Michael Schumacher regista melhor tempo do dia em Barcelona
Levando para Barcelona, um importante pacote de melhorias, a Mercedes GP parece ter dado um passo em frente na competitividade do W02, com Schumacher a terminar o dia como o mais rápido em pista, sendo 0,365s mais rápido do que Fernando Alonso, no Ferrari. O plano de fazer correr Schumacher ao longo de todo o dia acabou por ser abandonado devido às previsões de chuva para amanhã, com a equipa a colocar Nico Rosberg também no carro para a fase final do ensaio, para validar as novidades apresentadas pelo W02. A sua terceira posição, com um tempo meio segundo mais lento do que Schumacher, acaba por dar ainda mais alento à Mercedes.
A separar os dois homens da marca alemã ficou o espanhol Fernando Alonso, que efetuou o seu melhor registo numa simulação de qualificação, aliás a exemplo dos tempos realizados pela grande maioria dos pilotos. Da parte da tarde, o espanhol dedicou o seu ensaio a uma simulação de corrida, interrompida por breves instantes pela paragem do Sauber de Kamui Kobayashi em pista. Contudo, a Ferrari voltou a ser a equipa com mais quilómetros acumulados no dia de testes: 141 voltas, apenas seguido de perto por Heikki Kovalainen no Lotus T128, com 138 passagens pela meta. Aliás, apenas estas duas formações passaram a fasquia das 100 voltas, mostrando assim boa fiabilidade.
Nick Heidfeld levou o seu Renault ao quarto posto, com uma volta 0,824s mais lenta do que Schumacher, tempo conseguido igualmente em condições de qualificação. Alguns problemas de fiabilidade impediram uma maior presença em pista do monolugar da equipa britânica. Igualmente positivo foi o dia de Rubens Barrichello, com o piloto brasileiro a completar 89 voltas e a ficar com o quinto melhor tempo, logo na frente do Sauber de Kamui Kobayashi, que esta tarde acabou por ficar parado em pista devido a um problema mecânico com o seu Sauber.
Jaime Alguersuari levou o seu Toro Rosso ao sétimo posto, este já a mais de 1,4 segundos da frente, ficando na frente do campeão do mundo Sebastian Vettel, que hoje foi apenas o oitavo. O alemão apenas completou 63 voltas e nunca pareceu na disposição de regressar aos tempos na casa do segundo ’21 em que já havia rodado nesta semana, preferindo trabalhar noutras áreas do RB7. Atrás de Vettel ficou o Lotus de Heikki Kovalainen, com a equipa a revelar-se bastante satisfeita com as novidades introduzidas hoje no monolugar, nomeadamente a nova asa dianteira, que ontem chegara da fábrica.
Nas posições seguintes ficaram os dois Force India, com Paul di Resta a fechar o leque dos dez melhores, logo na frente de Adrian Sutil. Pastor Maldonado também rodou hoje, terminando o dia com o 12º posto.
O dia da McLaren acabou por ser pouco positivo, pois Jenson Button cumpriu apenas 57 voltas em todo o dia, com o seu MP4-26 a manifestar problemas ao nível do motor, que obrigaram mesmo à sua substituição na hora do almoço e permitindo poucas voltas para Button. Nota, no entanto, para o facto de Button não ter rodado em condições de qualificação como muitas outras equipas ou pilotos, explicando-se assim os seus 4,5 segundos de atraso para o melhor tempo de Schumacher. O derradeiro lugar foi para o Marussia Virgin de Jerôme D’Ambrosio, que continuo a ensaiar sozinho o MVR02, em virtude da ausência forçada de Timo Glock.
A maior parte das equipas terminarem hoje os seus ensaios, amanhã permanecerão em pista cinco das 12 equipas – Ferrari, McLaren, Williams, Mercedes e Hispania, havendo a curiosidade de se assistirem às primeiras voltas do F111 da equipa espanhola.
1 Schumacher Mercedes 1.21,249s
2 Alonso Ferrari +0,365
3 Rosberg Mercedes +0,539
4 Heidfeld Renault +0,824
5 Barrichello Williams +0,984
6 Kobayashi Sauber +1,066
7 Alguersuari Toro Rosso +1,426
8 Vettel Red Bull +1,684
9 Kovalainen Lotus +2,188
10 Di Resta Force India +2,404
11 Sutil Force India +2,672
12 Maldonado Williams +2,859
13 Button McLaren +4,588
14 D’Ambrosio Virgin +6,126
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI