Tudo por decidir

Por a 3 Outubro 2007 15:42

Desenhado nos rápidos troços de asfalto de Tarragona, na província espanhola da Catalunha, o Rali RACC Catalunha – Costa Dourada é considerado o menos “delicado” de todos os ralis de alcatrão do Mundial de Ralis.

Mas isso está longe de querer dizer que seja parco em emoções pois a etapa espanhola do Campeonato do Mundo de Ralis não pára de registar momentos importantes na história do Mundial. Em 2005, Sébastien Loeb averbou a sua 10ª e última vitória no Mundial num e nesse mesmo ano e em 2004 Carlos Sainz fez o seu último rali “em casa”.

Em 2003, a chuva apareceu de surpresa e revolucionou a classificação do último dia de prova, enquanto, em 2002, Sainz bateu em carros de espectadores mal posicionados e três anos antes o Xsara Kit Car tornou-se no último carro de duas rodas motrizes a vencer uma prova do Mundial, precisamente em solo espanhol. Perante esta catadupa de acontecimentos, só resta perguntar: o que nos reserva 2007? Certamente, muito mais do que alguma definição na luta pelo título entre Marcus Gronholm e Sébastien Loeb e a Ford e a Citroen.

PONTOS A RETER

– Loeb pretende recuperar parte dos 10 pontos de desvantagem com que parte para Gronholm. Conta com a rapidez do C4 no asfalto para averbar a terceira vitória consecutiva na Catalunha e com a ajuda de Sordo que, a jogar em casa, vai tentar impressionar.

– François Duval poderá ser um adversário de respeito para os pilotos oficiais da Citroen, mas, na “hora da verdade”, se necessário for e de forma dissimulada, poderá “levantar o pé” para que os C4 oficiais somem mais pontos na luta pelas Marcas.

– Gronholm não precisa de arriscar tudo pois está em posição de gerir, mas com três ralis de asfalto e dois de terra para disputar não pode “aliviar” demasiado o “acelerador” nem cometer nenhum erro grosseiro. Numa prova que a Ford não vence desde 2004 (com Markko Martin).

– Tal como Sordo, Pons terá as “energias” espanholas a seu favor e por isso procurará fazer melhor que Solberg e Atkinson, num rali onde a Subaru não consegue “cheirar” a vitória há mais de 10 anos (a última foi há 11 por Colin McRae).

– Entre os pilotos da frente haverá três estreias absolutas na prova. Para além da Henning Solberg também os dois pilotos da Munchi’s, Luis Perez Companc e Federico Villagra vão “provar” o asfalto catalão.

– Na penúltima prova do JWRC, cinco pilotos partem com pretensões ao título: Aava, Andersson (ambos em Suzuki Swift), Prokop e Burkart (ambos em Citroen C2) e Beres (Renault Clio). No entanto, se Aava vencer e Andersson não ficar acima de sexto, o estónio festejará o título mais cedo.

Tudo por decidir

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado