Felipe Massa: “Ficámos impressionados com o KERS”
Numa curta entrevista após o primeiro dia de ‘vida’ do F60 nas pistas, Massa explicou que “este é um carro completamente diferente daquele a que estávamos habituados”.
“Há muitas regras que mudaram e todas são muito visíveis. O KERS é novo, como sabem, e a aerodinâmica é muito diferente. Agora tem um papel completamente diferente no carro na maneira como se comporta e como se trabalha nele”, acrescentou Massa, citado no Autosport.com.
“No que diz respeito a este primeiro dia de testes, não estávamos à espera de fazer 100 voltas o de fazer um bom tempo, por que quando tamanhas mudanças são introduzidas o ‘shakedown’ é muito, muito difícil. Hoje resolvemos alguns problemas e temos de considerar este dia como o primeiro dia de testes, mas estou muito satisfeito por estar aqui e por ter feito cerca de 100 km”, acrescentou Massa.
Sobre o novo sistema KERS, o piloto brasileiro revelou que esse era o principal foco de preocupação para a equipa italiana “pelo que só usámos um pouco, mas fomos constantemente aumentando a potência e a performance.”
“Teremos oportunidades de ver outras mudanças noutros testes mas [hoje] só quisemos verificar que o carro funcionava bem, que as temperaturas internas estavam boas e que a caixa de velocidades e a suspensão estavam bem”, referiu, confessando que, “com o KERS ficámos positivamente impressionados”.
Confiança na competitividade
Sobre a influência dos pilotos, Massa considerou que estes são agora “muito mais importantes” em relação ao passado, com o brasileiro a considerar, ainda, que a motivação da equipa italiana está em alta.
“Para todos aqueles que trabalham na equipa, a motivação que temos, a maneira como trabalhamos, o comportamento geral é o mesmo do ano passado. É claro que as novas regras são uma grande mudança (…) mas, no geral, a disposição [da equipa] é boa. Tenho um ‘feeling’ positivo de todos os sectores e de todos os departamentos. Sinto que estamos a dar o nosso melhor, desde o nosso director Stefano [Domenicali] até ao departamento dos pneus, existe a vontade de dar um passo em frente”, revelou Massa, quando confrontado se a incógnita que representa 2009 estaria a afectar a confiança da equipa.
“É o início de um ciclo diferente na F1. Não será uma experiência fácil, é certo, mas estamos 100 por cento confiantes de que seremos competitivos no novo campeonato”, completou Massa, para quem o aspecto dos novos monolugares é uma questão de hábito.
“Pensava nisso no caminho do Brasil para cá. Não esperava encontrar um carro tão agradável como os que temos tido noutros anos. Apesar dos regulamentos terem tornado o carro pior do ponto de vista de aspecto, penso que o carro é muito agradável”, confessou o paulista, que mais do que beleza, quer um monolugar competitivo.
“Sempre preferi um carro feio e rápido do que um bonito e lento. Esperemos que este consiga ser bonito e rápido”, observou.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI