Hipótese de falha mecânica no McLaren de Alonso ganha força

Por a 23 Fevereiro 2015 10:31

Prossegue o mistério relativamente ao que se passou com Fernando Alonso, que bateu no interior da Curva 3 numa volta em que estava apenas a arrefecer os pneus, sendo levado para o hospital depois de ter ficado inconsciente. O espanhol não tinha, aparentemente, qualquer lesão mais complicada, mas as circunstâncias do acidente não são ainda claras, e por isso há muitas teorias sobre o que aconteceu.

Sebastian Vettel, que seguia o McLaren-Honda do espanhol, explicou que, “foi tudo muito estranho, porque ele vinha devagar, talvez a 150 km/hora e de repente guinou para a direita e bateu no muro interno. Foi verdadeiramente estranho.” Eric Boullier assumiu inicialmente que, “tratou-se dum problema no carro” e a equipa não permitiu que Jenson Button rodasse na tarde de domingo como estava previsto, apesar dos danos externos serem de pouca monta, testemunhas oculares garantiam que o espanhol tinha perdido conhecimento antes de bater no muro, nada fazendo para impedir o embate, ao ponto de não terem ficado quaisquer marcas de travagem nem no asfalto nem na curta escapatória.

A possibilidade do espanhol ter sido sujeito a uma descarga eléctrica momentânea era a mais falada no paddock, mas a McLaren-Honda fechou-se em copas e para já a razão do estranho despiste de Alonso – que passou a noite de domingo no hospital – ainda permanece um mistério.

Há no entanto outras teorias relativamente ao que pode ter sucedido, e como é natural nestes casos, há muita especulação. Quem sabe exatamente o que se passa é a equipa, pois nesta altura já deverão haver dados médicos (se é que eles são necessários) para explicar o ocorrido.

Segundo fontes italianas, Fernando Alonso terá tentado levar o seu McLaren para o lado direito da pista, para fora da trajetória, e quem viu o vídeo assegura que existe travagem, e que o carro reduz velocidade à medida que se aproxima dos rails. A ser assim, a teoria do choque elétrico não parece ser verosímil. Análises feitas no local do acidente referem que só existe uma marca de travagem (que anteriormente não tinha sido detetada – será que era do McLaren?), de uma das rodas, o que pode significar uma falha nos travões. Outra hipótese são falhas na direção ou suspensão.

Se Alonso não perdeu a consciência antes do embate, isso sucedeu no embate e apesar da velocidade não ser demasiado alta, é suficiente para um piloto perder os sentidos, um nocaute simples, de que se recupera em alguns momentos. Segundo as mesmas fontes italianas, Fernando Alonso revelou aos seus amigos que tinha perdido a consciência, e também que o impacto foi forte e teve receio de ter sofrido algo na coluna vertebral, o que aparentemente não aconteceu.

Agora resta que a McLaren esclareça o sucedido, pois o mais provável é mesmo que tenha havido uma falha mecânica.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado