E se Aleix Espargaró vencer o GP do Qatar?
Intocável. Aleix Espargaró e a Forward-Yamaha da classe Open continuam numa classe à parte no GP do Qatar, algo que levanta uma questão pertinente antes da primeira corrida da época: e se uma moto da classe criada pela Dorna/FIM para conter custos no MotoGP vencer o primeiro Grande Prémio do ano?
Recorde-se que o mais velho dos irmãos Espargaró já tinha dado excelentes indicações nos testes de pré-temporada, colocando a Yamaha que a equipa oficial usou em 2012 (e usada pela Tech 3 em 2013) entre as motos Factory mas usando as novas especificações Open, ou seja, depósito de combustível com 24 litros (em vez de 20), eletrónica com o software-padrão da Magneti Marelli (entretanto bastante evoluído com a ajuda da Ducati) e um pneu traseiro de composto mais macio. Nas três sessões de treinos livres em Losail, ninguém conseguiu incomodar o piloto catalão, que já tinha mostrado o seu talento nas últimas épocas na classe CRT (antecessora da categoria Open). O segundo melhor tempo no terceiro treino livre foi obtido pela Ducati de Andrea Iannone, também em modo Open, depois de na sessão anterior ter sido a Ducati de Andrea Dovizioso a ocupar esse lugar. Contudo, Dovizioso tinha ficado a 0,331s de Espargaró e Iannone ficou a 0,413s, mostrando que o espanhol tem mesmo um ritmo imbatível pelo menos em condições de qualificação. Álvaro Bautista tem colocado a Honda da Gresini como melhor representante das Factory (ndr, a Ducati está inscrita como Factory mas na prática usa o regulamento Open, como pode ler neste artigo
), mas no terceiro treino livre ficou a quase meio segundo de Espargaró.
O QUE EXPLICA ESTE DOMÍNIO?
Em primeiro lugar, o facto das equipas privadas terem testado no Qatar há menos de duas semanas, afinando as suas motos para as condições de pouca aderência do asfalto de Losail, algo que tem sido o principal problema para os pilotos da Repsol Honda e Movistar Yamaha (que estiveram ausentes desses testes). Depois, a competitividade do binómio Espargaró-Yamaha pois na prática o talentoso piloto espanhol está a usar uma moto com chassis e motor ex-fábrica, adaptados pela FTR para a classe Open.
Por último, o pneu traseiro de composto mais macio também está a influenciar estes resultados nos treinos, algo que poderá ser diferente em corrida, onde é pouco provável que este composto seja usado pois não deve ‘aguentar’ mais do que 10 voltas. Ainda assim, Jorge Lorenzo referiu que Espargaró e Iannone tinham usado os mesmos pneus que a Movistar Yamaha no terceiro treino livre e mesmo assim foram muito mais rápidos do que ele.
É expectável que o asfalto vá ganhando aderência no dia de hoje (ndr, a qualificação está marcada para as 17h35 portuguesas), mas Espargaró pelo menos já lançou um debate curioso pois poderemos ter um moto tecnicamente menos evoluída a bater os protótipos ‘state of the art’ das milionárias equipas de fábrica.
MOTOGP – TREINO LIVRE 3
1. Aleix Espargaró ESP NGM Forward Racing (Forward Yamaha) 1m 54.773s
2. Andrea Iannone ITA Pramac Racing (Desmosedici) 1m 55.186s | +0.413s
3. Álvaro Bautista ESP Go&Fun Honda Gresini (RC213V) 1m 55.240s | +0.467s
4. Andrea Dovizioso ITA Ducati Team (Desmosedici) 1m 55.250s | +0.477s
5. Marc Márquez ESP Repsol Honda Team (RC213V) 1m 55.446s | +0.673s
6. Bradley Smith GBR Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 1m 55.474s | +0.701s
7. Jorge Lorenzo ESP Movistar Yamaha MotoGP (YZR-M1) 1m 55.495s | +0.722s
8. Stefan Bradl GER LCR Honda MotoGP (RC213V) 1m 55.676s | +0.903s
9. Valentino Rossi ITA Movistar Yamaha MotoGP (YZR-M1) 1m 55.702s | +0.929s
10. Dani Pedrosa ESP Repsol Honda Team (RC213V) 1m 55.754s | +0.981s
11. Pol Espargaro ESP Monster Yamaha Tech 3 (YZR-M1) 1m 55.793s | +1.020s
12. Cal Crutchlow GBR Ducati Team (Desmosedici) 1m 56.013s | +1.240s
13. Nicky Hayden USA Drive M7 Aspar (RCV1000R) 1m 56.357s | +1.584s
14. Colin Edwards USA NGM Forward Racing (Forward Yamaha) 1m 56.373s | +1.600s
15. Yonny Hernandez COL Pramac Racing (Desmosedici) 1m 56.633s | +1.860s
16. Hiroshi Aoyama JPN Drive M7 Aspar (RCV1000R) 1m 56.939s | +2.166s
17. Scott Redding GBR Go&Fun Honda Gresini (RCV1000R) 1m 56.997s | +2.224s
18. Karel Abraham CZE Cardion AB Motoracing (RCV1000R) 1m 57.345s | +2.572s
19. Broc Parkes AUS Paul Bird Motorsport (PBM-ART) 1m 57.665s | +2.892s
20. Mike Di Meglio FRA Avintia Racing (Avintia) 1m 58.204s | +3.431s
21. Hector Barbera ESP Avintia Racing (Avintia) 1m 58.219s | +3.446s
22. Michael Laverty GBR Paul Bird Motorsport (PBM-ART) 1m 58.378s | +3.605s
23. Danilo Petrucci ITA IodaRacing Project (ART) 1m 58.651s | +3.878s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI