Filipe Albuquerque e Jota Sport na luta pela liderança

Por a 17 Julho 2014 11:54

Realiza-se este fim de semana a terceira prova da European Le Mans Series, que se realiza no Red Bull Ring, onde Filipe Albuquerque (Jota Sport) vai lutar pela primazia no campeonato com os homens da Thiriet by TDS Racing, que atualmente são líderes da competição. Oito pontos separam a equipa de Montpellier e os seus pilotos Ludovic Badey, Pierre Thiriet e Tristan Gommendy (35 pontos) dos britânicos de Kent, da JOTA Sport (Simon Dolan, Harry Tincknell e Filipe Albuquerque – 27 pontos), enquanto Paul-Loup Chatin, Oliver Webb e Nelson Panciatici somam 25 pontos (Signatech Alpine), e são terceiros da geral. Sendo esta a prova que marca o meio da competição, a equipa do piloto luso tudo fará para repetir a vitória de Imola, isto depois de um despiste ter roubado à equipa o triunfo em Silverstone.

Na lista de participantes contam-se 10 LMP2, 14 LMGTE e 12 GTC. Filipe Albuquerque volta a estar ao volante do Zytek Z11 SN Nissan da Jota Sport (n 38), contando com a companhia de Simon Dolan e Harry Tincknell, com os quais venceu em Imola, na prova anterior. E no hiato entre as provas italiana e austríaca do ELMS, a Jota Sport levou o carro até às 24 Horas de Le Mans, impondo-se na categoria LPM2, mesmo depois de ter perdido Marc Gene.

A Thiriet by TDS Racing (segunda classificada em Le Mans nos LMP2), vai alinhar pela primeira vez no Europeu de Endurance o novo Ligier JS P2 Nissan (n° 46), guiado por Pierre Thiriet, Ludovic Badey e Tristan Gommendy. A Signatech Alpine, que completou o pódio LMP2 nas 24 Horas, vai estar no Red Bull Ring com o Alpine A450 Nissan (n° 36) entregue aos cuidados de Paul Loup Chatin, Nelson Panciatici e Oliver Webb. Já o ORECA 03 Nissan da Sébastien Loeb Racing (n° 24), quer voltar a brilhar, como aconteceu em Imola, onde ficou nos lugares de pódio. O protótipo quarto classificado na classe nas últimas 24 Horas de Le Mans será guiado por Vincent Capillaire e Jan Charouz, enquanto os dois Zytek da Greaves Motorsport terão uma nova equipa de pilotos num deles (nº 28), composta pelo britânico Luciano Bacheta, o russo da GT Academy, Mark Shulzhitskiy e Mark Patterson. No Zytek n° 41 vamos reencontrar o mais jovem piloto a participar e terminar as 24 Horas de Le Mans, o americano Matt McMurry, que voltará a fazer equipa com Tom Kimber-Smith.

Para o Morgan Judd n° 46 da NewBlood by Morand Racing o Red Bull Ring será a “corrida caseira”, pois Christian Klien estará no seu “quintal”, acompanhado do suíço Gary Hirsch, os dois dispostos a vingar o azar de Imola, onde a vitória lhes fugiu com a meta à vista. Depois do momento menos em Le Mans, a Murphy Prototypes continuará a aventura no ELMS com os habituais pilotos. Rodolfo Gonzalez, Karun Chandhok e Nathanaël Berthon voltam a partilhar o volante do ORECA 03 Nissan (n° 48) da equipa irlandesa. Já Michel Frey e Franck Mailleux estarão no ORECA 03 Judd (n° 34) da Race Performance, enquanto a Pegasus Racing alinhará o habitual Morgan Nissan (n° 29) para Julien Schell, Niki Leutwiler e Jonathan Coleman.

Nove Ferrari F458 Italia, quatro Porsche 911 GT3 RSR e um Aston Martin Vantage V8 compõem a grelha de 14 carros da LMGTE. A AF Corse alinhará três Ferrari: o n° 54 será pilotado por Piergiuseppe Perazzini, Marco Ciocci e Michael Lyons, enquanto o n° 55 contará com Duncan Cameron, Matt Griffin et Michele Rugolo. No 458 Italia nº 70, uma estreia no ELMS 2014, estarão os franceses Yannick Mallegol, François Perrodo e Emmanuel Collard. A equipa suíça Kessel Racing volta a contar com os duos de pilotos vistos em Imola: no n° 80 teremos Michael Broniszewski e Giacomo Piccini, enquanto o Ferrari nº 81 estará entregue a Thomas Kemenater e Matteo Cressoni. Andrea Bertolini, Viktor Shaitar e Sergey Zlobin apostam em conseguir muitos pontos para o campeonato no F458 n° 72 da equipa SMP Racing. O mesmo acontece com o Ferrari britânico da JMW Motorsport (n° 66), guiado por Daniel McKenzie, Georges Richardson e Daniel Zampieri.

Já a equipa SOFREVASP de Jérôme Policand quererá manter o embalo de uma bela performance nas 24 Horas de Le Mans, tentando levar o F458 com o n° 58 aos lugares cimeiros da classificação, tripulado por Fabien Barthez, Anthony Pons e Soheil Ayari. Para a prova onde estão em casa, os austríacos da AT Racing apostam forte.

Pai e filho Alexander Talkanitsa estarão associados a Pierre Kaffer no Ferrari nº 56. Na IMSA Performance Matmut, as equipas de pilotos dos dois Porsche 911 GT3 RSR (n°s 67 e 76) não sofreram alterações. No Porsche nº 77 da Proton Competition voltam a pontificar os locais Horst Felbermayr e Horst Felbermayr Jr. O último Porsche do plantel será pilotado Michael Wright, Adam Carroll e Ben Barker (Gulf Racing UK n° 86), enquanto o único Aston Martin Vantage V8, também inscrito pela Gulf Racing UK, conta com Roald Goethe, Stuart Hall e Daniel Brown.

Na categoria GTC, os russos da SMP Racing voltam a dispor de três Ferrari F458 Italia GT3 com os n°s 57, 71 e 73, sem qualquer alteração nas equipas de pilotos. O objectivo é recuperar a liderança da classe, agora na posse do Ferrari n°60 da Formula Racing, que se impôs em Imola guiado pelo trio dinamarquês Johnny Laursen, Mikkel Mac e Jan Magnussen. Dois outros Ferrari F458 Italia GT3 estão inscritos pela AF Corse: o nº 63 terá como pilotos Mads Rasmussen e Ilya Melnikov, sendo o n° 95 tripulado por Adrien de Leener e Cédric Sbirrazzuoli. O sétimo e último F458 GTC é o da equipa SOFREV-ASP, entregue aos gauleses Christophe Bourret, Jean-Luc Beaubelique e JeanPhilippe Belloc. Os dois McLaren MP4 12C GT3 da equipa francesa ART Grand Prix (n°s 98 e 99) também não terão mudanças nas formações de pilotos, tal como acontece com o único BMW Z4 (nº 78), inscrito pelo Team Russia by Barwell. Dois Porsche completam os inscritos na categoria GTC. O da ProSpeed Competition (n° 75) terá ao volante o trio Paul van Splunteren / Gilles Vannelet / Mike Parisy, enquanto o da Pro GT by Almeras (n° 93) será guiado por Franck Perera, Lucas Lasserre e Eric Dermont. As 4 Horas do Red Bull Ring realizam-se nos dias 19 e 20 de Julho.

Os treinos livres começam às 9h30m (hora de Portugal Continental) de sábado. No domingo teremos a Qualificação às 9h30m e a Corrida a partir das 13h00m.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado