Red Bull é mais rápida nas boxes
Se tomarmos como exemplo o vencedor do Grande Prémio da Turquia, Sébastian Vettel, ficamos a saber que as suas quatro paragens nas boxes, no total, demoraram menos 2,8s que as de Mark Webber, enquanto o terceiro classificado, Fernando Alonso (Ferrari) perdeu, ‘só’ nas boxes, 4,5s. Quando as equipas trabalham tanto no aperfeiçoamento dos seus monolugares para ganhar décimos por volta, o que dizer duma equipa que aproveita as paragens nas boxes para “dar” 4,5s à Ferrari.
Do lado da Ferrari desconfia-se que as diferenças no processo não se dão na fase em que se retiram as rodas ou mudam, mas sim na fase final do processo, em que o monolugar é recolocado com as quatro rodas no chão. Diz-se nos ‘mentideros’ que a Red Bull poderá ter desenvolvido um mapeamento de motor que permite recolocar o carro em andamento com mais eficiência que os adversários.
Paralelamente, ao que parece, a Red Bull chegou ao ponto de contratar um …italiano, que agilizou processos em todos os movimentos dos mecânicos, que fez a Red Bull ganhar décimos preciosos em cada operação, que no seu conjunto se refletem em muito tempo ganho.
Na tabela seguinte, que compara os tempos nas boxes do GP da Turquia, pode ficar a saber que Sébastian Vettel foi o piloto que menos tempo lá passou, em termos médios (parou quatro vezes, houve quem tivesse parado três ou mesmo duas vezes). Na Williams e Force-India também se trabalha bem, mas para as equipas que lutam pelos lugares mais à frente, a Mercedes perde “à cabeça” 0,642s por ida à boxe com Nico Rosberg e a Ferrari 0,983s com Fernando Alonso. Tudo somado, é uma eternidade, e nada disto tem a ver com a competitividade dos monolugares mas sim com a qualidade das equipas como um todo.
Pos. Piloto Equipa Média Diferença
1º Sebastian Vettel RBR-Renault 00:20,402s
2º Pastor Maldonado Williams-Cosworth 00:20,547s 00:00,145s
3º Paul di Resta Force India-Mercedes 00:20,999s 00:00,596s
4º Mark Webber RBR-Renault 00:21,100s 00:00,698s
5º Nico Rosberg Mercedes 00:21,189s 00:00,642s
6º Adrian Sutil Force India-Mercedes 00:21,246 00:00,699s
7º Fernando Alonso Ferrari 00:21,530s 00:00,983s
8º Vitaly Petrov Renault 00:21,561s 00:01,014s
9º Nick Heidfeld Renault 00:21,744s 00:01,197s
10º Jenson Button McLaren-Mercedes 00:21,808s 00:01,261s
11º Sebastien Buemi STR-Ferrari 00:21,976s 00:01,429s
12º Jaime Alguersuari STR-Ferrari 00:22,114s 00:01,567s
13º Rubens Barrichello Williams-Cosworth 00:22,424s 00:01,877s
14º Heikki Kovalainen Lotus-Renault 00:22,534s 00:01,987s
15º Kamui Kobayashi Sauber-Ferrari 00:22,577s 00:02,030s
16º Jarno Trulli Lotus-Renault 00:22,716s 00:02,169s
17º Michael Schumacher Mercedes 00:23,016s 00:02,469s
18º Felipe Massa Ferrari 00:23,375 00:02,828s
19º Sergio Perez Sauber-Ferrari 00:24,061s 00:03,514s
20º Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 00:24,909s 00:04,362s
21º Narain Karthikeyan HRT-Cosworth 00:25,596s 00:05,049s
22º Vitantonio Liuzzi HRT-Cosworth 00:37,493s 00:16,946s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI