Lewis Hamilton vence e abre portas do título

Por a 11 Outubro 2015 14:13

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Rússia de Fórmula 1, e com o abandono de Nico Rosberg, devido a uma falha no acelerador do seu Mercedes, o piloto inglês ficou muito próximo de assegurar matematicamente o tricampeonato Mundial de F1. Sebastian Vettel foi segundo classificado e a fechar o pódio ficou um surpreendente Sergio Perez, que a poucas voltas do fim foi ultrapassado por Valtteri Bottas e Kimi Raikkonen, mas o finlandês da Ferrari tentou passar o seu compatriota duma forma muito otimista, e abalroou-o, acabando com a corrida do piloto da Williams, e também com a sua já que quase certamente irá ser penalizado pela manobra.

Nico Rosberg partiu bem, manteve a liderança até que o problema no pedal do acelerador o colocou fora de corrida. Lewis Hamilton passou para a frente, e não deu hipóteses a ninguém. O único frisson que passou foi nos momentos finais da corrida quando o seu engenheiro lhe transmitiu que poderia haver um problema com o seu carro, mas nada se passou até ao final da corrida que impedisse o excelente resultado, a nona vitória do ano em 15 corridas.

Filme da corrida

Carlos Sainz teve autorização para correr e partiu do fim da grelha, Raikkönen passou Vettel e Bottas após a partida e subiu para terceiro. Nico Hulkenberg fez um pião, sendo embatido pelo Sauber de Marcus Ericsson. O Toro Roso de Max Verstappen também foi tocado na confusão e Romain Grosjean foi à boxe trocar o bico do seu Lotus. Entrou o safety-car e quando este saiu, Bottas ultrapassou Raikkonen. Rosberg ficou sem acelerador, e Vettel recuperou o quarto lugar ao passar Raikkonen.

Na 13ª volta, Romain Grosjean teve um pavoroso acidente, depois de perder traseira do seu Lotus, batendo violentamente nas barreiras de proteção, saindo incólume dos destroços do Lotus, que não ficou com ponta por onde se lhe pegue. Estes F1 são mesmo seguros para os pilotos! Novo safety-car e após o recomeço, Hamilton liderava seguido de Bottas e Vettel. O homem da Ferrari chegou-se ao Williams e passou-o nas boxes, com Bottas a ter problemas nas boxes e ver-se chegar também Raikkonen. Sergio Pérez tinha parado durante o período do safety-car e também Daniel Ricciardo vinha com uma estratégia semelhante, pelo que ficaram na frente de Bottas e Raikkonen.

Nas últimas voltas, grande luta pelo terceiro lugar entre Pérez, Bottas e Raikkonen. Bottas passa o Force india, Raikkonen aproveita e faz o mesmo, mas logo a seguir Kimi cometeu um erro de ‘rookie’ e foi otimista demais na ultrapassagem ao seu compatriota. Quem ficou a rir foi Sergio Pérez, que acabou por regressar ao pódio, o primeiro do ano para a Force India. Lewis Hamilton somou a sua 42ª vitória na F1, passando Senna.

Acabou por ser uma corrida cheia de incidentes, e se a luta pela vitória e segundo lugar foi pacífica, mais atrás houve muita ação, muitos incidentes, muitas ultrapassagens. Pelo que se viu, o que faz falta à F1 é só mesmo que a Mercedes não tenha carros tão claramente superiores, mas isso não é culpa deles, pois simplesmente fizeram o seu trabalho melhor que os outros. O Mundial de Fórmula 1 prossegue dentro de duas semanas nos EUA, no Texas, em Austin, e tem logo na semana seguinte a nova corrida do México.

Classifcação

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 53 laps 1hr 37m 11.024s

2. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +05.9s

3. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +28.9s

4. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +38.8s

5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +42.3s

6. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault +47.5s

7. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari +56.5s

8. Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes +1m 01.0s

9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1m 19.4s

10. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1m 26.2s

11. Max Verstappen NED Toro Rosso-Renault +1m 28.4s

12. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 lap

13. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +1 lap

14. Will Stevens GBR Manor-Ferrari +1 lap

NT Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault 48 voltas completas

NT Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault 47 voltas completas

NT Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes 12 voltas completas

NT Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 7 voltas completas

NT Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 0 voltas completas

NT Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 0 voltas completas

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado