Sato foi o mais rápido em Barcelona

Por a 17 Novembro 2008 18:12

Num dia em que as novidades foram muitas, quer no capítulo técnico, quer ao nível dos pilotos que ensaiaram, foi o pequeno japonês a fazer o melhor tempo do dia, em 1m20.763s, mostrando à Toro Rosso que as suas qualidades se mantiveram intactas, apesar dos mais de seis meses de paragem na Fórmula 1.

A demonstrar a boa forma da equipa italiana, Sebastien Buemi ficou com o segundo melhor tempo, no outro Toro Rosso, embora estes tempos devam ser vistos à luz das mudanças que todas as outras equipas efectuaram hoje nos seus monolugares. Aliás, o tempo de Sato foi mais veloz do que o que deu a ‘pole’ a Kimi Raikkonen na última prova naquele circuito (1m21.813s).

Em terceiro ficou Alex Wurz, com um Honda já bastante revisto a nível aerodinâmico, um dos pontos em que o monolugar mais pecou ao longo da temporada, ficando à frente da dupla da McLaren composta pelos pilotos de testes Pedro de laRosa e Gary Paffett. Entre os pilotos da marca anglo-germânica, foi o espanhol o único a rodar com o sistema KERS.

Luca Badoer, da Ferrari, obteve o sexto tempo, com o monolugar italiano a demonstrar-se na sua configuração 2009, mas ainda sem sistema KERS opercional. No seu lugar, a equipa colocou lastro para simular os seus efeitos na distribuição de peso do monolugar.

F1 com nova imagem

Entre as equipas a rodar em configuração de 2009, foi a BMW a primeira a chamar as atenções, saindo para a pista com um monolugar híbrido, mas com as asas dimensionadas para a próxima temporada. A bordo, tanto Robert Kubica como Christian Klien encarregueram-se, também, de fazer quilómetros com o sistema KERS.

Também a Williams adoptou este esquema de configuração, colocando o seu monolugar a rodar no final da manhã, com Nico Hulkenberg ao volante. O mesmo caminho foi seguido pela Honda, embora as preocupações da equipa nipónica estivessem hoje centradas no campo dos pilotos, como se pode ler mais abaixo.

Teste às novas esperanças

Em foco no dia de hoje estiveram também alguns pilotos, a começar pelo pentacampeão de ralis, Sébastien Loeb, que num Toro Rosso conseguiu ser o oitavo mais rápido, a menos de segundo e meio de Sato. O francês, que havia desejado não fazer má figura neste teste, certamente não terá saído defraudado desta sua segunda experiencia num F1.

Sato foi o mais rápido em Barcelona

Entre os jovens presentes no teste, foi o de Bruno Senna (15º) com a Honda que chamou mais as atenções, embora os seus tempos não tenham sido muito famosos, o mesmo sucedendo, aliás, com o seu compatriota Lucas di Grassi (17º), com quem partilhou o monolugar nipónico. Os dois cotaram-se entre os três piores tempos, com Senna a ser, no entanto, mais de um segundo mais rápido do que di Grassi, que foi o último, e ficando a pouco mais de dois décimos de Marc Gene, no segundo dos Ferrari.

Pelo meio quedou-se o campeão das World Series by Renault, Giedo van der Garde, responsável por uma das interrupções da sessão, ao despistar-se a meio da tarde.

Tempos:

1. Sato Toro Rosso-Ferrari 1m20.763s

2. Buemi Toro Rosso-Ferrari 1m21.071s

3. Wurz Honda 1m21.198s

4. de la Rosa McLaren-Mercedes 1m21.417s

5. Paffett McLaren-Mercedes 1m21.956s

6. Badoer Ferrari 1m22.038s

7. Kubica BMW-Sauber 1m22.341s

8. Loeb Red Bull-Renault 1m22.503s

9. Piquet Renault 1m22.560s

10. Klien BMW-Sauber 1m22.883s

11. Hulkenberg Williams-Toyota 1m23.467s

12. Liuzzi Force India-Ferrari 1m23.794s

13. Sutil Force India-Ferrari 1m23.832s

14. Gene Ferrari 1m24.117s

15. Senna Honda 1m24.343s

16. van der Garde Renault 1m24.908s

17. di Grassi Honda 1m25.512s

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado