Latvala aumenta vantagem na Finlândia

Por a 1 Agosto 2014 10:20

Depois de terem iniciado o dia separados por 4,5s, Jari-Matti Latvala e Sébastien Ogier têm agora 9,3s entre si no Rali da Finlândia, numa altura em que estão terminadas as três primeiras especiais desta sexta-feira. O finlandês continua a mostrar um ritmo superior embora os três Volkswagen tenham de abrir a estrada até amanhã de manhã.

Kris Meeke também continua a ser o rival mais próximo de Latvala e Ogier, estando a 13s do finlandês e já com um avanço de 24,3s sobre Mikko Hirvonen. O britânico da Citroën venceu a PE7, uma versão mais curta da famosa Ouninpohja, e tentará colocar pressão sobre os dois primeiros, embora não pareça fácil contrariar a supremacia dos Polo R WRC. Juho Hänninen capotou o Hyundai na PE6 e está agora na 11º posição da geral.

Filme do dia

Na quinta especial, Pihlajakoski 1, com 14,51 km, um troço que não era utilizado desde a década de 1980, o dia começou com uma situação habitual pois Robert Kubica saiu de estrada com o seu Ford Fiesta RS WRC. Já o líder da prova, Jari-Matti Latvala saiu ileso de um grande susto, já que esteve muito perto do desastre ao entrar numa vala, ainda assim foi mais rápido 0.4s que o seu colega de equipa na Volkswagen, Sébastien Ogier colocando a margem em 5.7s. O francês admitiu que foi “um pouco cauteloso demais”. Já Thierry Neuville perdeu o spoiler traseiro do seu Hyundai i20 WRC: “Numa travagem numa zona apertada bati em alguma coisa com a traseira”, disse. Kris Meeke perdeu um par de segundos, já que as notas de andamento não estão perfeitas, enquanto Mads Ostberg apanhou alguns sustos: “O carro está muito melhor que ontem”, disse.

Na sexta especial, Päijälä 1, com 23,38 km, a Volkswagen reivindicou a sua 250ª vitória em especiais, com novo triunfo de Jari-Matti Latvala, que ampliou ainda mais sua vantagem na liderança do Rali da Finlândia. O finlandês foi novamente mais rápido por 0.4s face a Sébastien Ogier, ampliando de novo a vantagem para 6.1s. Já Juho Hänninen caiu de quarto para oitavo depois de perder um minuto ao capotar o seu Hyundai i20: “Tive um furo lento desde o início, mas perto do fim do troço bati um banco e capotei” , disse o finlandês, cujo carro ficou relativamente intacto. Kris Meeke teve uma ligeira saída e perdeu algum tempo e Thierry Neuville sofreu com a ausência da asa traseira do seu i20: “Não temos asa traseira e a aderência reflectiu-se muito, especialmente nas zonas mais rápidas, e até mesmo nos saltos. Tive que ter muito cuidado. Nas zonas lentas não há problema”, disse Neuville. Uma nota de andamento incorreta quase custou a Martin Prokop o abandono, já que o piloto checo saltou com o seu Ford Fiesta RS WRC para fora da estrada: “Pensei que ia capotar”, revelou.

CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado