Proposta de pneus monomarca no MotoGP
O tema dos pneus continua a marcar a actualidade de MotoGP, perspectivando-se uma revolução para 2008. Assim seja aceite a proposta do patrão da Dorna, Carmelo Ezpeleta, para que exista um único fornecedor de pneus em 2008, apresentada no decorrer de uma reunião da Comissão de Grande Prémios celebrada em Motegi.
No final da reunião, Ezpeleta explicava as razões da sua proposta: «Realizamos esta proposta para alcançar um acordo entre todos os fabricantes de pneumáticos sobre o uso de pneus em 2008, já que algumas fábricas estão convencidas que algumas marcas crêem que não podem contar com pneus que se possam considerar competitivos. Pensamos que a melhor possibilidade de todos terem pneus competitivos é adoptar um regulamento que contemple um único pneu».
Mas esta proposta será ainda alvo de discussão, como próprio Ezepeleta fez questão de esclarecer: «Isto é só uma proposta inicial. Se a questão não estiver resolvida no GP da Malásia, as partes relevantes envolvidas, FIM (Federação Internacional de Motociclismo), IRTA (Associação de equipas) e MSMA (associação de construtores de motos), vão reunir-se ao longo do fim-de-semana do Grande Prémio e tomar uma decisão final».
Bridgestone, Michelin e Dunlop são contra.
Um tema que já fez e vai continuar a fazer correr muita tinta, em que as opiniões mudam à velocidade da luz. A possibilidade de utilização de pneus mono-marca tinha recebido o parecer negativo, expresso publicamente, da Bridgestone, Michelin e Dunlop. Mas este parecer não tem qualquer peso, dado que estes construtores não fazem parte de nenhum comissão e por isso não têm direito a qualquer voto. Ao ponto de Ezpeleta ter afirmado repetidamente que, «este é um campeonato de pilotos e construtores e não de pneus».
Na reunião promovida pela Dorna em Misano, a que estiveram presentes as três marcas de pneus, foi possível chegar a um consenso no sentido de não alterar o regulamento para 2008, como foi conhecido no Estoril, embora houvesse alguns rumores no sentido aumentar o número de pneus a utilizar por corrida. No entanto, os construtores de pneus não mostraram vontade de colaborar e por outro lado os fabricantes de motos, no caso a a Yamaha e a Honda, discordam que se mantenha o mesmo regulamento para 2008. ao que não terá sido estranho o facto da Bridgestone ter revelado incapacidade para poder fornecer pneus às duas marcas nipónica no próximo ano, como particularmente a Honda desejava.
«As coisas são mais complicadas do que se pensa», referiu Ezepleta. A situação que foi criada pelo novo regulamento e os problemas sentidos em MotoGP , devido ao tema pneus, e os pedidos da Honda e da Yamaha para que seja encontrada uma solução, levarão o patrão da Dorna a encostar a Bridgestone, Michelin e a Dunlop à parede, no sentido de encontrarem uma solução, apontando-lhe como alternativa um regulamento mono-marca.
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