Rali da Finlândia: No país do maximum attack

Por a 30 Julho 2014 10:01

No universo dos ralis, talvez só Monte Carlo consiga rivalizar com a Finlândia pelo título de mais famoso rali do mundo. Para a 64ª edição da prova finlandesa, os organizadores conseguiram o feito de reinventarem quase por completo o percurso competitivo do evento. Mantendo a sua base operacional na tradicional e carismática Jyvaskyla, nada menos de sete dos 11 troços do rali serão completamente novos ou terão uma configuração diferente face a anos anteriores, principalmente as especiais de sexta-feira, traçadas na região à volta de Kuhmoinen.

Uma das principais alterações ocorreu na famosa e rapidíssima especial de Ouninpohja, perto de Jamsa, que foi encurtada para 20,5 km e que será percorrida duas vezes na sexta-feira (sob a designação de Kakaristo). Mas para os organizadores a principal novidade é mesmo uma classificativa mista na baixa de Jyvaskyla, designada Harju, que será recuperada após vários anos de ausência. A especial de Harju será disputada na quinta e sexta-feiras como uma classificativa normal e não como super-especial (este ano não há qualquer super-especial no rali).

Desportivamente, a crise económica levou a uma certa contracção na lista de inscritos, principalmente entre os privados, e além disse esta prova não contará para o campeonato finlandês de ralis, o que também afastou alguns pilotos locais. Sébastien Ogier continua a ser o cabeça-de-cartaz em qualquer evento do Mundial mas este ano o francês e a Volkswagen estão a rezar por… chuva.

É que o campeão do Mundo, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen terão de abrir a estrada por serem os três primeiros do Mundial, mas as regras atuais vão obrigar o trio da Volkswagen a serem os primeiros nos troços de quinta-feira até sábado de manhã, ou seja, em mais de metade do evento. E caso o tempo esteja seco, Ogier, Latvala e Mikkelsen terão de ‘limpar’ os troços para os concorrentes que partem mais atrás, e isso poderá aumentar as aspirações de pilotos como Mads Ostberg – o melhor não-VW no campeonato -, Mikko Hirvonen ou mesmo Thierry Neuville e Juho Hänninen.

Os rivais de Ogier estão ‘obrigados’ a recuperarem pontos ao líder do campeonato, já que após a Finlândia ficaram a faltar apenas mais cinco provas e a vantegem de Ogier sobre Latvala (2º) é neste momento de 50 pontos e sobre Mikkelsen (3º) é de 83 pontos… Na M-Sport, a grande novidade é a estreia do facelift na frente do Fiesta RS WRC, embora a equipa britânica insista que a alteração é meramente estética e não traz qualquer aumento de performance.

Horário

Quinta-feira, 31 de julho

Shakedown – Laajavuori (4,19 km) 6h00

PE1 Lankamaa 1 (23,47 km) 14h08

PE2 Jouhtikylä (10,40 km) 15h21

PE3 Lankamaa 2 17h07

PE4 Harju 1 (2,20 km) 18h30

Sexta-feira, 1 de agosto

PE5 Pihlajakoski 1 (14,10 km) 07h18

PE6 Päijälä 1 (23,00 km) 08h26

PE7 Kakaristo 1 (20,50 km) 09h24

PE8 Painaa 1 (7,49 km) 10h42

PE9 Pihlajakoski 2 13h56

PE10 Päijälä 2 15h04

PE11 Kakaristo 2 16h02

PE12 Painaa 2 17h20

PE13 Harju 2 (2,20 km) 18h30

Sábado, 2 de agosto

PE14 Mökkiperä 1 (13,50 km) 06h08

PE15 Jukojärvi 1 (21,90 km) 07h06

PE16 Surkee 1 (14,95 km) 08h43

PE17 Himos 1 (4,45 km) 10h11

PE18 Leustu 1 (11,00 km) 10h44

PE19 Mökkiperä 2 13h20

PE20 Jukojärvi 2 14h18

PE21 Surkee 2 15h55

PE22 Himos 2 17h23

PE23 Leustu 2 17h56

Domingo, 3 de agosto

SS24 Ruuhimäki 1 (7,10 km) 07h25

SS25 Myhinpää (23,10 km) 08h43

SS26 Ruuhimäki 2 (Power Stage) 11h08

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado