Novo ‘banho’ de Ogier em Santana da Serra
Sébastien Ogier acaba de repetir a sensacional performance no troço mais longo do Rali de Portugal, Santana da Serra (31,9 km). O piloto da Volkswagen ganhou 11 segundos de uma assentada a Mikko Hirvonen e 17,7s ao seu companheiro de equipa Jari-Matti Latvala.
Na primeira passagem por Santana da Serra, de manhã, Ogier já tinha ganho 8,7s a Hirvonen e agora, no final da PE11, a expressão do finlandês dizia tudo: “Ele está a ir embora. Não o consigo apanhar”. O campeão do Mundo tem agora 20,8s de vantagem sobre o FIesta RS WRC de Hirvonen, com o DS3 WRC de Mads Ostberg a reforçar o último lugar do pódio, 23,6s na frente de Dani Sordo.
Carro nº 1, Ogier/Ingrassia
“Está difícil. Não existe tanta lama como de manhã mas continua a manter-se muito escorregadia esta especial. Agora quero gerir o desgaste dos pneus e terminar o dia.”
Carro nº 2, Latvala/Anttila
“Temos que ser cuidados porque estou com pneus duros e é muito complicado encontrar aderência. É surpreendente como o terreno continua húmido e por isso não conseguimos a aderência com os pneus duros e naturalmente nunca estamos à vontade e confiantes. Estou a poupar pneus para amanhã.”
Carro nº 4, Ostberg/Anderson
“Estamos com os pneus duros e tendo em conta que a especial está ainda muito enlameada acho que andámos bem. Pensámos no dia de amanhã e por isso escolhemos os pneus duros de forma a conservar os moles para amanhã onde queremos discutir os pontos da Power Stage.”
Carro nº 5, Hirvonen/Lehtinen
“Dei tudo o que tinha. Os pneus estão completamente ‘slick’ na traseira e não posso fazer mais nada. O Rally ainda não acabou por entanto e por isso vou continuar a lutar. Infelizmente não tenho melhores pneus para colocar.”
Carro nº 6, Evans/Barrit
“Em alguns locais temos excelente aderência, noutros nem por isso. Globalmente a especial está muito interessante, não foi perfeita para mim mas foi muito boa. Tem sido uma experiência fantástica ser o primeiro na estrada.”
Carro nº 7, Neuville/Gilsoul
“Toquei ligeiramente em algo. Consigo andar na mesma e vamos levar o carro até ao final.”
Carro nº 8, Hänninen/Tuominen
“Foi muito duro. Não fiz uma boa condução de manhã e agora as condições continuam complicadas e perdemos tempo.”
Carro nº 9, Mikkelsen/ Markkula
“Pensei que tinha um furo ao longo de toda a especial. Não tinha qualquer aderência e por isso perdi muito tempo. Conseguimos resolver o problema da direcção assistida, mas com estes pneus é impossível andar melhor.”
Carro nº 12, Al Qassimi/ Patterson
“A especial está muito marcada pelos regos. Alguns locais estão muito polidos e tive que alterar a técnica de condução.”
Carro nº 16, Solberg/Minor
“Estou também com pneus duros e estou muito satisfeito com a escolha que fiz (duros). Na lama sentimos algumas dificuldades mas estou a divertir-me bastante.”
Carro nº 20, Sordo/Marti
“Não andei muito na poeira do Thierry, apenas no último quilómetro um pouco mais. Mas não consigo andar depressa com estes pneus, é impossível, não consigo aumentar o ritmo.”
Carro nº 21, Prokop/Tománek
“Errámos por completo nos pneus. Foi impossível ou quase conseguir boas trajectórias nestas condições. Não tinha qualquer informação e pensei que o terreno fosse secar rapidamente como é normal aqui em Portugal.”
Carro nº 35, Ketomaa/Lindstrom
“Nada de especial connosco. Mas a especial é muito longa e exige bastante concentração em todos os momentos. Não temos problemas com os pneus porque utilizamos Fedima e por isso não temos questões de aderência.”
Carro nº 36, Barrable/Loudon
“Correu bem. Fizemos uma mistura dos dois compostos e resultou, mas no final apanhámos um grande susto em quinta velocidade e isso relembrou-nos como é fácil cometer erros nestas condições. Andámos ‘pendurados’ em duas rodas mas tudo correr bem.”
Carro nº 38, Ahlin/Abrahamsen
“Tivemos pequenos problemas de comunicação no carro, depois furámos e quando voltámos ao troço os travões deixaram de funcionar.”
Carro nº 40, Al-Attiyah/Bernacchini
“Estou feliz com esta passagem. Encontrei a melhor forma de afinar o carro para esta especial ao aumentar a altura. Entrei com os pneus duros e esta foi a melhor escolha e não quis correr riscos.”
Carro nº 42, Tidemand/Floene
“Agora estamos a fazer o que podemos para sermos terceiros. Não tenho qualquer experiência com estes pneus e por isso é mais complicado escolher. Neste momento estamos a misturar os duros com os moles.”
Carro nº 43, Sousa/Magalhães
“Faltam-me alguns cavalos porque o turbo está intermitente. Estamos constantemente a perder potência e ainda não percebi se é um problema eléctrico ou mesmo do turbo.”
Carro nº 44, Maurin/Klinger
“Perdi algum tempo na poeira de pilotos mais lentos. Mas a especial está muito destruída e tive que pensar em preservar o carro.”
Carro nº 47, Al-Kuwari/ Duffy
“Os pneus continuam a causar dificuldades. Esta mistura dura não resulta, por isso foi novamente difícil.”
Carro nº 70, Kruuda/Jäveoja
“Não vou culpar o carro, mas dei o máximo nesta especial e ficar a um segundo do meu mais directo adversário (Tidemand) é impressionante. Tenho que lutar com o que tenho!”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI