Massa conquista ‘pole’ em casa

Por a 1 Novembro 2008 17:01

Na prova que vai decidir o título, Felipe Massa não se deixou afectar pela pressão dos sete pontos de atraso face a Hamilton e partiu para aquela que foi a sua sexta “pole-position” da temporada, conquistada sem mácula frente a uma ‘torcida’ que vibrava ante cada passagem do piloto brasileiro.

Demonstrando um andamento muito forte desde os primeiros treinos livres, o piloto da Ferrari efectuou uma volta muito rápida logo na sua primeira tentativa na Q3, obtendo um tempo de que mais ninguém conseguiu, sequer, aproximar-se. Ainda assim, nos instantes finais, Massa melhorou o seu tempo colocando-se ao abrigo de eventuais ataques.

No final da qualificação, o brasileiro confessou que “é uma sensação fantástica conseguir a terceira “pole” consecutiva aqui, no meu país, com todas estas pessoas a vibrarem e a apoiarem-me, junto ao sítio onde cresci”.

Com os olhos postos no título, Massa refere que nada está decidido: “a corrida de amanhã tem 73 voltas, é muito longa, tudo pode acontecer, mas é sempre melhor começar da frente. Da minha parte vou dar o meu melhor para vencer e é isso que interessa”, acrescentou Massa, referindo ainda que o “carro está perfeito”.

Atrás de si, marcando o regresso da Toyota à primeira linha desde o GP do Japão de 2005, ficou Jarno trulli, que surpreendeu toda a gente ao conseguir o segundo melhor tempo e ao dividir os dois pilotos da Ferrari. Para o italiano, este foi um excelente resultado, com o piloto a avisar que irá pilotar como sempre fez, independentemente de estar no meio da luta pelo título. “Eu vou correr por mim, pela minha equipa e pelos pontos como sempre fiz em toda a minha vida”. É de prever, no entanto, que o italiano tenha um monolugar mais leve.

Em terceiro, e cumprindo da melhor maneira possível o seu papel de escudeiro de Massa, ficou Kimi Raikkonen. O piloto finlandês conseguiu ficar à frente de Lewis Hamilton e poderá desempenhar um papel fundamental na prova de amanhã. O finlandês considerou que “fiz mais ou menos aquilo que esperavam de mim”, adiantando que espera fazer uma boa prova amanhã, “sermos primeiro e segundo e esperar que a sorte esteja do nosso lado”.

Hamilton na expectativa

A necessitar de terminar apenas no quinto posto para se sagrar campeão, Lewis Hamilton esteve, ainda assim, abaixo do que seria de esperar na qualificação.

O piloto da McLaren apenas conseguiu efectuar uma boa volta na Q2, altura em que conseguiu bater Massa, embora por escassos 0.019s, ao passo que na Q3 realizou demasiados erros na sua primeira tentativa, o que o deixou em sexto no final da primeira ronda de voltas. Na segunda e decisiva tentativa não se conseguiu aproximar de forma decisiva do seu rival, vendo-se ainda batido por Raikkonen e Trulli.

Partindo do lado mais sujo da pista, Hamilton terá atrás de si o seu companheiro de equipa, Heikki Kovalainen, e Fernando Alonso, que colocou o seu Renault no sexto posto. É precisamente com o piloto espanhol que o britânico da McLaren deverá ter cuidado, já que é hábito realizar boas largadas.

Toro Rosso em destaque

Logo atrás ficou Sebastien Vettel, em mais um excelente resultado do jovem piloto e da Toro Rosso, que alcançou um bom resultado de conjunto ao colocar Sebastien Bourdais em nono, ao passo que a Red Bull voltou a ficar de fora dos dez primeiros.

Pelo meio dos dois Sebastien ficou Nick Heidfeld, que desta vez conseguiu suplantar Robert Kubica no seio da BMW. O polaco não foi, desta feita, além do 13º lugar. Em décimo ficou o Toyota de Timo Glock.

Nelsinho Piquet foi 11º, à frente de Mark Webber, ao passo que o escocês David Coulthard, no seu último fim-de-semana, não foi além do 14º lugar, uma posição à frente de Rubens Barrichello, que conseguiu levar o seu Honda até à Q2. De realçar ainda a má prestação dos dois Williams-Toyota, que não foram além da Q1.

 

Massa conquista 'pole' em casa

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado