Ricardo Porém atascou e é 18º, Paulo Rui Ferreira próximo do top 10

Por a 16 Outubro 2013 18:08

A estreia de Ricardo Porém na areia de Marrocos teve hoje o seu episódio mais complicado nas três primeiras etapas da prova. O jovem piloto leiriense, ao volante de uma Nissan Navara OffRoad assistida pela MRAcing, atascou na especial de hoje com 250 quilómetros cronometrados, tendo perdido 1h14m para o vencedor da tirada, Orlando Terranova, e descendo por isso até ao 18º lugar da geral.

Por outro lado, Paulo Rui Ferreira esteve em bom plano e foi sétimo na etapa, a 18m38s do vencedor. Com este resultado, o português colocou a sua Nissan no 12º lugar da geral a 1h34m do líder Terranova.

“Hoje não conseguimos andar tão bem como até aqui”, comentava Ricardo Porém na chegada do Sector Selectivo de 250 quilómetros. “Ficámos atascados na areia por três vezes e estimo ter perdido quase uma hora com estas paragens. Era uma etapa dura, com muita areia e aquilo que aconteceu resultou apenas a minha falta de experiência… O carro esteve impecável, voltou a não dar quaisquer problemas – graças à MRacing que ontem teve trabalho redobrado para reparar a falha de travões – o Manuel voltou a estar irrepreensível em termos de navegação e só posso mesmo queixar-me de mim e de não ter conseguido ultrapassar da melhor forma os obstáculos das dunas. A verdade é que estou a divertir-me muito e ganhar experiência num tipo de prova e terreno que desconhecia em absoluto e isso é o mais importante. ” 

Ontem, Ricardo e Manuel Porém continuaram a subir, chegando ao 13º lugar, realizando uma performance de grande nível nesta sua estreia em solo marroquino. Cientes das dificuldades que encerram uma prova deste tipo, muito mais longa e dura do que qualquer das que até aqui disputaram, Ricardo e Manuel Porém conseguiram um resultado de relevo, o 13º melhor tempo, que lhes permitiu ascender ao mesmo posto em termos de geral. A etapa de ontem apresentava-se radicalmente diferente da de abertura da prova que era maioritariamente em areia. Esta segunda tirada foi desenhada num percurso montanhoso com muita pedra solta, mas, ao mesmo tempo, rápido e tecnicamente exigente. Para Ricardo Porém, este segundo dia “foi duro para mim, mas igualmente exigente para o carro. A certa altura ficámos sem travões, mas conseguimos gerir o andamento e chegar ao final sem problemas de maior. A etapa era dura, muito pedregosa, mas também divertida e exigente em termos de condução. A verdade é que temos que gerir o esforço, já que se trata de uma prova de seis dias e ainda temos muito pela frente.”

Começo calmo

Na primeira Etapa da edição de 2013 do Rali de Marrocos a dupla lusa conquistou a 15ª posição da geral. No final da etapa a dupla portuguesa revelava um enorme sorriso nos lábios, tal a forma como as coisas correram nesta que foi a sua estreia absoluta no deserto em competição. Com muitas dunas e algumas armadilhas este dia correu de feição e o piloto de Leiria afirmava que “foi espectacular. Estava um pouco ansioso, por saber que iríamos ter pela frente uma etapa de dunas, com muita navegação, mas a verdade é que ultrapassámos este primeiro desafio sem qualquer tipo de problemas. O meu irmão Manuel esteve impecável e isso deu-me uma confiança adicional. Não nos perdemos, tive as notas sempre no sítio certo e este primeiro sucesso deve-se em muito a ele. O carro é muito bom e conseguimos evitar todos os perigos da pista. Foi um dia muito bom e que nos dá uma motivação adicional para o que temos pela frente.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado