António Félix da Costa: “Senti que tínhamos carro para lutar com os mais rápidos”

Por a 11 Maio 2015 16:22

Na sétima prova do ano, a Fórmula E ‘deu entrada’ na Europa, tendo como palco o Principado do Mónaco. Numa corrida composta por 47 voltas ao traçado de 1,765 km, (na primeira curva os pilotos rumavam diretamente ao porto do Mónaco, à chicane. A partir daí o traçado era igual ao da F1) António Félix da Costa concluiu o evento no nono lugar, isto depois de uma boa performance nas duas sessões de treinos livres, em que efectuou a 3ª e 4ª melhores marcas.

Porém um toque na qualificação acabaria por comprometer as aspirações do piloto da Amlin Aguri, obrigando-o a partir de trás, numa corrida em que cabe destacar o facto de ter recuperado dez posições em pista.

“Pela primeira vez senti que finalmente tínhamos carro para lutar pela pole. Os treinos livres estavam a correr muito bem e conseguimos rodar sempre entre os cinco primeiros e por isso estava muito confiante na qualificação, talvez até um pouco demais. Na qualificação temos duas oportunidades para fazer uma volta rápida, ou seja, com o motor na máxima potência, é uma regra. Normalmente a primeira oportunidade serve para ver se está tudo bem e depois na segunda volta atacamos, mas na primeira tentativa estava já a sentir-me bem com o carro e acabei por entrar um pouco depressa demais na curva cinco e bater no muro. Isso estragou-mos não só a qualificação e a corrida, por partir de trás, assim como o carro nunca chegou a ficar pronto, indo para a corrida sem estar afinado”, explicou o piloto português.

 “Na corrida consegui arrancar bem e fugir ao acidente (ndr. que colocou Bruno Senna e Jaime Alguersuari fora de prova, envolvendo também Jean-Eric Vergne, Salvador Duran e Vitantonio Liuzzi.) sem estragar nada no carro, recuperando vários lugares logo aí. Estava a sentir-me muito bem e a bom ritmo, mas já sabia que quando passasse para o segundo carro, que foi aquele com que bati na qualificação, que ia ser mais complicado. Este estava completamente desequilibrado, sofri muito porque estava muito difícil de guiar, não era rápido e estava a consumir muita energia para me conseguir manter na luta. Sair de 19º e acabar em 9º tem de ser considerado um bom resultado, mais era difícil. Terminar nos pontos acabou por salvar um pouco o fim de semana depois do erro na qualificação.

Sinto-me muito melhor, a nossa equipa a Amlin Aguri começou uns furos abaixo de toda a concorrência, porque começamos a testar todos juntos, com os engenheiros e mecânicos certos, na primeira corrida e ainda hoje em dia continuamos a trazer pessoas novas para a equipa e não está totalmente reestruturada como eu gostaria. Por isso temos vindo a melhorar a cada fim de semana, o carro está cada vez melhor e e este fim de semana senti que tínhamos carro para lutar com os mais rápidos. Agora vamos confiantes para a próxima corrida, em Berlim, já daqui a duas semanas, em que iremos tentar terminar no pódio”, finalizou.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Pistas
últimas Autosport
pistas-2
últimas Automais
pistas-2
Ativar notificações? Sim Não, obrigado