Ukyo Katayama faz hoje 50 anos

Por a 29 Maio 2013 21:30

Ukyo Katayama completa hoje 50 anos. O piloto japonês, que militou na Fórmula 1 entre 1992 e 1997, passou pela Larrousse, Tyrrell e Minardi, participou em 97 Grandes Prémios onde obteve cinco pontos. A sua carreira é bastante multifacetada, já que participou também nas 24 Horas de Le Mans, pela Toyota Team Europe, em 1998 e 1999, sendo segundo na edição de 1999. Andou pelas corridas de GT no Japão, pela Speedcar Series e participou em várias edições do Dakar.

Outra das suas paixões é o alpinismo, escalando os mais importantes cumes do mundo, entre os quais o Mont Blanc, Kilimanjaro, Elbrus, McKinley, Aconcágua, Vinson Massif e Evereste. Hoje em dia é comentador de F1 na TV japonesa. Nas suas passagens por Portugal, foi protagonista de um episódio que provavelmente muita gente se recorda. Na partida do GP de Portugal de 1995. Eis a história contada pelo Prof. Sid Watkins, no livro de Francisco Santos, Viver nos Limites: “Pedro Cabral, o meu piloto habitual nos últimos anos, viu um carro voando, atravessando a pista pelo ar e ricocheteando nos rails. Aconteceu tão depressa que eu nem vi. Pedro levou-nos ao local do acidente num instante. Encontramos um Tyrrell virado ao contrário, com Katayama desacordado, pendurado pelos cintos de segurança. Havia gasolina a escorrer do respirador do tanque de combustível, e o capacete e visor de Ukyo estavam molhados de gasolina, que também depressa se espalhou no asfalto. Rastejamos por debaixo do cockpit, e seguramos a sua cabeça e pescoço antes de desamarrarmos os cintos de segurança. Foi então possível tirá-lo suavemente do cockpit, como um recém-nascido da barriga da mãe. O combustível oleoso no seu capacete lubrificou o contato com o asfalto!! Para tirar as pernas foi necessário virar o carro, e Peter Byles equilibrou a traseira do chassis enquanto nós o virávamos para Katayama sair. Quando estávamos debaixo do carro, chegou um comissário para ajudar, de cigarro, tragando vigorosamente. Pasquale viu-o e atirou imediatamente o cigarro para um lugar seguro, apagando-o com um de seus enormes pés. Ukyo já recuperava a consciência e não havia qualquer problema com a sua respiração. Quando colocávamos o colar de pescoço, ele abriu os olhos. No momento em que me debrucei sobre ele para lhe dizer que estava bem, os meus óculos de sol caíram no seu rosto espantado! Felizmente sem o ferir ainda mais!”, contou Sid Watkins.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado