Muitas novidades no regulamento
Depois de algumas reuniões com as equipas, onde ao contrário da época passada foram convidadas a maior parte das formações e que por isso o consenso não foi muito, a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting divulgou o Calendário Nacional de Karting para 2008 e as respectivas alterações ao regulamento.
Campeonato de Portugal de Karting é a nova designação da mais importante competição nacional da disciplina, deixando de existir a designação de Campeonato Nacional de Karting. Mudança de designação vai também verificar-se ao nível das categorias internacionais que se disputam em Portugal. A KF3 irá substituir a actual Júnior. A Intercontinental A vai dar lugar à KF2 e a KZ2 substituirá a actual Fórmula 125 Livre.
Estas categorias irão reger-se pelos regulamentos internacionais, no entanto a entrada da KF3 e KF2 para o Campeonato de Portugal de Karting representa a chegada a Portugal dos motores da última geração do karting (TAG 125cc, sem caixa de velocidades) que este ano se estrearam nas competições internacionais da disciplina.
Nas categorias nacionais também se verificaram alterações regulamentares. Nos Cadetes, vai passar a ser controlado o regime de embraiagem, tendo ainda sido aumentado o peso mínimo. A designação de Sub 12 desaparece, voltando a categoria a chamar-se Juvenis. Nesta classe registaram-se ainda as seguintes alterações: ao contrário do que se esperava a motorização vai manter-se igual. O peso mínimo foi aumentado. O chassis pode utilizar um eixo com 50mm; nos travões é proibida a utilização de sistema de travagem dianteiro. Todos os chassis terão que ser acompanhados de uma ficha de homologação, não necessitando de se encontrar válida. A categoria KF 125 destina-se a motores TAG 125cc, com ou sem caixa de velocidades, homologados em KF4, sendo neles autorizadas as modificações previstas no RTIK para as categorias KF3, KF2 e KF1.
Em 2008 vai ser abolida a obrigatoriedade do combustível ser mantido em parque fechado. O organizador indicará no regulamento particular da prova qual a estação de serviço e respectivo número de bomba de abastecimento considerada abastecedora oficial da prova. A regulamentação para a análise técnica ao combustível mantêm-se igual. Todos os concorrentes terão que ter dois extintores junto aos “jerrycans” de combustível. O material autorizado por prova e por cada kart é de um jogo de pneus e dois suplentes (1 frente e 1 traseiro), podendo apenas um ser utilizado. Um chassis e um motor. Para a obtenção de pontos para o Campeonato de Portugal de Karting (CPK) 2008 é necessária uma pré-inscrição, nos termos e nos prazos que vierem a ser divulgados. A não inscrição prévia no CPK antes da primeira prova, leva a que qualquer condutor não pontue para o campeonato, no podendo dessa retirar pontos aos pilotos que regulamentarmente se inscreveram no CPK. Tal como nas restantes categorias, as categorias de iniciação do Troféu do Futuro apenas contarão para efeitos de pontuação os dois melhores resultados obtidos nas três corridas de cada prova.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI