Conselho Mundial reúne hoje

Por a 6 Dezembro 2007 09:31

A Renault vai ser sujeita a julgamento por espionagem industrial, e estará hoje presente perante o Conselho Mundial da FIA, de forma a responder às acusações que lhe são feitas pela McLaren-Mercedes.

Na base das acusações estão informações confidenciais da equipa de Ron Dennis que foram levadas para a Renault pelo engenheiro Phill Mackreth, quando este mudou de escuderia de Setembro de 2006.

As primeiras acusações foram feitas ainda antes do Conselho Mundial da FIA que puniu a McLaren de forma draconiana em meados de Setembro e, desde essa altura que Flavio Briatore e os restantes responsáveis da Renault têm vindo a desvalorizar a informação que receberam, fazendo saber que o que estava nas onze disquetes que Mackreth levou da McLaren para a marca francesa não tinha nada que interessasse aos seus técnicos.

Em contrapartida, e como seria de esperar, a McLaren garante que naquelas onze disquetes estava toda a informação relativa ao MP4/21 e ao projecto do MP4/22, que já estava na sua fase final de definição quando Mackreth trocou Woking por Enstone. Segundo foi possível saber pelas alegações que a McLaren deixou passar para a imprensa inglesa, havia muito mais informação naquelas disquetes do que nas 780 páginas que Nigel Stepney passou a Mike Coughlan e que levaram à estrondosa punição com que a McLaren foi penalizada há quase três meses.

Os mesmos argumentos

O que é certo é que, se a FIA julgar a Renault com base nos mesmos argumentos com que puniu a McLaren – sem ter provas que tirara vantagem da informação recebida e assentando o castigo no facto de ter tido acesso a informação confidencial de outra equipa – a escuderia de Briatore não poderá escapar a uma punição igualmente draconiana, que, quase seguramente, levaria Carlos Ghosn a fechar o seu projecto de Fórmula 1.

Mas a verdade é que ninguém está à espera que a Renault perca os pontos conquistados no Mundial de 2007, nem possa perder pontos em 2008. Nem se espera, sequer, que seja multada de forma comparável à McLaren, punida em cem milhões de dólares, falando-se, no máximo, duma multa de cinco milhões de dólares e numa pena suspensa, em pontos, para 2008. Isto porque toda a gente está ciente que foi um problema pessoal entre Max Mosley e Ron Dennis que levou à penalização que atingiu a McLaren e como não existem problemas entre o patrão da FIA e Briatore, a situação não deverá repetir-se.

De qualquer maneira é também a já frágil reputação da FIA que está em causa, sendo de esperar um reacção muito violenta em Inglaterra se a Renault escapar praticamente incólume a este processo. Mas como Mosley não se importa com a imagem pública da Federação e tem rédea solta para fazer o que quer, já que não existe oposição interna, o mais certo é Briatore sair em grande da reunião de Paris, enquanto à McLaren nada mais restará do que apelar para os tribunais civis, o que não é de excluir, dada a postura que a equipa de Woking assumiu nos últimos seis meses.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado