Hirvonen testa para o Monte-Carlo com o Fiesta S2000
Para o efeito, Mikko Hirvonen já testa para a prova monegasca, na região da Ardéche, onde se irão desenrolar parte das classificativas mais importantes da prova.
O Fiesta proporciona uma base compacta, leve e com uma boa aerodinâmica, factores fundamentais num carro que deverá ter entre menos 50 a 70 cv que os actuais WRC.
O Fiesta S2000 foi desenvolvido com a intenção de ser vendido a clientes de campeonatos nacionais, IRC e da nova Taça do Mundo S2000, estando a homologação prevista para 1 de Janeiro de 2010, a tempo da primeira prova do IRC, o Rali de Monte Carlo. Só depois a Ford iniciará a fase de design da versão 1.6 turbo que competirá no Mundial de 2011 em diante.
Aqui ficam os detalhes. Pode vê-lo nas imagens em HD em pleno teste.
Motor
O mesmo bloco de dois litros usado no Focus RS WRC, mas normalmente aspirado e tal, como os outros S2000, limitado às 8.500 rpm. A preparação continua entregue aos franceses da Pipo Moteurs. O motor atmosférico cabe perfeitamente na frente do Fiesta, mas isso não será assim tão simples quando for preciso acomodar o 1.6 turbo com o intercooler.
Transmissão
Para o Fiesta, a Ford mudou de fornecedor de transmissões, passando da Ricardo para a Xtrac, que já é utilizada noutros S2000. A afinação do diferencial traseiro foi uma das partes que mais trabalho deu na fase de testes, levada a cabo em Inglaterra, Bélgica e no sul da Europa, com Matthew Wilson e Markko Märtin a fazerem grande parte do trabalho.
Electrónica
Substancialmente mais simples (e barata) que nos WRC. Não há “launch control”, sistema de gestão de mudanças de caixa, controlo dos diferenciais e outros sistemas hidráulicos. Os técnicos da Ford afirmam que toda a parte electrónica custa um terço da que é utilizada no Focus.
Suspensão
Tem uma arquitectura mais simples que os WRC pois o regulamento obriga à utilização do sistema McPherson, o que inviabiliza a tecnologia Multilink usada na suspensão traseira do Focus.
Carroçaria
Como o Fiesta de estrada é mais estreito que o Focus, havia menos espaço para acomodar no cockpit duas ‘bacquets’ de competição – mais largas que os bancos de série – e manter os ocupantes o mais longe possível das laterais do carro. A partir de 2010, a largura máxima permitida passará de 1.800mm para 1.820mm, sendo o Fiesta o primeiro S2000 com a carroçaria mais larga. No interior, mantém-se o painel de instrumentos em fibra de vidro mas este não pode ser mais leve que o ‘tablier’ da versão normal.
Ficha técnica
Motor: 4 cilindros em linha, 16 válvulas, 2000 cc, atmosférico
Potência / Binário máx.: 280 cv às 8.000 rpm / 262 Nm às 6.500 rpm
Transmissão: localização anterior-transversal, quatro rodas motrizes
Suspensão: sistema McPherson, fabricada pela Xtrac e Reiger
Dimensões: comprimento 3.958mm, distância entre eixos 2.489mm, largura 1.820mm
Data de homologação: 01/01/2010
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