olhar para a sua rica história.
Numa cidade com tanta tradição em corridas urbanas de automóveis – é bom lembrar que tudo começou em 1931 – é fácil perceber que este regresso gerou muito entusiasmo entre os pilotos e todos os envolvidos no fenómeno nas corridas em Portugal, e por isso ninguém quis ficar de fora. Cotudo, não foi fácil aos promotores encaixarem as nove categorias previstas, o que resultou num programa deveras aliciante mas também bem ‘apertado’ onde só o CNV – Campeonato Nacional de Velocidade, terá uma sessão de pista sem que seja em qualificação ou corrida. Assim e para lá do CNV, vão marcar ainda presença a FEUP/Desafio Único, Super 7 by KIA, Troféu Abarth 500, Legends Cup/Taça Nacional de Pós-Históricos; Classic Super Stock, Historic Endurance, Campeonato Nacional de Clássicos e Single Seater Series, facto que assegura à partida o sucesso do evento, até porque numa terra de gente verdadeiramente apaixonada pelas suas corridas, Vila Real está pronta para se reencontrar com o passado.
Logicamente e como é natural nestes casos, o traçado recebe pequenas alterações, fruto da experiência do passado recente, especialmente as que têm a ver com a segurança, como por exemplo o incremento de colocação de ralis e redes de protecção. Basicamente, este é o pontapé de saída para um projeto mais ambicioso no futuro, que pode levar à internacionalização da pista, e aí sim, o verdadeiro reencontro com a sua história.
Circuito lendário
A Velocidade em Portugal teve o seu ponto alto nos anos 70, muito por ‘culpa’ dos fabulosos circuitos onde se disputava, e com a falta de pistas permanentes – o Estoril nasceu em 1972 mas foi caso único – traçados como o de Vila Real ou Vila do Conde davam cartas, especialmente o primeiro, praticamente um caso único dado a sua espectacularidade, com curvas rápidas e descidas vertiginosas feitas a fundo que constituíam um verdadeiro desafio aos limites de pilotos e máquinas. A origem do Circuito remonta a 1931 – inserido nas Festas da Cidade – quando Aureliano Barrigas e um conjunto de amigos ‘descobriu’ um traçado de 7.150 metros desde o centro de Vila Real até ao famoso Palácio de Mateus. Gaspar Sameiro, irmão do conhecido piloto Vasco Sameiro foi o primeiro vencedor, em 1934 arrancaram as corridas de motos e só em 1950 o palmarés da prova é enriquecido com uma vitória estrangeira, do italiano Piero Carini. Em 1958 foi a vez de Stirling Moss entrar na história do circuito, mas o período áureo das corridas de Vila Real deu-se nos finais dos anos 60 e início dos anos 70, com a chegada dos Fórmula 3 e dos Sport-Protótipos, que resultaram em magníficas corridas e colocaram Vila Real verdadeiramente no ‘mapa-mundi’ dos motores a nível mundial. Mais tarde, por ali passaram nomes como David Piper, Jorge de Bagration, Vic Elford, Ronnie Peterson e nas motos, Angel Nieto, Carl Fogarty e Joey Dunlop. As imagens da Avenida Almeida Lucena, a reta da meta, onde estavam as bancadas e tribunas e a passagem na Ponte Metálica sobre o rio Corgo proporcionaram imagens épicas da era romântica das corridas de automóveis. A vigésima edição do circuito, disputada em 1973, foi a última com projeção internacional, pois no que restou das décadas de 70, 80 e princípios de 90, as corridas em Vila Real passaram a ser apenas de carácter nacional. Nos automóveis, a última edição do Circuito Internacional de Vila Real foi ganha por Carlos Gaspar, ao volante de um Lola T290. Mais tade, depois de um grave acidente o Circuito fecharia portas em 1991, reaparecendo depois em 2007 com uma nova versão, mais adaptada às exigentes normas de segurança.
BILHETES
Os bilhetes para as Bancadas B, C e D estão à venda na sede da APCIVR (Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real), na Pç. Do Município, Vila Real, entre as 9h00-12h30 e 14h00-17h30, podendo ser adquiridos na “Racing Store do Circuito Internacional de Vila Real”, no Dolce Vita Douro, Loja 123, Piso 1, das 15h às 23h. Nos dias da Prova no local (bancadas).
Bilhetes (Bancadas B, C e D)
Sábado 5€
Domingo 15€
(Não há Bilhete Único para os 2 dias)
Nota: Para o Paddock e Peão não é necessário bilhete (Peão: Todos os terrenos que ladeiam o Circuito desde que não ocupados por pit-wall e bancadas)
PROGRAMA
Sábado 21 Junho de 2014
Início Final Categoria Sessão
08:00 08:20 CNV warm up
08:30 08:45 FEUP Crono 1
08:50 09:05 FEUP Crono 2
09:15 09:50 SUPER 7 Crono 1
10:00 10:15 ABARTH Crono 1
10:20 10:35 ABARTH Crono 2
10:45 11:00 CNV Crono 1
11:05 11:20 CNV Crono 2
11:30 12:00 LCC Crono 1
12:10 12:45 CSS Crono 1
12:55 13:30 HE Crono 1
13:40 14:10 CNC Crono
14:20 14:50 SSS Crono
15:15 16:00 CNV CORRIDA 1
16:25 17:05 FEUP CORRIDA 1
17:30 17:55 SUPER 7 CORRIDA 1
18:20 18:45 ABARTH CORRIDA 1
19:10 19:30 SSS CORRIDA 1
19:35 20:05 VIP LAPS
Domingo 22 Junho de 2014
Início Final Categoria Sessão
08:00 08:25 LCC CORRIDA 1
08:50 09:15 CSS CORRIDA 1
09:40 10:05 CNC CORRIDA 1
10:30 11:15 HE CORRIDA 1
11:40 12:20 FEUP CORRIDA 2
12:45 13:10 SUPER 7 CORRIDA 2
13:35 14:00 ABARTH CORRIDA 2
14:25 15:10 CNV CORRIDA 2
15:35 15:55 SSS CORRIDA 2
16:20 16:45 LCC CORRIDA 2
17:10 17:35 CSS CORRIDA 2
18:00 18:25 CNC CORRIDA 2
18:50 19:35 HE CORRIDA 2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI