GP da Coreia de F1 do ponto de vista dos pneus Pirelli

Por a 13 Outubro 2011 14:20

O circuito de Yeongam, onde este fim de semana se vai realizar o GP da coreia de Fórmula 1 vai colocar novos desafios à Pirelli, já que desde a corrida do ano passado, o circuito não mais foi utilizado, o que quer dizer, que os pilotos terão pela frente uma superfície muito escorregadia. 

A pista

 

A primeira zona de travagem depois da partida sujeita os pneus a uma grande desaceleração, que atinge os 5G. Depois os carros chegam aos 260 km/h, numa parte rápida da pista. Os “esses” rápidos produzem uma força lateral de 4,5G, o que transmite uma grande carga de energia aos pneus, similar ao que se verificou no último Grande Prémio, em Suzuka.

 

É frequente o piloto usar as bermas para encontrar a linha mais rápida para descrever as curvas. Ao circular pelas bermas, os pneus são então sujeitos a uma força vertical descendente de 800 quilos, o que coloca duras exigências à estrutura dos pneus, na menina em que sofrem uma enorme pressão tanto de cima como de baixo.

 

A curva 11 é uma das que mais desafios coloca na Coreia, por ter um raio amplo e ser feita a alta velocidade. A borracha pegajosa dos pneus super macios ajuda em particular a aumentar a aderência disponível, permitindo aos pilotos curvar de forma correta e manter a linha ideal ao fazer a curva. 

A secção final da pista contém uma sequência de curvas onde se torna outra vez essencial manter a linha perfeita de corrida, esforçando duramente a banda de rodagem dos pneus e aquecendo-a até 120º C.

 

O final da volta no circuito coreano inclui duas curvas à esquerda particularmente difíceis, onde os pilotos precisam de se empenhar completamente. Os pneus da frente têm de fornecer a melhor aderência possível, de forma a conter a subviragem no final da curva que antecede a reta da meta.

 

Granulação

 

Um dos principais problemas dos pneus numa superfície escorregadia é a granulação, em especial no começo do fim de semana de corridas. Este fenómeno tem sido no passado um problema na Coreia, embora os compostos do Pirelli P Zero se tenham mostrado até agora bastante resistentes à granulação. 

A granulação ocorre quando a borracha desliza contra a pista ao curvar, em vez de conseguir aderência. A abrasão lateral contra a superfície da pista cria picos granulados semelhantes a ondas na banda de rodagem, reduzindo o total de aderência disponível. Os picos eventualmente desgastam-se, deixando um efeito facilmente reconhecível de pequenas covas no pneu.

 

Pode haver diferentes razões para a granulação. Uma afinação desequilibrada pode produzir um excesso de subviragem e o consequente deslizar é uma razão comum para a granulação dos pneus da frente.

 

A granulação também pode ocorrer quando os pneus são sujeitos a muito esforço antes de estarem totalmente aquecidos. Se não estiverem a funcionar à temperatura correta (na casa dos 90º C), a aderência reduz-se na medida em que a borracha não está suficientemente pegajosa. Isso faz com que o carro deslize e que ocorra granulação na superfície da banda de rodagem.

 

As temperaturas ambientes frescas são também outro fator comum na origem da granulação. Quanto mais fria for a temperatura ambiente, mais tempo leva para aquecer os pneus – e é por isso que fazer uma volta de aquecimento é tão importante. De um modo geral, tanto os compostos macios como os supermacios atingem a temperatura de funcionamento ideal numa volta.

 

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