Red Bull e Williams com motores Cosworth
A Red Bull e a Williams vão passar a utilizar motores da Cosworth em 2010, depois de ambas terem interrompido as negociações que mantinham com a Renault e da Mercedes ter informado Christian Horner que a McLaren vetava o fornecimento dos motores alemães à equipa de Milton Keynes.
Uma decisão surpreendente, pois os dados que se conhecem do motor inglês não são muito animadores, mas que se explica por Frank Williams e Dietrich Mateschitz terem feito um acordo com a Cosworth em que se comprometem a pagar pelo desenvolvimento do V8 inglês, mas ficando com prioridade de tratamento face às restantes quatro equipas que vão usar o mesmo motor em 2010 – Lotus, Virgin, Campos e Team US F1.
A decisão da Red Bull foi tomada apenas na passada terça-feira, quando lhe foi comunicado oficialmente que a Mercedes não lhe poderia fornecer motores devido ao veto da McLaren, enquanto a Williams já tinha optado pelo mesmo caminho na semana anterior, depois de ter concluído que o Cosworth tem mais potencial para ser desenvolvido que o motor da Renault, até porque a FIA está a facilitar imenso a vida ao construtor de Northampton.
Muito trabalho pela frente
Tendo uma arquitectura substancialmente diversa das dos restantes motores, o Cosworth vai obrigar Adrian Newey e Sam Michael a trabalharem de forma intensa para conseguirem uma boa integração do V8 inglês nos seus chassis de 2010, pois ambos estavam a ser projectados com os motores da Renault e da Mercedes em mente. As necessidades de refrigeração do Cosworth também são muito diferentes das dos outros motores, pelo que o tratamento dos flancos e de toda a parte posterior dos chassis vai implicar um enorme trabalho das equipas técnicas das duas equipas.
Por isso nem Newey nem Michael fizeram a deslocação ao Brasil e o mesmo deverá acontecer em Abu Dhabi, pois todo o tempo é pouco para terem os carros prontos na fase final do próximo mês de Janeiro. Recentemente Sam Michael explicou que, “o Ross Brawn demonstrou de forma cabal que é possível mudar de motor bastante tarde e ainda fazer um belíssimo trabalho no projecto do carro, mas é evidente que é preferível ter mais tempo para preparar a nova temporada do que ter de redesenhar uma parte importante do chassis a dois ou três meses de o colocar em pista.”
Com a conclusão destes dois acordos a Cosworth prepara-se para ser o único fornecedor de motores a utilizar duas motorizações distintas em 2010, dando as últimas especificações à Red Bull e à Williams e reservando para as restantes quatro equipas versões menos evoluídas do seu V8. Uma situação que poderá levantar alguma polémica junto das novas equipas e poderá mesmo ajudar o Team US F1 a romper o seu contrato com os ingleses e ligar-se à Toyota, como tem vindo a tentar fazer, sem custos, há já alguns meses.
Luís Vasconcelos
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