Bernie Ecclestone sugere carros-cliente na F1 mas as equipas grandes não querem

Por a 8 Março 2015 10:01

A última ideia de Bernie Ecclestone passa pelo fornecimento de ‘monolugares-cliente’ por um valor a rondar os 20 milhões de euros. Com boa parte do plantel da Fórmula 1 de ‘tanga’ (Manor regressa in-extremis, Sauber, Force India e Lotus de corda na garganta) o patrão da FOM surge agora com a ideia do possível fornecimento de dois monolugares-clientes às equipas mais pequenas, valor que seria retirado do seu prémio de participação na F1, deixando-as com 50 milhões de euros para todas as despesas. A isto juntar-se-iam os patrocínios que obtivessem, bem como o que os pilotos pagantes…pagassem.

Em declarações ao Daily Mail, Ecclestone disse que “Já há equipas que já estão a dizer que isto não seria Fórmula 1, seria desvalorizar a F1, mas eu não vejo isso. Chamaria à competição das quatro ou cinco equipas que correriam dessa forma, Campeonato de Equipas, e não poderiam vencer o Campeonato de Construtores. Para o público nada mudaria, as corridas seriam as mesmas, significaria apenas que algumas equipas em vez de participarem na F1 e incorrerem em grandes prejuízos, teriam lucro. Mas as principais equipas dizem que é desvalorizar a competição. Há muito essas equipas vivem principescamente e acham que fazer isto à F1 seria passar a habitar numa vizinhança mais pobre. Portanto não se querem associar a isso. Quando eu geri a Brabham nos anos 70, tínhamos que encontrar o dinheiro para viver, e sempre houve ricos e pobres na F1. Havia a Ferrari com montes de dinheiro, por exemplo. Hoje há uma grande diferença, há equipas a gastar à volta de 500 milhões e outras a viver com 120 milhões, o que ainda é muito. Os regulamentos não afetam os que podem gastar, mas afeta os que tentam colocar equipas de pé. Quando se pensa em equipas com 120 pessoas para colocar dois carros em pista não parece muito lógico. Só a Mercedes precisa de 24 camiões para se deslocar para os circuitos e a FIA acredita que mantém a F1 viva se os carros não gastarem tanto combustível… não é verdade, ele só utilizam agora um pouco menos, isso é hipócrita e incomoda-me. É uma completa estupidez. Todos têm o seu cantinho pelo qual querem lutar. A FIA quer ser verde, as equipas estão divididas no que pretendem e nós queremos que a competição seja um sucesso pois estamos no ramo do entretenimento.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado