Martin Holmes: «Vamos ter saudades de Gronholm e Rautiainen»

Por a 27 Setembro 2007 14:33

Certamente que ele nos deus alguns sinais que o seu abandono estava no seu pensamento, mas, quando se continua a guiar tão brilhantemente e quando o seu abandono significa um forte aviso aos interesses dos ralis na Finlândia, era legítimo acreditar que Marcus Gronholm ficaria no Mundial mais uns anos. Mas ele é o “patrão” (é também essa a sua alcunha) e tomou a sua decisão. E com uma carreira tão brilhante, apenas se pode respeitar a sua decisão.

O Marcus é diferente da maioria dos finlandeses “voadores”. Nunca teve um patrocinador forte no início da sua carreira, nem ninguém para lhe “abrir portas”. É um dos poucos finlandeses que teve que subir até ao topo a pulso, ao contrário de muitos dos seus compatriotas.

Este finlandês nunca sofreu do sindroma do “primeiro eu” a que, por norma, os seus compatriotas nunca escapam. Uma das muitas histórias que ele me contou pode prová-lo. Disse-me que quando foi pela primeira vez Campeão do Mundo, o município de Inkoo, onde vive, estava interessado em comemorar condignamente o seu título, mas ele não descansou enquanto não soube quando é que poderiam iluminar a estrada pública por onde tinha que passar para chegar a sua quinta para que o seu filho pudesse caminhar em segurança no regresso da escola. Outro exemplo? Quando atingiu um nível económico que o poderia pôr a viver, como muitos outros pilotos, num paraíso mediterrânico de baixos impostos, Gronholm recusa-se a sair da Finlândia e a abandonar a sua pátria.

Mas terá sido a falta do tradicional apoio finlandês uma desvantagem para Marcus? Com certeza que não lhe facilitou as coisas, mas, definitivamente, ajudou-o a crescer e a conhecer-se a si próprio mais depressa. Ao contrário dele, hoje é muitos jovens pilotos que se tornam “estrelas” antes mesmo de se conhecerem a si mesmo. Lembro-me dele1 com o seu carro à porta das verificações…sozinho! Mesmo quando se começou a tornar famoso, nunca foi “mordido” pelo estatuto de vedeta, nunca recusando responder às perguntas mais triviais.

Coroado como o Campeão do Mundo mais alto de sempre, do alto do seu 1,93 cm Gronholm só conseguiu a sua primeira vitória no Mundial aos 32 anos, quando, a média normal para os pilotos do Mundial é conseguirem o primeiro triunfo aos 28 anos, mesmo se Kankkunen, McRae e Burns o conseguiram muito mais cedo. O que interessa é que Gronholm conseguiu-o ao volante de um Peugeot 206 WRC onde mal cabia e se sentia tudo menos confortável. E, talvez mais importante, nessa altura, como agora, a adorar aquilo que fazia.

Também foi divertido trabalhar com o seu navegador, Timo Rautiainen, que poucas possam ligam a Gronholm como o seu cunhado. Enquanto o Marcus explica cada dia da sua profissão com emoção e humor, Timo tem a habilidade de contar as coisas tal e qual elas são. Tem sempre a consciência do que acontece e porquê.

Voltando a Gronholm e ao seu passado, resta recordar que o seu pai, Ulf, foi também campeão finlandês, mas morreu numa sessão de testes quando ele era ainda adolescente. Mas o espírito competitivo estava bem impregnado na família e Marcus continuou-o e Nicolas, o seu filho, promete-lhe seguir as pisadas.

Agora resta saber o que acontecerá à equipa Ford em 2008, sem Gronholm. Eu não acho que vá haver uma revolução. Parece-me que Mikko Hirvonen será convidado para “liderar” a equipa e que o lugar deixado vago por si poderá ser facilmente preenchido por outro piloto…provavelmente com dinheiro!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado