Mercedes termina testes em alta

Por a 3 Março 2013 17:08

Terminou a pré-epoca de Fórmula 1, novamente com a Mercedes na frente. Nico Rosberg foi o mais rápido no último dia de testes, três décimos na frente de Fernando Alonso, em Ferrari, com Jenson Button (McLaren) na terceira posição, números que interessam apenas para a estatística, pois o que realmente importa é a forma como as equipas conseguiram trabalhar, e como se irão apresentar na prova de abertura do Mundial de F1, o GP da austrália, que se realiza dentro de duas semanas.

Olhar para as tabelas de tempos é um exercício quase inútil, e a análise possível de se fazer nesta altura aponta a Red Bull e a Lotus como as equipas mais fortes, e a McLaren, Ferrari e Mercedes num patamar logo a seguir, tudo isto a ser confirmado em Melbourne.

A análise das séries longas de voltas é a forma mais fidedigna de olhar para estes testes e aí a Red Bull parece claramente melhor, mesmo que em termos de velocidade a equipa campeã tudo tenha feito para se esconder. A Lotus, que ironicamente tem tido alguns problemas de fiabilidade, um dos seus pontos fortes do ano passado, parece em muito boa forma pois o E21 é dócil com os pneus. Como Jenson Button já disse, o McLaren MP4-28 é inconstante, pois tanto tem tudo do carro que o ano passado venceu muitas corridas, como se altera por completo. Uma incógnita, portanto. Fernando Alonso está contente com o Ferrari F138, mas diz que está sensivelmente atrás das equipas mais rápidas do plantel. Ele lá sabe. A Mercedes termina os testes de Barcelona em alta, e parece ter dado um bom passo para se juntar ao plantel da frente, restando saber se isso se confirma em Melbourne. Ou será fogo e vista?

Meio do pelotão equilibrado

O Williams FW35 nasceu bem, o Sauber C32 está pelo menos ao nível do ano passado e a Force India tem dois bons pilotos e um carro comprovado. Este trio promete muito equilíbrio em 2013. Talvez aqui se junte a Toro Tosso, mas para já, embora se acredite que a equipa de Franz Tost cresceu face a 2012, talvez lhe falte ainda um melhor conhecimento do carro para chegar mais à frente. Por fim, a Marussia parece estar à frente da Caterham, que tem tido muitos problemas e Jules Bianchi pode ser o factor decisivo nessa ultrapassagem definitiva.

Durante a pré-época foram muitos os pilotos que se queixaram dos pneus Pirelli, do seu desgaste, mas nos últimos dias as críticas diminuíram, podendo isso significar que com o acumular de quilómetros as equipas já sabem melhor com o que contam, e não é por falta de aviso, já que Paul Hembery da Pirelli já avisou várias vezes que os pneumáticos deste ano são mais rápidos, mas duram menos, antevendo duas a três paragens por corrida. Pelo menos.

Portanto, dentro de menos de duas semanas, nos treinos livres começarão a definir-se melhor as coisas, mas será na qualificação que se terá uma ideia da primeira hierarquia. Mas aí só em termos de rapidez, porque depois na corrida, as coisas talvez se misturem mais, pois a equação ganha bastantes mais incógnitas, desgaste dos pneus, temperatura, fiabilidade, etc.

Olhar para a tabela de tempos que se segue é uma coisa que deverá ser feita apenas por curiosidade, pois alguém acredita que Sebastian Vettel vai, em condições normais, começar o ano em oitavo?

Tempos

1º Nico Rosberg Mercedes 1m20.130s 131 Voltas

2º Fernando Alonso Ferrari a 0.364s 120

3º Jenson Button McLaren a 1.314s 122

4º Nico Hulkenberg Sauber a 1.411s 118

5º Kimi Raikkonen Lotus a 1.528s 50

6º Paul di Resta Force India a 1.534s 112

7º Pastor Maldonado Williams a 2.285s 42

8º Sebastian Vettel Red Bull a 2.384s 100

9º Valtteri Bottas Williams a 2.394s 31

10º Charles Pic Caterham a 2.985s 116

11º Jules Bianchi Marussia a 3.037s 62

12º Daniel Ricciardo Toro Rosso a 3.498s 91

13º Max Chilton Marussia a 3.973s 49

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado