Vá ao Estoril e veja a decisão dos títulos da Velocidade Nacional

Por a 3 Outubro 2014 21:20

Este fim de semana no Estoril decidem-se os títulos da Velocidade Nacional. Veja o que está em jogo nas seguintes linhas, bem como os inscritos e o programa da prova. A entrada no circuito do Estoril (bancadas e paddock) é completamente grátis. Depois de treinos livres e cronometrados, as corridas do programa decorrem desde sábado à tarde (ver horário) e em todo o dia de domingo. Um espectáculo a não perder, que para além de grátis, é bom…

Luta pelo campeonato no Estoril: CNV

Todos os olhos vão estar postos no Campeonato Nacional de Velocidade. Três equipas vão poder lutar pela vitória e chegam ao Estoril separadas por 14 pontos, pelo que ganhar pelo menos uma corrida é obrigatório para todos e qualquer abandono pode ser devastador para a classificação final.

Se José Pedro Fontes e Miguel Barbosa ganharem no sábado, o quarto lugar no domingo bastará para a dupla da Sports & You se sagrar campeã, mesmo que Pedro Salvador e Carlos Vieira ganhem no domingo, pois a vantagem seria de dois pontos. A dupla da Veloso Motorsport terá obrigatoriamente que ganhar as duas corridas, caso os atuais líderes terminem ambas as corridas em segundo, mas poderá ser campeã com uma vitória e um segundo lugar se Fontes e Barbosa tiverem um segundo e um terceiro. Para Stefano de Val, as duas vitórias são obrigatórias para o italiano poder levar a taça para casa. Em caso de duplo triunfo e de dois segundos lugares para Fontes e Barbosa, o piloto da CRM Motorsport (o seu irmão Nicola não está inscrito no campeonato) ficaria empatado em pontos, mas venceria por ter seis vitórias contra duas.

Classificação:

1º José Pedro Fontes/Miguel Barbosa (Tatuus) 161

2º Pedro Salvador/Carlos Vieira (Tatuus) 153 (-8)

3º Stefano de Val (Wolf) 147 (-14)

Luta pelo campeonato no Estoril: Clássicos

Nos Clássicos, não há títulos à geral, apenas às classes, pelo que o resultado em pista poderá não ser relevante para a pontuação final e a facilidade de conquistar um título depende da quantidade de pilotos presentes na respetiva classe, desde que estejam inscritos no campeonato. Assim, no Estoril falta atribuir títulos em três categorias, dos quais apenas um corresponde a uma batalha pelas vitórias nas corridas.

Isto acontece nos Históricos 75, onde Rui Costa tem uma magra vantagem de 43 pontos sobre João Macedo e Silva, obrigando este último a vencer as duas corridas enquanto espera que o piloto do Ford Escort abandone. Nos Históricos 71, Filipe Matias tem uma vantagem de 30 pontos sobre Francisco Pinto, o que mesmo assim o obriga a terminar as duas corridas, o que obriga o piloto do BMW a esperar que o seu adversário abandone em ambas. O outro título a decidir é dos Históricos 75 nos Clássicos 1300, mas aqui José Fafiães tem uma vantagem mais confortável de 25 pontos sobre Vítor Araújo, pelo que basta-lhe terminar a primeira corrida. Nos Legends, os carros mais recentes, falta atribuir o título nos LCC99, com Sérgio Pinto e Luís Sousa separados por apenas cinco pontos.

Clássicos (H71)

1º Filipe Matias (Lotus Elan) 123

2º Francisco Pinto (BMW 2002) 93

Clássicos (H75)

1º Rui Costa (Ford Escort) 147

2º João Macedo e Silva (Porsche 911) 104

Clássicos (H81)

1º Kiko Mora (Porsche 911) 150 – já campeão

Clássicos 1300 (H71)

1º Arnaldo Marques (Datsun 1200) 165 – já campeão

Clássicos 1300 (H75)

1º José Fafiães (Datsun 1200) 144

2º Vítor Araújo (Datsun 1200) 119

Clássicos 1300 (H81)

1º Pedro Gaspar (Datsun Sunny) 150 – já campeão

Taça Nacional de Clássicos (Gr. 5)

1º João Novo (Ford Escort) 50 – já campeão

Legends (PH85)

1º Kiko Mora (Renault 5) 75 – já campeão

Clássicos (H90)

1º Luís Barros (Ford Sierra) 175 – já campeão

Legends (PH99)

1º Sérgio Pinto (Honda Civic) 123

2º Luís Sousa (BMW M3) 118

Legends (1300)

1º Paulo Mendes (Citroën AX) 95

2º Rita Azevedo (Toyota Starlet) 50

Luta pelo campeonato no Estoril: Troféu Abarth 500

Um dos troféus monomarca que termina no Estoril é o Troféu Abarth 500, organizado por Jorge Rodrigues. Esta competição vê os três primeiros separados por 29 pontos, mas José Pires ia precisar que os outros abandonassem pelo menos uma vez para poder manter-se na luta pelo título até ao fim. Assim, a verdadeira batalha vai ser entre a dupla Francisco Carvalho/António Costa e Nuno Cardoso.

Se Carvalho vencer uma corrida (com pole e volta mais rápida), Costa necessita apenas de um sexto lugar para ambos baterem Cardoso. Mas se este vencer as duas corridas, com uma pole e uma volta mais rápida, já é campeão. No entanto, se Cardoso vencer as duas corridas se um pole ou sem uma volta mais rápida, Carvalho e Costa já vão ser campeões do troféu.

Classificação:

1º Francisco Carvalho/António Costa 136

2º Nuno Cardoso 124 (-12)

3º José Pires 107 (-29)

Luta pelo campeonato no Estoril: Challenge Desafio Único

A categoria principal do Challenge Desafio Único, a FEUP 3, chega à derradeira prova no Estoril, com nada menos que quatro equipas capazes de vencer a competição organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Ao contrário das outras competições, aqui há pontos a deitar fora, pelo que não é uma simples questão de acumular pontos nas últimas duas corridas.

Assim, os atuais líderes do troféu, Alexandre Gonçalves e Paulo Ribeiro, parecem ter uma vantagem confortável, mas já têm que eliminar duas provas, portanto só podem acumular mais 20 pontos, se vencerem as duas corridas. Aliás, três das quatro equipas candidatas (Gonçalves/Ribeiro, em 1º; os irmãos Delgado, em 2º; e os primos Saraiva, em 5º) necessitam apenas de si próprias para se sagrarem campeãs, se ganharem as duas corridas. António Barros e Joaquim Soares, atualmente em 3º, necessitam que os seus adversários tenham todos maus resultados ou abandonem. Estranhamente, os irmãos Mesquita, que estão em 4º, já não podem ser campeões.

Classificação:

1º Alexandre Gonçalves/Paulo Ribeiro 404 (max. 424)

2º Luís Delgado/Raul Delgado 367 (max. 428)

3º António Barros/Joaquim Soares 347 (max. 409)

4º Hugo Mesquita/Tiago Mesquita 333 (max. 398)

5º David Saraiva/Sérgio Saraiva 330 (max. 430)

142 inscritos no Estoril Racing Weekend

A Full Eventos já divulgou a lista de inscritos completa para o Estoril Racing Weekend, prova de encerramento de todos os campeonatos nacionais de velocidade e de dois troféus monomarca. Estão inscritos 140 carros, num programa de corridas non-stop que começa às 8 horas da manhã e termina perto das 19 horas no domingo.

Campeonato Nacional de Velocidade

3 Gonçalo Manahu/Manuel Castro (Fabela Sport/Porsche 997 GT3 Cup)

5 António Cabral (First Driver/Porsche 996 GT3 Cup)

6 Jorge Pires (Jorge Pires/ADR)

7 Miguel Barbosa/José Pedro Fontes (BP-Vodafone/Tatuus PY012)

11 Francisco Abreu/Luís Sá Silva (Team/Tatuus PY012)

15 Paulo Macedo/Daniel Azevedo (Araújo/Radical SR3)

22 Amândios Dias (Racing 4 Porto/Porsche 997 GT3 Cup)

24 Rafael Lobato/Armando Parente (Parkalgar/Radical SR3 RS)

32 Eugénio Montez/Sérgio Montez (Veloso/Norma M20FC)

33 Carlos Vieira/Pedro Salvador (Veloso/Tatuus PY012)

34 Miguel Lobo/Tomás Ortigão (Veloso/Aston Martin Vantage GT4)

51 Gonçalo Araújo/Miguel Cristóvão (Araújo/Norma M20FC)

52 Donald Naessens/Wim Geenjtens (Rapid Zoom/Radical SR3 RS)

55 Nuno Russo/Pedro Almeida (n.a.)

77 José Pedro Faria (CRM/Wolf GB08)

88 Stefano de Val (CRM/Wolf GB08)

Clássicos + Clássicos 1300

103 João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR)

106 Francisco Pinto (BMW 2002)

108 Paulo Sousa (Saab 96 V4)

111 Fernando Xavier (Volkswagen Scirocco)

123 Tito Gomes (Lotus Elan)

132 Jorge Cruz (BMW 323 E21)

133 Filipe Matias (Lotus Elan +2)

175 Rui Costa (Ford Escort RS 1600)

205 José Filipe Nogueira (Morris Mini 1275 GT)

209 José Fafiães (Datsun 1200)

215 Arnaldo Marques (Datsun 1200)

220 Fernando Charais (Datsun 120 Y)

222 José Mota Freitas (Austin Cooper S)

242 Pedro Gaspar (Datsun Sunny B110)

252 João Andrade (Toyota Starlet 1.3)

254 Gilberto Corrêa (Austin Mini Cooper S)

Legends + Classic Super Stock

102 Luís Barros (Ford Sierra RS500)

104 Luís Filipe Sousa (BMW M3 E36)

111 Cristiano Sá Fernandes (Fiat Uno 55S)

116 João Novo (Ford Sierra RS500)

120 João Calado Luís (Renault Spider Trophy)

122 Carlos Gonçalves (Fiat Uno 55S)

123 Rita Azevedo (Toyota Starlet 1.3)

150 Luís Silva (BMW M3 E30)

167 Paulo Mendes (Citroën AX Sport)

199 Sérgio Pinto (Honda Civic VTEC)

500 Pedro Corrêa Mendes/Lourenço Corrêa Mendes (Volkswagen Golf GTI)

502 Madalena Gaspar/Fernando Mayer Gaspar (Datsun 1200 GX)

504 Fernando Mayer Gaspar/Madalena Gaspar (Volkswagen Golf GTI)

506 Jorge Santos (Alfa Romeo 2000 GTV)

509 Paulo Duarte Faria (Volkswagen Golf GTI)

511 Paulo Sousa (Saab 96 V4)

517 Manuel Cabral Menezes (Datsun 260Z)

519 Alexandre Nogueira (Alfa Romeo 2000 GTV)

520 Henrique Jordão (Ford Escort RS 2000)

521 Rui Azevedo (Ford Escort RS 2000)

525 Francisco Calheiros/José Paulo Amaral (Alfa Romeo 2000 GTV)

532 Rui Castro/José Arantes (Datsun 1200)

538 Rui Moura/António Magalhães (Volkswagen Golf GTI)

540 Nuno Matos/Carlos Matos (Volkswagen Golf GTI)

543 João Cruz (Datsun 1200)

547 Manuel Oliveira (Alfa Romeo 2000 GTV)

549 Miguel Ribeiro/J. Miguel Ribeiro (Alfa Romeo Giulia Super)

550 José Mota (Jaguar XJS)

555 Pedro Balonas/António Magalhães (Renault 5)

558 António Raposo de Magalhães (Ford Escort RS 2000)

567 João Magalhães e Vasconcelos (Datsun 1200 GX)

571 Jorge Ferreira Leite (BMW 2002 Tii)

572 Luís Sousa Ribeiro (Jaguar XJS)

573 Carlos Fernandes (BMW 2002 Tii)

574 Simplício Brito Pinto/Marco Nuno Pinto (BMW 2002 Tii)

579 Miguel Ferreira (Ford Escort RS 2000)

588 Rafael Pinto/Carlos Pedro (Volkswagen Golf GTI)

Single Seater Series

3 Rui Silva (Van Diemen RF98)

4 Fernando Gaspar (Quest FF86)

5 João Matos (Hawke DL11)

6 Pedro Moleiro (Van Diemen RF98)

7 Vasco Sampaio (Ray GR98)

10 Jorge Serôdio Borges (Van Diemen RF00)

16 Paulo Sá Silva (Mygale SJ01)

19 Diogo Lopes (Mygale SJ00)

20 Gonçalo Jordão (Mygale SJ01)

23 Tiago Raposo de Magalhães (Mygale SJ03)

27 José Dias Cunha (PRS RH02)

29 Duarte Pires (Mygale SJ00)

31 António Raposo de Magalhães (Van Diemen RF81)

32 João Ralha (Helden PRH08)

33 João Pedro Cristóvão (Mygale SJ97)

42 Francisco Pereira/Pedro Charais (Sheane Mk.2)

44 Rosário Sottomayor (Mygale SJ00)

45 Gonçalo Inácio (Ray GR02)

61 António Santos Mendonça (Merlyn MK17)

71 Vítor Rodrigues (Royale RP16)

77 Vítor Sampaio (Vector MG01)

95 Diogo Sousa (Swift SC95Z)

Super Seven by KIA

1 Nuno Carvalho

3 Luís Lisboa

4 Duarte Lisboa

5 Jaime Fuster

6 Miguel Couceiro

7 José Ribeiro/Pedro Silva

10 Pedro Alves

21 Manuel Matos/Francisco Villar

23 Luís Sepúlveda/Luís Santa Bárbara

24 Eduardo Leitão/Ricardo Leitão

27 José Pacheco

30 Gonçalo Lobo do Vale

77 Nuno Santos

Troféu Abarth 500

1 Nuno Cardoso

2 Adriana Barbosa/Daniele Vernuccio

3 Bruno Albernaz

4 Bernardo Gonzalez/José Fidalgo

5 Nuno Pontes

6 Francisco Rodrigues

7 António Costa/Francisco Carvalho

10 João Rodrigues

14 Rui Santos

27 José Rodrigues

28 n.a.

29 n.a.

54 José Pires

Challenge Desafio Único

200 Diogo Ledo/n.a.

201 Diogo Gonçalves/Pedro Monteiro

202 Vasco Barros/Manuel Barros

206 Hugo Couto/José Teixeira

207 Joaquim Machado/Adelino Camelo

208 Carlos Pereira/João Simões

209 Filipe Barbosa/A. Barbosa

211 André Martins/José Monteiro

214 António Coelho/n.a.

217 Bernardo Maia/Gonçalo Rodrigues

219 Francisco Leite/Pedro Oliveira

223 Jorge Setas/Miguel Setas

226 Tiago Vilela/Hugo Negrais

233 João Rebelo Martins/António Ferreira

266 André Pinto/João Brites

301 Joaquim Soares/António Barros

303 José Rocha/Diogo Rocha

308 David Saraiva/Sérgio Saraiva

309 Gustavo Moura/Helder Moura

310 José João Magalhães/Paulo Rodrigues

312 Mário Moreira/Gilberto Brito

324 Alexandre Gonçalves/Paulo Ribeiro

327 José Correia/António Magalhães

333 Tiago Mesquita/Hugo Mesquita

388 Luís Delgado/Raul Delgado

Horário

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado