Apresentação MotoGP 2014: conheça todas as equipas

Por a 19 Março 2014 19:00

Como já é hábito, a época do MotoGP começa sob as luzes artificiais de Losail e será palco de uma batalha sem tréguas entre Marc Márquez, Jorge Lorenzo, Dani Pedrosa e Valentino Rossi. Mundial da classe-rainha fica também marcada por mudanças regulamentares e desportivas. Fique a conhecer todas as equipas da nova temporada do MotoGP.

REPSOL HONDA TEAM (FACTORY)

#93 MARC MÁRQUEZ (ESP)

IDADE: 21

#26 DANI PEDROSA (ESP)

IDADE: 28

A forma fulgurante como Márquez conquistou o histórico título no MotoGP e a performance demonstrada pela Honda na pré-época voltam a fazer do jovem campeão do Mundo o principal favorito para 2014. Márquez tem um talento sobrenatural e enquanto a marca japonesa lhe continuar a dar uma moto competitiva, será sempre um regalo vê-lo em pista ao mesmo tempo que acumula experiência na classe-rainha. Contra si, o catalão tem o facto de ter fraturado uma perna num treino de motocross em fevereiro e não se saber exatamente em que condições chegará ao Qatar, além de não ter ajudado o desenvolvimento da RC213V em duas sessões de testes, na Malásia e Phillip Island.

Já Pedrosa está em plena contagem decrescente para convencer os responsáveis da Honda a renovarem o seu contrato, que termina no final do ano. Aos 28 anos, o ex-campeão de 125cc e 250cc já mostrou que consegue ser praticamente imbatível em alguns fins-de-semana mas o certo é que ainda não provou ter rapidez, agressividade e ‘estofo’ para se tornar campeão do Mundo. Se não o for esta época, certamente terá de mudar de ares…

MOVISTAR YAMAHA FACTORY RACING (FACTORY)

#99 JORGE LORENZO (ESP)

IDADE: 26

#46 VALENTINO ROSSI (ITA)

IDADE: 35

A grande questão em torno da Yamaha é se os seus dois pilotos terão moto para lutar de igual para igual com a Repsol Honda logo no início da época. Segundo Lorenzo, a nova M1 está ao nível da RC213V mas a Yamaha sofreu bastante com os pneus da Bridgestone em Sepang, algo que já não se verificou nos testes de Phillip Island. Se de facto as duas motos forem equivalentes, o espetáculo está garantido e Lorenzo é um fortíssimo candidato ao título pois o maiorquino é talentoso, psicologicamente inquebrável e além disso foi o piloto que mais corridas venceu em 2013 (oito).

Valentino Rossi tomou uma decisão radical após uma época abaixo das expectativas ao dispensar o lendário Jeremy Burgess. A mudança parece ter resultado pois Rossi e o seu novo engenheiro Silvano Galbusera colocaram a Yamaha número 46 bem mais próxima do topo durante os testes de pré-época. Rossi demonstrou em várias ocasiões no ano passado que continua combativo como poucos: aos 35 anos, terá ainda rapidez para bater Márquez, Lorenzo e Pedrosa?

MONSTER YAMAHA TECH 3 (FACTORY)

#44 POL ESPARGARÓ (ESP)

IDADE: 22

#38 BRADLEY SMITH (GBR)

IDADE: 23

Há quem acredite que a Tech 3 fez um downgrade na sua dupla de pilotos ao substituir Cal Crutchlow com o rookie Pol Espargaró. O certo é que a tarefa da equipa francesa para se manter como a melhor das ‘outras’ será muito mais difícil em 2014, com a subida de forma da Ducati e com a ameaça da Open de Aleix Espargaró. Bradley Smith terá de mostrar serviço agora que já tem um ano de experiência na classe-rainha enquanto Pol Espargaró, campeão do Moto2, sofreu um rude golpe ao fratura uma clavícula nos derradeiros ensaios em Losail. Ainda assim, o jovem espanhol deverá ser a principal aposta de Hervé Poncharal para (tentar) lutar por um pódio.

GO&FUN HONDA GRESINI (FACTORY E OPEN)

#19 ÁLVARO BAUTISTA (ESP)

IDADE: 29

#45 SCOTT REDDING (GBR)

IDADE: 21

A Gresini é a única equipa que terá duas motos diferentes no pelotão. Álvaro Bautista tentará aproveitar o potencial da Honda RC213V da classe Factory, enquanto o estreante Scott Redding ascende ao MotoGP com uma Honda RCV1000R da classe Open. Bautista esteve em bom plano nos testes da pré-época mas terá de uma vez por todas de libertar-se do rótulo de piloto irregular e imprevisível, agora inicia a sua quinta temporada na classe-rainha (dois pódios em 2012). Já Redding foi uma das desilusões dos testes de preparação mas o jovem inglês também tem de lidar com uma moto que, neste momento, é claramente inferior às Open da Yamaha e Ducati, e muito menos evoluída do que as motos Factory.

LCR HONDA MOTOGP (FACTORY)

#6 STEFAN BRADL (ALE)

IDADE: 24

Bradl é um piloto tipicamente alemão e vai aproveitar qualquer oportunidade que surja para chegar ao pódio, como aconteceu no ano passado em Indianápolis. O antigo campeão de Moto2 (bater Marc Márquez nessa época foi um dos pontos altos da sua carreira no Mundial) é, tal como Bautista, outro piloto que tentará explorar a competitividade da Honda RC213V versão-cliente, mesmo que esta tenha uns ‘pózinhos’ a menos que as motos oficiais.

DUCATI TEAM (FACTORY/OPEN)

#4 ANDREA DOVIZIOSO (ITA)

IDADE: 27

#35 CAL CRUTCHLOW (GBR)

IDADE: 28

Os responsáveis da Audi já avisaram: é hora da Ducati mostrar serviço. Para isso, Gigi Dall’Igna e os diretores da Ducati Corse começaram por tomar a decisão radical de mudar todas as Desmosedici para a nova classe Open, onde terão outra liberdade de desenvolvimento ao longo do ano e benesses do regulamento técnico. Os italianos ficaram menos satisfeitos quando souberam da proposta para serem integrados numa classe ‘Factory 2’, alegadamente sugerida por pressão da Honda, mas o certo é que tanto na Malásia como na Austrália as Desmosedici mostraram estar mais perto das Honda e Yamaha, fosse com as especificações Factory ou Open. Crutchlow foi a grande contratação da marca de Bolonha para 2014 mas o britânico encontra na equipa mesmo o piloto que o bateu com armas iguais na Tech 3 em 2012. O duelo Dovizioso-Crutchlow e, sobretudo, a comparação da Ducati com as rivais Factory serão pontos de interesse em 2014.

DRIVE M7 ASPAR (OPEN)

#69 NICKY HAYDEN (EUA)

IDADE: 32

#7 HIROSHI AOYAMA (JAP)

IDADE: 32

Apesar de combativo e regular, Hayden ‘desce’ a uma equipa privada sem ter conseguido calar os céticos que afirmam que o seu título de 2006 foi fruto das circunstâncias. Aos 32 anos, o norte-americano será a grande referência do pelotão que utiliza a nova Honda da classe Open, mas Hayden já disse que a RCV1000R perdia cerca de 18 km/h em reta para as motos mais rápidas. O experiente Aoyama também ingressa na equipa Aspar mantendo a sempre importante presença de um piloto japonês na grelha.

PRAMAC RACING ENERGY T.I. (OPEN)

#29 ANDREA IANNONE (ITA)

IDADE: 24

#68 YONNY HERNÁNDEZ (COL)

IDADE: 25

A equipa-satélite da Ducati volta a depositar esperanças naquilo que Andrea Iannone poderá fazer. O jovem italiano é rápido mas tremendamente inconstante, tal como mostrou no Moto2. Se as vantagens da classe Open forem suficientes para aproximar as Desmosedici do topo do pelotão, Iannone poderá surpreender em algumas corridas. O colombiano Hernández, por outro lado, continua a ser uma incógnita e terá, primeiro de tudo, que bater o seu companheiro de equipa naquela que será a sua terceira época no MotoGP.

NGM FORWARD RACING (OPEN)

#41 ALEIX ESPARGARÓ (ESP)

IDADE: 24

#5 COLIN EDWARDS (EUA)

IDADE: 40

Aleix Espargaró é o verdadeiro joker deste Campeonato do Mundo de MotoGP. O mais velho dos irmãos Espargaró brilhou nas últimas épocas com uma CRT e agora promete estar ainda mais forte na nova classe Open, tendo colocado a Yamaha M1-versão 2013 ‘mascarada’ pela FTR nos primeiros lugares em quase todas as sessões, inclusive imiscuindo-se entre as Factory da Honda e Yamaha. O talento do catalão e a performance da M1 poderão levá-lo ao pódio primeiro que o seu irmão mais novo. Já Edwards é o piloto mais velho do pelotão mas a sua experiência é valiosa para a equipa suíça.

AVINTIA RACING (OPEN)

HÉCTOR BARBERÁ (ESP)

IDADE: 27

MIKE DI MEGLIO (FRA)

IDADE: 26

A espanhola Avintia Racing inscreve as únicas Kawasaki do plantel e volta a ter Héctor Barberá como ‘chefe de fila’. O valenciano esteve mais discreto em 2013 do que na época anterior mas é sempre bastante regular e será a referência interna, já que Mike Di Meglio é um rookie na classe-rainha.

IODA RACING (OPEN)

#8 DANILO PETRUCCI (ITA)

IDADE: 23

Uma das equipas mais pequenas do pelotão, a Ioda Racing teve grandes dificuldades para viabilizar a sua temporada. Chegou a ter duas ART (modelo da Aprilia) na lista de inscritos, uma para Danilo Petrucci e outra para Leon Camier, mas o britânico foi dispensado à última hora por falta de budget. Petrucci deverá ter grandes dificuldades em fugir aos últimos lugares.

CARDION AB MOTORACING (OPEN)

#17 KAREL ABRAHAM (CHE)

IDADE: 24

A equipa financiada pelo pai de Karel Abraham – milionário checo que detém o circuito de Brno – optou pela Honda de Produção para esta época. Contudo, o jovem checo falhou o último terço da época passada devido a uma lesão num ombro e dificilmente vai repetir os bons resultados conseguidos em 2011 e 2012 com uma Ducati privada.

PAUL BIRD MOTORSPORT (OPEN)

#23 BROC PARKES (AUS)

IDADE: 32

#70 MICHAEL LAVERTY (GBR)

IDADE: 32

A PBM continua a transportar o espírito das pequenas equipas privadas e este ano juntou o australiano Broc Parkes ao irmão mais velho de Eugene Laverty, Michael Laverty. Ainda assim, as duas PBM com motor Aprilia deverão estar regularmente em luta com a Avintia e a Ioda na cauda do pelotão.

CALENDÁRIO 2014

23 Mar Qatar* Doha/Losail

13 Abr Américas Austin

27 Abr Argentina Termas de Rio Hondo

04 Mai Espanha Jerez de la Frontera

18 Mai França Le Mans

01 Jun Itália Mugello

15 Jun Catalunha Montmeló

28 Jun Holanda** Assen

13 Jul Alemanha Sachsenring

10 Ago Indianápolis Indianápolis

17 Ago República Checa Brno

31 Ago Grã-Bretanha Silverstone

14 Set São Marino Marco Simoncelli Misano

28 Set Aragão MotorLand Aragón

12 Out Japão Motegi

19 Out Austrália Phillip Island

26 Out Malásia Sepang

09 Nov Valência Ricardo Tormo-Valência

* Corrida noturna

** Corrida ao sábado

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