Etelvino Carvalho venceu Desafio Total/Mazda em Portalegre

Por a 2 Novembro 2013 21:31

Única competição monomarca inserida no Campeonato de Portugal de TT, o Desafio Total/Mazda teve a penúltima prova da temporada na Baja de Portalegre, onde apenas duas Mazda BT-50 chegaram ao final da clássica alentejana. A prova ficou marcada por uma extrema dureza e o mais resistente foi Etelvino Carvalho que, ao vencer, deu um importante passo na luta pelo título deste ano. Quem já pode festejar é o seu co-piloto Nuno Gonçalves que, com a vitória deste fim-de-semana já é ‘campeão’ de navegadores.

O primeiro dos dois sectores selectivos da prova revelou-se muito complicado para uma parte considerável das equipas que disputam o Desafio Total/Mazda 2013. Os cerca de 200 quilómetros deste primeiro percurso da segunda etapa acabaram com as aspirações de três das formações em prova. A primeira equipa a abandonar foi a formada por Rui Lopes e Francisco Cabral. A BT-50 ficou sem a terceira velocidade com apenas 70 quilómetros de prova e o abandono acabou por consumar-se ainda antes de CP1 quando a caixa de velocidades deixou mesmo de funcionar.

Mais à frente surgiram problemas de turbo com a equipa Bruno Oliveira/Vânia Paim, vencedores do Prólogo de ontem. O turbo cedeu e a equipa foi forçada a parar ainda com pouco mais de metade do sector cumprido. Depois da quebra de um amortecedor, problemas na alimentação de combustível levaram João Rato/José Motaco a ficarem pelo caminho já na fase final do troço matinal.

Com isto, à chegada ao reagrupamento entres os dois sectores selectivos, a liderança estava na mão de Etelvino Carvalho, apesar de a caixa de velocidades ser fonte de alguma desconfiança por parte do piloto de Portalegre. Nada preocupado e com um ritmo muito controlado, João Oliveira/Paulo Torres eram segundos entre os Mazda. 

No segundo sector, Etelvino Carvalho conseguiu imprimir o andamento mais forte e cimentou a liderança, rodando mesmo entre os mais rápidos do Evento Nacional nesta Baja 500. O piloto alentejano regressou a Portalegre com uma vitória inequívoca em termos de Desafio e com o terceiro lugar à geral no Evento Nacional, posição que o deixou naturalmente muito satisfeito: “Foi uma corrida com alguns percalços, mas chegámos ao fim e isso deixa-nos muito contentes. Não foi fácil fazer a corrida quase toda sem terceira velocidade, mas o resultado final é muito bom e coloca-nos na liderança do Desafio.”

Nuno Gonçalves também não escondeu a sua alegria em relação à conquista do título, afirmando que “é uma sensação muito boa. Faltam-me as palavras. Aproveito para dedicar esta conquista ao meu pai e ao Etelvino. Sem eles nada disto era possível!”

João Oliveira voltou a ter uma jornada isenta de problemas, chegando ao final no segundo posto do Desafio e na luta pelo título: “Antes de mais gostava de dar os parabéns ao Nuno Gonçalves pela conquista do título. O Paulo Torres estava na luta, mas em prol do resultado da equipa, achámos melhor não correr riscos e assim não atacar. Foi uma tarde muito mais dura do que esperávamos, mas a verdade é que o resultado nos satisfaz e serve os nossos interesses na luta pelo título.”

A próxima prova do Desafio Total/Mazda está inserida na prova de resistência de Fronteira, que tem lugar nos dias 29 e 30 de Novembro e 1 de Dezembro.

Classificação Final:

1º Etelvino Carvalho/Nuno Gonçalves (Mazda BT-50 – Elpídio e Horácio), 6h14m40s

2º João Oliveira/Paulo Torres (Mazda BT-50 – Santogal), 6h46m15s

Desafio Total / Mazda (Pilotos)

1º Etelvino Carvalho, 61 pontos

2º João Oliveira, 58

3º João Rato, 35

4º Bruno Oliveira, 15

5ºs Miguel Paião e Rui Lopes, 12

Desafio Total Mazda (Navegadores)

1º Nuno Gonçalves, 61 Pontos – “Campeão 2013”

2º Paulo Torres, 58

3º Jorge Amaral, 35

4º Vânia Paim, 15

5º Gil Brito e Francisco Cabral, 12

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas TT
últimas Autosport
todooterreno
últimas Automais
todooterreno
Ativar notificações? Sim Não, obrigado