O último duelo Loeb-Ogier?
É o cenário perfeito: Sébastien contra Sébastien… em casa. O Rali de França-Alsácia promete ser um dos eventos mais apaixonantes dos últimos anos e pode consagrar o mais novo dos gauleses
Quem é o melhor piloto do mundo? A questão ainda está aberta a debate embora Sébastien Ogier e Sébastien Loeb estejam em fases diferentes das suas carreiras: o primeiro em rápida ascensão até ao topo do Mundial, a provar que aquilo que fez na Citroën entre 2008 e 2011 não foi obra do acaso; o segundo em modo de pré-reforma do WRC, mais interessado em explorar outras competições como o FIA GT, a Rampa de Pikes Peak ou o Europeu de Ralicross… mas ainda com algo a provar ao seu antigo companheiro de equipa. Ogier e Loeb nunca esconderam a rivalidade que os separa (ou será, que os une?) e as tentativas recentes de desvalorizarem esse facto não retiram aos adeptos dos ralis o desejo de um último rendez-vous entre dois talentos notáveis.
O piloto da Volkswagen precisa de apenas um ponto para confirmar o seu primeiro título mundial, depois de uma época dominadora onde conseguiu inclusive provocar uma crise de confiança sem precedentes em Jari-Matti Latvala. O líder do Mundial procura a sétima vitória de 2013 (a 14ª da sua carreira) e revelou que a Volkswagen lhe deu ‘rédea livre’ para este Rali de França, sabendo o quão importante será este duelo (eventualmente final) com Loeb.
Já o regressado veterano da Citroën fez questão de dizer que sofrerá com a falta de ritmo – Loeb referiu só ter feito um teste com o DS3 WRC antes da prova – mas é um natural candidato à vitória numa prova que venceu desde a primeira edição, em 2010, e que ainda por cima se realiza na sua região-natal. Mas, mesmo que o rali se disputasse noutra parte do mundo, o alsaciano seria sempre favorito pois Loeb… é Loeb.
Os ‘outros’
Com atenções viradas para os dois gigantes franceses, Thierry Neuville tentará uma enorme surpresa e rezar por um milagroso abandono de Ogier, embora o jovem belga da M-Sport saiba que a diferença de 83 pontos para o francês só vai atrasar o inevitável. Latvala também tenta ‘salvar’ a face após mais um rali – na Austrália – onde saiu de estrada e comprometeu um lugar no pódio final, estando atualmente no terceiro lugar do Mundial, a 19 pontos de Neuville. Abaixo das expectativas, e portanto também à procura de um brilharete, estão Mikko Hirvonen e Mads Ostberg, numa altura em que tanto a Citroën como a M-Sport estão prestes a tomar decisões sobre os seus pilotos para 2014.
No WRC2, só dois nomes estão neste momento a lutar pelo título mundial, Abdulaziz Al-Kuwari e Robert Kubica, embora só o polaco – que em 2014 poderá dividir-se entre o WRC e o WTCC – esteja inscrito na prova gaulesa, tentando recuperar o atraso para o compatriota de Nasser Al-Attiyah. No Mundial Júnior, Pontus Tidemand também pode sagrar-se campeão do Mundo caso marque mais 12 pontos do que o seu rival mais próximo, o espanhol José Suárez. Com um total de 88 carros inscritos – incluindo 14 WRC e cinco R5 – o Rali de França-Alsácia terá a segunda maior lista do ano, só atrás do Rali da Finlândia.
Horário*
Quinta-feira, 3 de outubro
SS1 – Estrasburgo PowerStage (4,55 km) 15h00
Sexta-feira, 4 de outubro
SS2 – Klevener 1 (10,66 km) 08h18
SS3 – Massif Des Grands Crus 1 (13,04 km) 08h50
SS4 – Vosges 1 (34,34 km) 09h50
SS5 – Klevener 2 13h40
SS6 – Massif Des Grandes Crus 2 14h12
SS7 – Vosges 2 15h12
Sábado, 5 de outubro
SS8 – Hohlandsbourg 1 (28,48 km) 08h23
SS9 – Vallée de Monster 1 (16,73 km) 09h06
SS10 – Soultzteren 1 (19,93 km) 09h54
SS11 – Hohlandsbourg 2 12h57
SS12 – Vallée de Monster 2 13h40
SS13 – Soultzteren 2 14h28
SS14 – Mulhouse (4,65 km) 17h00
Domingo, 6 de outubro
SS15 – Vignoble de Cleeburg 1 (14,60 km) 08h23
SS16 – Bischwiller 1 (7,95 km) 09h46
SS17 – Haguenau 1 (5,74 km) 10h18
SS18 – Vignoble de Cleeburg 2 11h45
SS19 – Bischwiller 2 13h08
SS20 – Haguenau 2 13h40
*hora portuguesa
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI