Paul Hembery: “Sepang tem uma superfície altamente abrasiva e temperaturas altas”

Por a 24 Março 2014 15:17

A Fórmula 1 enfrenta no próximo fim de semana um desafio mais difícil com o GP da Malásia, com um circuito de Sepang a ter o asfalto mais abrasivo num ambiente de muito calor e monções. A Pirelli elegeu para a prova asiática os seus compostos duros e médios, que tal como todos os outros apresentam-se mais fortes e com uma degradação menos acentuada, embora mantendo o desempenho e espectáculo em corrida.

Paul Hembery, diretor desportivo da Pirelli, explicou o contraste entre a suavidade e frio de Melbourne a “superfície altamente abrasiva e o ambiente de temperaturas muito mais altas de Sepang”. O responsável lembrou que além de ser um desafio para pilotos e monolugares, é-o também para os pneus, e “não nos devemos esquecer que ainda estamos num ponto muito inicial da aprendizagem. As condições húmidas na qualificação da Austrália permitiu às equipas ter uma amostra dos pneus intermédios e de piso molhado de 2014, e este conhecimento pode ser muito útil em Sepang”, disse.

Jean Alesi, piloto consultor da Pirelli, acrescentou que “a Malásia é uma das corridas mais difíceis do ano, quer para pilotos, quer para os pneus. O maior inimigo dos pneus será a degradação térmica, e outra coisa que associo sempre à Malásia é a chuva forte. Não penso que alguém pudesse prever a taca de dispersão de água que temos agora. O grande problema de Sepang pode ser a água parada, e a visibilidade é também muito difícil para os pilotos”.

Sepang é uma pista rápida com curvas de alta velocidade, e as equipas costumam privilegiar altas forças aerodinâmicas. Com os pneus duros, a Pirelli visa responder às condições extremas do traçado malaio, enquanto os médios têm níveis de funcionamento mais alargados este ano. Os pneus frontais esquerdos são os mais solicitados, podendo atingir aos 120º C de temperatura, e em termos de fricção o GP da Malásia é o quarto que mais exige daqueles pneus, a seguir a Silverstone, Barcelona e Suzuka.

Escolhas de pneus da Pirelli para 2014:

GP da Austrália: Macios e Médios

GP da Malásia: Médios e Duros

GP do Bahrein: Macios e Médios

GP da China: Macios e Médios

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado