Citroën e Ford devem aderir ao IRC em 2008

Por a 30 Outubro 2007 10:28

O Intercontinental Rally Challenge ganha cada vez maior importância no panorama internacional da modalidade mas muitos são aqueles que se questionam sobre aquele que será o futuro a médio prazo da competição promovida pela FIA e Eurosport.

Os contornos do campeonato estão praticamente definidos para 2008 e a única duvida que persiste é a situação do Rali do México, incluído no calendário provisório mas entretanto escalonado para o Mundial.

Duas configurações apresentam-se para 2009. A primeira defende a fusão com o WRC, algo impensável tendo em conta os contratos assinados com organizadores de provas tanto dum como doutro campeonato. Já a segunda prevê que o IRC seja a porta de acesso à competição principal para os jovens pilotos que actualmente militam tanto no PWRC como no JWRC. Em ambos os casos, o IRC poderá servir, no entanto, ao sistema de rotatividade das provas do Mundial.

Com base nestes pressupostos são cada vez mais os construtores na disciplina. Às já presentes Abarth, Peugeot, Mitsubishi, Honda, Citroën e VW junta-se já este ano a MG, cuja estreia estava prevista para Valais mas foi adiada alegadamente por problemas na definição das viaturas naquela que poderá ser uma forma de surgir pela primeira vez na China, última prova da época, país donde são os actuais proprietários da marca britânica.

É quase ponto assente que a Skoda e Subaru se juntarão a este grupo já em 2008. Uma marca que poderá se inscrever daqui a dois anos é a Lada com o Kalinka, impulsionada pelo facto dum rali russo integrar o calendário. Para além disso, fonte fidedigna do grupo PSA garante que a Citroën desenvolve já uma viatura S2000 para fazer face a outro veículo da Ford cujo projecto estará já bastante avançado. Sendo que estes modelos simbolizariam a chegada em 2009 dos dois principais actores do Mundial ao IRC, por outro lado será também forte indício de que os S2000 são o futuro da modalidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado