Ferrari resiste a limpeza de balneário

Por a 25 Novembro 2010 10:25

A Itália mobilizou-se em críticas contra a Ferrari, depois de Fernando Alonso ter perdido o Campeonato Mundial de F1 para Sebastian Vettel na sequência duma decisão estratégica que se revelou pouco acertada durante o GP de Abu Dhabi.

Do mais anónimo dos tifosi até a ministros do governo italiano, não faltou quem exigisse que rolassem cabeças em Maranello, com Montezemolo, Domenicali, Chris Dyer e Andrea Stella na linha de mira dos adeptos transalpinos.

Noutros tempos a pressão teria resultado em pleno, mas desta vez a Ferrari está a resistir com ponderação, mesmo havendo fortes indicações de que em 2011 a gestão das corridas a partir do muro das boxes vai ser feita de maneira diferente. É isso mesmo que se pode deduzir de uma longa mensagem de Montezemolo aos adeptos da Ferrari, quando diz abertamente que, “perdemos o nosso objetivo devido a um erro feito a partir do muro das boxes”, para afirmar mais à frente que, “estamos a trabalhar para garantirmos que vamos ser muito mais fortes em 2011 nas áreas em que falhamos.”

Para o presidente da Ferrari a derrota da semana passada obrigou a uma reformulação dos seus planos imediatos, pois deveria ter anunciado a sua saída da marca italiana e a entrada na política italiana poucos dias depois do GP de Abu Dhabi. Mas ao ser alvo de tantas críticas, Montezemolo teve de adiar por alguns meses os seus planos, mesmo se a sua saída de Maranello é inevitável, pois até já tem sucessor apontado – Andrea Agnelli.

Alonso apela à calma

Devastado depois da corrida de Abu Dhabi – não evitou as lágrimas quando os engenheiros da Ferrari o aplaudiram de pé quando entrou na área onde faziam o rescaldo pós-corrida – Alonso insistiu, durante a semana, que “esta foi uma temporada sensacional, a melhor da minha vida, mesmo se o resultado final não foi o que todos nós pretendíamos.”

Para o espanhol, “o que se passou em Abu Dhabi já faz parte do passado. Não fomos tão rápidos como pretendíamos, pois desta vez até a McLaren era mais competitiva e como tivemos de seguir o Webber, a nível de estratégia, para não perder a posição para ele, acabamos por seguir o caminho errado. Agora sabemos que poderíamos ter feito como o Button e parado muito tarde, mas não eram essas as indicações que tínhamos no momento em que a decisão de parar foi tomada.”

O espanhol fez questão de saudar efusivamente Dyer e Stella quando regressou a Yas Marina ao final da tarde de sexta-feira, para deixar bem claro que não os considera responsáveis pela sua derrota. Mas se os dois vão manter as mesmas funções em 2011, isso só Domenicali é que está em posição de saber…

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado