Gronholm vai retirar-se no final de 2007
Marcus Gronholm anunciou hoje que se irá retirar dos ralis no final desta época. O piloto finlandês de, 39 anos, vencedor do Mundial em 2000 e 2002, com um Peugeot 206 WRC, lidera actualmente a tabela de pilotos, com uma vantagem de dez pontos para Sébastien Loeb, estando portanto em boas condições de conseguir o ‘tri-campeonato’.
«Estes vinte anos de ralis deram-me muito, e sempre sonhei em terminar a carreira no ‘top’. Agora tenho uma excelente oportunidade para fazer isso acontecer, e vou fazê-lo. Não há qualquer drama nesta decisão, pois quero dar a possibilidade aos mais jovens para, também eles, alcançarem os seus sonhos, tal como sucedeu comigo.», referiu Gronholm que se estreou no Mundial de Ralis em 1989, no “seu” rali, a Finlândia.
Até aqui, o finlandês iniciou 145 provas do Mundial, obtendo 30 vitórias, e um total de 58 pódios. Venceu 527 especiais, e como já referimos, foi campeão em 2000 e 2002. A primeira vez que pontuou numa prova do Mundial foi na Finlândia, em 1993. Um ano antes, tinha vencido a primeira especial, ainda e sempre no Rali da Finlândia, que liderou pela primeira vez, em 1997. Começou por “alargar horizontes” com a primeira vitória, em 2000 na Suécia, no seu primeiro programa completo, com a Peugeot em 2000.
O seu co-piloto, e cunhado, Timo Rautiainen anunciou igualmente a retirada: «Para ser honesto, não imagino prosseguir a minha carreira sem ser ao lado do Marcus. Tenho tido o privilégio de acompanhá-lo nos altos e baixos da carreira, e claro na obtenção dos dois títulos e trinta vitórias.»
Veja aqui dois vídeos da carreira do finlandês:
Peugeot em 2002
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “33465” != “” ){
ran_number += “_” + “33465”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe33465’).append(‘
var flashvars = {};
var params = {
“allowScriptAccess”:”always”};
var attributes = {};
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe33465’).css(
{
‘width’:fwidth,
‘height’:fheight
}
)
swfobject.embedSWF(pathfinal, idplayer, fwidth, fheight, “9.0.0”,null, flashvars, params, attributes);
}
// ]]>
Ford em 2006
// 464){
var ratio;
fwidth=464;
if(fwidth>fheight){
ratio=fwidth/fheight;
}else{
ratio=fheight/fwidth;
}
height=Math.ceil(fwidth*ratio);
}
var ran_number=Math.floor(Math.random()*10000);
if( “33465” != “” ){
ran_number += “_” + “33465”;
}
var idplayer=”playerDiv”+ran_number;
var mplayer = “movie_player”+ran_number;
jQuery(‘#st_tag_flash_detalhe33465’).append(‘
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI