FPAK divulgou regulamentação de 2009 para os ralis
A FPAK emanou ontem um comunicado onde divulga alguns pormenores relacionados com a futura regulamentação para os ralis em 2009. Resumidamente, e depois de ter reunido com os Coordenadores das “Comissões Especializadas FPAK”, a Federação divulgou as linhas mestras relativamente ao tipo de pneus, duração dos Parques de Assistência, definição de “chicanes” nas Super Especiais, reconhecimento do percurso de Provas Especiais, entrega de prêmios e ainda sobre as provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis (VSH), finalizando com diretrizes relativas às taxas de inscrição nas provas.
Na sua reunião plenária do passado dia 20 de Outubro, a Direcção da FPAK tomou conhecimento das propostas apresentadas pelas de Clássicos, Circuitos, Ralis e Todo o Terreno, tendo aproveitado igualmente para analisar com os respectivos Coordenadores das Comissões, alguns outros pormenores relacionados com a futura regulamentação 2009.
Aqui fica o comunicado na íntegra:
REGULAMENTAÇÃO 2009
Na sua reunião plenária do passado dia 20 de Outubro, a Direcção da FPAK tomou conhecimento das propostas apresentadas pelas “Comissões Especializadas FPAK” de Clássicos, Circuitos, Ralis e Todo o Terreno, tendo aproveitado igualmente para analisar com os respectivos Coordenadores das Comissões, alguns outros pormenores relacionados com a futura regulamentação 2009.
De entre as matérias já acordadas no que se refere aos Ralis, destaquem-se as seguintes:
1) Tipo de pneus a utilizar nas Super Especiais (ou Provas Espectáculo do mesmo tipo): os pneus a utilizar nas Super Especiais (ou provas do mesmo tipo), serão obrigatoriamente do mesmo tipo de piso que corresponda aos das restantes Provas Especiais que integrem essa prova.
2) Duração dos Parques de Assistência: à excepção das provas de Campeonatos ou Taças FIA (que se regerão pelas regras FIA), os Parques de Assistência iniciais (de uma Etapa ou do dia) serão reduzidos de 20 para 10 minutos, passando os parques de Assistência intermédios de uma Etapa ou Secção, a ter uma duração de 30 minutos em vez dos actuais 20 minutos.
3) Definição de “chicanes” nas Super Especiais: quando foram utilizadas barreiras de pneus para a criação de “chicanes” artificiais, os pneus que delimitem as extremidades (de ambos os lados do percurso a seguir) dessas barreiras, deverão ser pintados com listas diagonais vermelhas e brancas, para melhor identificação visual pelos Condutores.
4) Reconhecimento do percurso de Provas Especiais: as viaturas a utilizar para o reconhecimento prévio das PE’s, terão que ser viaturas absolutamente de série, não sendo autorizados “Roll-bar” ou pneus especiais, nem a utilização de equipamentos de intercomunicação via rádio entre os dois membros da equipa.
Caso a quilometragem total do conjunto das PE’s de uma prova não exceda os 75 km (extensão total da soma de cada um dos percursos das diferentes PE’s que a integram), o período de reconhecimentos será reduzido a um único dia para todos os inscritos.
5) Entrega de prémios no final da prova: as cerimónias de entrega de prémios no final de cada Rali, deverão ocorrer obrigatoriamente no “pódio” de chegada, não sendo autorizado que essa cerimónia se venha a efectuar em qualquer outro local e em momento posterior ao do final da prova.
Para efeitos de entrega de prémios, será utilizada a classificação provisória obtida após a conclusão da última Prova Especial, devendo os organizadores criar um reagrupamento antes do Controle Horário final da prova, de forma a ajustar os “timings” e a ordem de entrega de prémios.
6) Provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis (VSH): à excepção das provas que decorram integradas em campeonatos de graduação superior (COR ou CPR), todas as provas dos Campeonatos ou Troféus Regionais de Ralis 2009, deverão decorrer na sua totalidade durante um prazo máximo de 24 horas, com os reconhecimentos e as verificações iniciais a decorrerem no 1º período e a parte competitiva no período imediatamente seguinte.
O percurso total do conjunto das Provas Especiais que as integrem será limitado a um mínimo de 35 km e a um máximo de 45 km, com um máximo de 4 (quatro) Provas Especiais.
Devendo preferencialmente ser composto por um único e mesmo percurso a percorrer quatro vezes no mesmo sentido, admitindo-se, excepcionalmente, a existência de no máximo, dois percursos diferentes.
No caso de a prova ser disputada com um único percurso de Prova Especial a percorrer no máximo quatro vezes, a cada passagem seguir-se-á obrigatoriamente um reagrupamento e um Parque de Assistência, cuja duração será oportunamente definida no respectivo regulamento da prova.
Para o limite das quatro Provas Especiais, não será considerada a eventual inclusão (facultativa) de uma Prova Espectáculo (tipo Super Especial), decorra ela no início ou no final da prova.
7) Inscrições prévias nos Campeonatos e Troféus Regionais: será instituída a partir de 2009, a obrigatoriedade de inscrição prévia em qualquer Campeonato ou Troféu (seja ele nacional ou regional), para atribuição de pontuações nas respectivas competições.
Quaisquer concorrentes que participem numa prova desses Campeonatos ou Troféus e não se encontrem previamente inscritos nos mesmos, não obterão quaisquer pontuações nem retirarão pontos aos concorrentes que neles estejam regulamentarmente inscritos.
8) Taxas de inscrição nas provas: a FPAK irá analisar com todos os Clubes Organizadores seus Associados, a possibilidade de vir a ser estabelecida uma taxa de inscrição nas provas dos Campeonatos e Troféus Regionais de Ralis idêntica para todas as provas.
E que em caso de ser indispensável uma actualização em relação aos valores médios praticados em 2008, que a mesma seja de montante pouco significativo.
No que se refere às disciplinas de Clássicos, Todo o Terreno e Velocidade, as propostas apresentadas pelas respectivas Comissões estão ainda a ser avaliadas técnica e estatisticamente e as respectivas conclusões serão tornadas publicas apenas no início de Novembro.
Comunicado 068/2008-FPAK
Lisboa, 27 de Outubro de 2008
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