Sébastien Buemi vence no Mónaco, Félix da Costa 9º

Por a 9 Maio 2015 16:55

Depois de se terem visto seis pilotos diferentes a triunfar nas seis primeiras jornadas da Fórmula E, nesta sétima corrida ‘repetiu-se’ pela primeira vez um vencedor, com a vitória a ficar nas mãos de Sébastien Buemi.

Depois de obter a pole, o piloto da e.dams Renault comandou da primeira à última volta, exceção feita ao período em que teve de rumar às boxes para a troca de monolugar. A corrida ficou marcada pela entrada do safety car, logo na primeira volta, devido a vários toques entre diversos pilotos. Num circuito em que as ‘escapatórias’ são os rails, Bruno Senna, que havia partido de sétimo, viu a sua participação na corrida terminar logo ali.

No pólo oposto, António Félix da Costa, que, devido ao acidente na qualificação, acabou por partir do 19º e penúltimo lugar, colocou-se a ‘salvo’ desta encruzilhada, e logrou por isso galgar de imediato várias posições. Após a saída do safety car, o piloto português já era 11º classificado.

Com Buemi no primeiro posto, seguido de Lucas di Grassi, Nelson Piquet Jr. utilizou o Fanboost logo no início, acabando por ultrapassar Jérôme d’Ambrosio por dentro, na primeira curva após a reta da meta, ascendendo assim ao terceiro lugar, à entrada para a sétima volta.

Pouco depois, destaque também para a boa luta pelo oitavo posto, que teve Jarno Trulli e Nick Heidfeld como protagonistas, com os pilotos a chegarem a tocar-se, mas com Trulli a segurar o lugar. Na disputa pela sexta posição, com Nicolas Prost superou Sam Bird.

As posições mantiveram-se inalteradas nos lugares cimeiros, com Lucas di Grassi, segundo classificado, a antecipar a ida às boxes, sendo o primeiro piloto a iniciar a ‘segunda parte’ da corrida, estavam decorridas 24 das 47 voltas ao traçado de 1,765 km do Mónaco.

Duas voltas mais tarde foi o líder, Sébastien Buemi a parar, com o momento mais emotivo na luta pela primeira posição a ter lugar à 26ª volta, com Lucas di Grassi a forçar o andamento para tentar chegar a primeiro antes do regresso à pista de Buemi. Os pilotos chegaram à primeira curva, após a reta da meta, lado a lado, mas Buemi conseguiu segurar a posição, que manteve até ao final da corrida. Volvidas 26 voltas, já todos os pilotos contavam com o segundo Spark-Renault STR_01E em mãos.

Na segunda faze da corrida já Sébastien Buemi rodava com alguma distância para o segundo classificado, Lucas di Grassi, numa diferença que se cifrava nos 2,4s à 35ª volta. O piloto da Audi Sport ABT passou a ter que se defender, devido à aproximação de Piquet, ao invés de atacar a liderança.

Cerca de duas voltas depois, António Félix da Costa, também na primeira curva, após a reta da meta, ultrapassou Charles Pic, chegando ao oitavo lugar, com Scott Speed logo atrás.

As posições mantiveram-se inalteradas nos lugares cimeiros. Sebastien Buemi rodava ‘sozinho’ na frente, enquanto Piquet recorreu mais uma vez ao Fanboost, colando-se ao segundo classificado, Lucas di Grassi, com o piloto a ‘aguentar’ a pressão e a nunca ceder a posição a Piquet, que acabou por ter de se ‘contentar’ com o último lugar do pódio, numa luta digna de nota e que fez centrar as atenções na fase final a corrida, que António Felix da Costa acabou por terminar na nona posição, marcando dois pontos.

Apesar de o português ter cortado a meta na décima posição, o piloto acabou por subir uma posição na geral após Scott Speed ter sofrido uma penalização de 33 s por ter ultrapassado os niveis de energia permitidos.

Depois do azar da qualificação, um resultado bem razoável para o piloto luso, já que no Mónaco não é todos os dias que se inicia a corrida em 19º e termina nos pontos…

Classificações:

Posição Piloto Equipa Tempo

1 Sébastien Buemi (P) e.dams-Renault 48:05,2

2 Lucas di Grassi Audi Sport ABT + 2.154s

3 Nelson Piquet NEXTEV TCR + 4.634s

4 Sam Bird Virgin Racing + 4.801s

5 Jerome d’Ambrosio Dragão Corrida + 5.881s

6 Nicolas Prost e.dams-Renault + 11.032s

7 Stephane Sarrazin Venturi + 26.472s

8 Scott Speed ??* Andretti + 41.138s

9 Charles Pic NEXTEV TCR + 49.538s

10 António Félix da Costa Amlin Aguri + 52.658s

11 Nick Heidfeld Venturi + 52.936s

12 Jarno Trulli Trulli + 58.984s

*sofreu uma penalização de 33s por ter ultrapassado os niveis de energia permitidos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado