Sébastien Loeb: “Vou tentar chegar ao sexto!”
Tal como em 2005, o francês e o seu navegador Daniel Elena, chegou ao ceptro no país do Sol Nascente, num rali onde teve que trocar a habitual rapidez pela estratégia, o que não foi do seu inteiro agrado, conforme explicou, logo depois de descer do pódio: “foi um fim-de-semana demasiado longo e frustrante em termos de condução, onde não me diverti muito”.
Mas, o que vale um rali quando em cada um dos dedos de uma mão se pode colocar um título? Nada. Por isso, Loeb, desta vez, não poupou sorrisos quando falou da sua conquista: “sinto-me muito, mesmo muito feliz. Não posso dizer se este título é melhor que os anteriores quatro. O primeiro teve um sabor especial porque foi precisamente… o primeiro! Não quero dar a impressão que ganhar é um costume enraizado e é por isso que cada título tem um sabor diferente. O que não muda é o prazer de o partilhar com toda a equipa. Deram-nos sempre um carro com potencial para lutar pela vitória e este é também um título para toda a equipa. Não esqueço também o Daniel Sordo e o Marc Marti, que pelos resultados conseguidos contribuíram também para que fosse possível chegar ao título”.
Motivação intacta
Mas após cinco títulos, uma pergunta é inevitável: a motivação é ainda a mesma do que em 2004? O francês traz a resposta na ponta da língua: “continuo apaixonado pelos ralis. É sempre excitante ganhar troços e lutar pela vitória. Claro que há coisas aborrecidas como os aviões e as longas viagens que nos “roubam” muito tempo e fazem com que quase nunca esteja em casa. Tenho uma filha e às vezes é bom regressar a casa, mas, com certeza que adoro lutar pelos triunfos e é isso que me dá motivação”. Depois destas palavras, não restam dúvidas que o próximo objectivo de Loeb é “dar o título de Marcas à Citroen e depois… voltar no próximo ano para guiar o Citroen e tentar o sexto título!”. É que como não esconde o piloto, “há duas coisas importantes nesta disciplina: o número de vitórias e de títulos!”.
Mas para além de Loeb também Daniel Elena pode festejar o seu quinto título consecutivo. Há 10 anos ao lado de Loeb, o navegador monegasco mostrou-se igualmente “muito satisfeito, num ano que não foi tão fácil como as pessoas pensavam. Mas, para mim, mais importante que as estatísticas é o prazer que se tem nos troços, tirando partido da atmosfera da equipa e do trabalho do “Seb””.
Principais recordes de Loeb
5 Títulos de Pilotos (2004, 2005, 2006, 2007, 2008)
46 Vitórias (2002-2008)
10 Vitórias numa só época (2005, 2008)
6 Triunfos consecutivos (2005)
12 Pódios consecutivos (2005, 2006)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI