O novo Peugeot 207 Super 2000
A Peugeot foi uma das marcas que decidiu apostar na nova categoria dos ralis, os S2000, e para tal desenvolveu o 207 S2000, carro que viu a luz do dia em Vélizy a 16 de Maio de 2006, tendo posteriormente iniciado então um vasto programa de desenvolvimento, em dois tipos de piso: terra e asfalto.
Do WRC ao Super 2000, a Peugeot Sport manteve o seu «savoir-faire» em termos de experiência do comportamento e dimensionamento dos travões, da tecnologia dos amortecedores, do comportamento em estrada e, por fim, da robustez.
O chassis
Chassis monocoque com arcos tubulares soldados que representam 47 metros de tubo! A rigidez do 207 Super 2000 é de + 5% em relação ao 307 WRC e de + 15% relativamente ao 206 WRC. Os eixos dianteiro e traseiro são equipados com suspensões McPherson de rótulas e amortecedores reguláveis Peugeot.
O motor
O motor de 2 litros em posição transversal à frente é o EW10J4S de 1998cc que debita 280 cv às 8.500 rpm (regime máximo estabelecido pela FIA).
Transmissão
Igualmente neste capítulo, o 207 Super 2000 com 4 rodas motrizes, cumpre a regulamentação em vigor, com uma caixa de 6 velocidades sequencial de engrenagens e três diferenciais autoblocantes de discos.
Terra ou asfalto
Os pormenores técnicos atrás mencionados não evoluem em função do piso. Em contrapartida, determinados dados variam:
Travões dianteiros e traseiros (regulamentos da FIA)
As maxilas Brembo de 4 êmbolos têm a mesma configuração. Apenas os discos ventilados na parte dianteira na versão asfalto são de 355 mm contra os 300 mm para a parte dianteira na versão terra e de 300 mm na parte traseira para as duas versões.
Rodas (regulamentos da FIA)
Para a terra, o 207 Super 2000 vem equipado com jantes de alumínio de 15’’ x 6,5’’ (pneus Michelin ZR 82 e ZL 82) e para o asfalto, 18’’ x 8’’ (pneus Michelin N24 para piso seco e T04 para a chuva)
Peso (regulamentos da FIA)
A versão terra verá um aumento de 50 quilos relativamente à versão asfalto, ou seja, 1150 kg (peso em vazio) contra 1100.
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