Valentino Rossi admite: “A Honda encontrou algo especial”
O atual ascendente técnico da Honda sobre a Yamaha tem ajudado Marc Márquez e Dani Pedrosa a baterem Jorge Lorenzo no MotoGP, apesar de todo o talento do maiorquino que inclusive se tornou fortíssimo nos arranques e primeiras voltas (anteriormente, uma das suas poucas lacunas). Apesar de não ter a mesma rapidez do seu companheiro de equipa, Valentino Rossi admitiu em Sepang que as Honda oficiais estão num patamar acima daquilo que a Yamaha consegue fazer neste momento, mesmo com a caixa de velocidades seamless que as M1 passaram a usar.
“A nossa moto é fantástica, mas continua a ter o comportamento de uma moto normal”, analisou Rossi. “Continuamos a ser muito fortes nas curvas rápidas mas a Honda encontrou algo especial para as curvas mais apertadas. Eles conseguem fazer uma linha diferente, inserem a moto muito rápido e mantêm-se no interior da curva – às vezes parece até que viram demais!”
Honda feita à medida de pesos-pluma
“A Yamaha tem um bom equilíbrio e agora com a caixa seamless não perdemos muito em aceleração”, continuou Rossi. “Mas a Honda é mais ‘apertada’ nas curvas e consegue usar melhor a aceleração. Antes, a Yamaha era sempre muito forte em travagem e inserção mas no ano passado, em Brno, a Honda descobriu algo muito bom e este ano eles deram novo passo em frente. Parece que conseguem usar o pneu da frente muito melhor do que nós. A nossa caixa seamless não nos ajuda a ser suaves na entrada nas curvas mas a da Honda sim. Eu acho que eles têm a mesma suavidade quando reduzem (de relação de caixa). Estamos a trabalhar muito com os engenheiros japoneses na caixa mas isto é normal, nós temos a seamless há três corridas e a Honda tem-na há três anos. Mas atualmente a vantagem deles não é só na caixa, também é na afinação do chassis”, concluiu o veterano piloto italiano.
Refira-se ainda que a performance das RC213V também é auxiliada pela estatura de Pedrosa (1,60m, 51 kg) e Márquez (1,68m, 59 kg), pilotos de inegável rapidez e talento mas que são bem mais leves e pequenos do que Lorenzo (1,72m, 65 kg) e Rossi (1,82m, 67 kg).
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI