Super Aguri na partida da nova época?

Por a 9 Março 2008 13:36

Pelos vistos, e mesmo sem qualquer novidade relativa à resolução das dificuldades financeiras, a Super Aguri irá mesmo estar presente em Melbourne, pois a equipa japonesa, que faltou a diversas sessões de testes, durante o Inverno, já tem os seus monolugares a caminho da Austrália, onde já chegou a primeira parte do material da equipa.

Obviamente, a presença do equipamento da Super Aguri no pitlane torna quase certa a presença da equipa, pelo menos no início da época, isto mesmo sem ter sequer ainda confirmado quais vão ser os seus pilotos. Os nomes de Takuma Sato e Anthony Davidson estão escritos no topo das suas boxes, ainda que, exista a possibilidade de haver alguma surpresa – nada provável – até ao início do primeiro treino livre.

O “deadline” para o transporte rumo à Austrália foi cumprido, já que fazê-lo por conta própria para Melbourne e depois Kuala Lumpur ficaria a um preço proibitivo, o que implicaria o desaparecimento desta escuderia criada há pouco mais de dois anos para permitir a Takuma Sato prosseguir a sua carreira na F1, situação que só traria danos para todos os envolvidos e da qual ninguém sairia vencedor.

Tudo em aberto

Com as negociações entre a Honda, Aguri Suzuki e os candidatos à compra da equipa a decorrerem quotidianamente desde o dia 19 de Fevereiro, está a chegar-se à fase decisiva e a situação evolui de dia para dia. Depois do afastamento do Spice Group indiano da mesa das negociações, como noticiámos há duas semanas, é agora um grupo de base chinesa, mas encabeçado por um britânico com ampla experiência, tanto na indústria automóvel como no automobilismo, que parece mais próximo de chegar a um acordo com os japoneses para adquirir o controlo da Super Aguri.

Segundo fontes nipónicas, Aguri Suzuki terá mesmo assinado um acordo no qual se compromete a vender a equipa na sua totalidade desde que sejam cumpridas certas condições, mas entre o que a Honda quer, Suzuki exige e os novos investidores pretendem, existem divergências importantes.

A Honda quer receber os quase 40 milhões de dólares que tem de crédito na Super Aguri e garantias bancárias de que receberá pela colaboração técnica deste ano, ao mesmo tempo que exige a manutenção de Sato e Davidson como pilotos. Para além disso quer o afastamento de Audetto, Mark Preston e outros elementos da Super Aguri, que considera nocivos.

Quanto a Aguri Suzuki, este até admite vender a sua posição na equipa, mas só se a estrutura actual for mantida, pois Audetto é o seu braço direito e Preston o homem que tornou possível a transformação dos velhos Arrows A23 nos Super Aguri SA06. Já os novos investidores querem ficar com rédea livre, pois admitem comprar a equipa na totalidade, completando um quadro de difícil composição ao gosto de todos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado