Penalização relega Bernardo Sousa para o 5º lugar
À italiana. Os comissários desportivos do Rali da Sardenha decidiram penalizar Bernardo Sousa e Hugo Magalhães em cinco minutos, devido a uma alegada irregularidade no número de pneus usado pela dupla portuguesa. Segundo os comissários, a equipa do Fiesta RRC usou um total de 26 pneus durante o rali, mais dois do que o número máximo permitido, aplicando uma penalização que fez Bernardo Sousa descer do terceiro ao quinto lugar do WRC2.
Fonte da equipa afirma que a penalização é injustificada pois a dupla de pilotos decidiu pedir a substituição de dois pneus de determinado composto por outros dois de um composto diferente, mantendo no entanto o número de pneus usados. Além disso, e segundo a mesma fonte, a penalização prevista no regulamento para o uso de um número irregular de pneus é a exclusão, e não cinco minutos, o que só torna a situação ainda mais discutível.
Italian job
Só que este foi apenas o episódio que culminou todo um fim-de-semana surreal para Bernardo Sousa e Hugo Magalhães na Sardenha. Na ordem de partida para a etapa de sexta-feira, a dupla do Fiesta RRC foi colocada logo atrás de um Mitsubishi Lancer de Grupo N e com uma diferença de apenas dois minutos. Após reclamação, a diferença entre os dois concorrentes foi aumentada para três minutos mas mesmo assim Bernardo Sousa alcançou o Mitsubishi de Gianluca Linari na PE8 e teve de rodar no pó do italiano durante vários quilómetros, saindo de estrada e quase terminando a sua prova de encontro a uma árvore…
Na PE11 surgiu o capotanço de Yazeed Al-Rajhi que obrigou à neutralização do troço mas que originou uma posterior atribuição de tempos diferentes por parte da organização (decisão tomada já de madrugada), algo que levou Bernardo Sousa a terminar o dia pensando que estava no 2º lugar do WRC2 e a acordar na manhã seguinte a ser informado que estava em 4º… atrás de Abdulaziz Al-Kuwari, que nunca antes tinha sido mais rápido numa classificativa do que o português!
Depois de ter sofrido fortes câimbras num braço logo na primeira passagem pelo troço mais longo do rali (a ‘famosa’ PE11, de 59,1 km), Bernardo Sousa assistiu a mais uma situação surreal já no último dia de prova, quando os controladores colocaram uma hora errada (diferença de 50 minutos) na carta entregue por Hugo Magalhães, perante o desespero do navegador português que tentava a todo o custo convencer o controlador italiano a assumir e rectificar o seu erro.
A vitória foi para o piloto local Lorenzo Bertelli, na frente do novo DS3 R5 de Sébastien Chardonnet e do ucraniano Yuri Protasov, que assim herda o pódio que ‘deveria’ ter sido de Bernardo Sousa.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI